Quais são os medicamentos antagonistas?

Perguntado por: Alexandre Bruno Torres de Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (23 avaliações)

Os antagonistas adrenérgicos são uma classe de medicamentos que atuam mediante a ligação reversível ou irreversível com os adrenoreceptores, impedindo a ativação desses receptores pela ação das catecolaminas. Por esse motivo, também são conhecidos como bloqueadores adrenérgicos ou simpaticolíticos.

Quais os medicamentos antagonistas?

Os betabloqueadores, como o propranolol, constituem um grupo de antagonistas muito utilizado. Esses medicamentos são utilizados no tratamento da hipertensão arterial, angina (dor torácica provocada por um suprimento de sangue inadequado para o músculo cardíaco), certas arritmias cardíacas e para prevenir enxaquecas.

O que é um fármaco antagonista?

Antagonistas aumentam a função celular se bloquearem a ação de uma substância que normalmente diminui a função celular. Antagonistas diminuem a função celular se bloquearem a ação de uma substância que normalmente aumenta a função celular.

Quais são os tipos de antagonismo?

Os antagonistas são classificados em:
  • parcial/total.
  • reversível/irreversível.
  • competitivo/alostérico.

Quais são os remédios agonistas?

Agonistas e antagonistas

Os medicamentos que têm receptores-alvo se classificam como agonistas ou antagonistas. Os medicamentos agonistas ativam ou estimulam seus receptores específicos, desencadeando uma resposta que aumenta ou diminui a atividade da célula.

FARMACOLOGIA CLÍNICA: AGONISTAS E ANTAGONISTAS - COMO DIFERENCIÁ-LOS!

28 questões relacionadas encontradas

Quais medicamentos que atuam sobre enzimas?

Fármacos que interagem com enzimas:

Como exemplo de fármacos que interagem com enzimas, temos os anticolinesterásicos que, de forma reversível ou irreversível, inativam a acetilcolinesterase.

O que é um fármaco agonista é antagonista?

Em bioquímica, um agonista é uma substância capaz de se ligar a um receptor celular e ativá-lo para provocar uma resposta biológica, uma determinada ação na célula, geralmente similar à produzida por uma substância fisiológica. Enquanto um agonista causa uma ação, um antagonista bloqueia a ação do agonista.

O que é antagonista exemplo?

Um antagonista do receptor é um tipo de ligante receptor ou droga que bloqueia ou amortece uma resposta biológica, ligando-se e bloqueando um receptor, em vez de ativá-lo como um agonista. Às vezes são chamados de bloqueadores ; exemplos incluem alfa-bloqueadores, beta-bloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio.

O que é antagonista indireto?

Antagonismo indireto. Este é um caso particular de antagonismo funcional, quando o antagonista bloqueia a cadeia de eventos entre ocupação dos receptores e produção do efeito.

Quais são os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

O que é um fármaco agonista?

➢ Agonista: é um fármaco que possui afinidade por um receptor particular e causa uma modificação no receptor que resulta em um efeito observável. Tendência do fármaco se associar a um tipo particular de receptor. A força de atração de um fármaco por um alvo biológico é definida como afinidade.

O que significa o termo agonista?

1. Pessoa que se dedicava a exercícios de ginástica ou de luta, na Antiguidade greco-romana. 2. [ Anatomia ] Diz-se de ou músculo que se contrai por oposição a outro que se distende na mesma zona anatómica , o músculo antagonista.

O que é músculos agonistas e antagonistas?

O músculo agonista diz respeito ao músculo principal que será treinado e é o mais ativado durante o movimento. Já o antagonista é o músculo contrário ao que está sendo exercitado. Mas, é importante ressaltar que se o controle do peso não for bom, um dos músculos trabalhados receberá mais estímulos do que o outro.

Quais são os medicamentos inibidores da ECA?

Os medicamentos conhecidos como inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA) – Captopril, Enalapril, Lisinopril, Benazepril, Fosinopril, Cilazapril, Ramipril, Quinapril, Perindopril, Trandolapril, Delapril e outros da mesma classe atuam por meio da inibição da formação da angiotensina II, um potente ...

O que é um agonista indireto?

Agonistas indiretos

Atuam aumentando a liberação de dopamina ao reduzir sua recaptação pré-sináptica. Os agonistas indiretos mais conhecidos para os receptores de dopamina incluem: Anfetamina e metanfetamina: usadas para tratar hiperatividade(TDAH), narcolepsia e obesidade)

O que é antagonista parcial?

Antagonista parcial/total: Um antagonista parcial atua apenas em receptores bastante específicos e limitados, deixando outras opções para os agonistas. Independente da quantidade o parcial não vai anular completamente os efeitos de um agonista.

Que tipo de remédio tem atividade intrínseca?

Afinidade e Atividade Intrínseca

Medicamentos que ativam receptores (agonistas) possuem as duas propriedades; devem ligar-se efetivamente (ter afinidade) aos seus receptores, e o complexo droga-receptor deve ser capaz de produzir uma resposta no sistema-alvo (ter atividade intrínseca).

Quem é o protagonista é o antagonista?

Protagonista e Antagonista

Este, por exemplo, é o papel do antagonista, que muitas vezes é tido também como o vilão das histórias. Assim, o papel do antagonista é se opor aos objetivos do protagonista, sendo seu adversário dentro da história.

O que é efeito antagônico?

O que é Antagônico:

Antagônico é uma expressão que se refere a tudo aquilo que apresenta antagonismo, ou seja, tudo que se apresenta de forma contrária, que faz oposição entre duas noções, dois conceitos, duas ideias. Conceitos antagônicos são conceitos ou opiniões contrárias sobre um mesmo tema, um mesmo argumento.

Qual a diferença entre um agonista inverso é um antagonista?

No campo da farmacologia, um agonista inverso é um agente capaz de se ligar ao mesmo receptor que um agonista, mas induzindo uma resposta farmacológica oposta. ... Um antagonista neutro não possui atividade alguma na ausência de um agonista ou agonista inverso, mas pode bloquear a atividade de ambos.

O que é RAM farmácia?

O que é Reação Adversa à Medicamento ¿ RAM? RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).

Como os fármacos podem atuar nas enzimas?

Alguns fármacos podem fornecer íons inorgânicos que irão atuar como ativadores de enzimas; outros fármacos podem ativar enzimas por mecanismo de adaptação, ou seja, induzindo a enzima a modificar sua estrutura do seu estado inativo para ativo. Outro mecanismo de ação muito comum dos fármacos é o antagonismo.

Quais os tipos de inibidores enzimáticos?

Existem três tipos de inibição enzimática reversível: competitiva, não competitiva e incompetitiva. Esses tipos podem ser distinguidos experimentalmente pelos efeitos do inibidor sobre a cinética de reação da enzima.

Como inibir uma enzima?

Inibição enzimática
  1. Inibição competitiva – os inibidores competitivos são substâncias que concorrem diretamente com o substrato específico da enzima. ...
  2. Inibição não competitiva – a substância inibidora pode ligar-se tanto à enzima quanto ao complexo enzima-substrato, mas num sítio de ligação diferente.

O que são os músculos?

O músculo, constituído por agrupamento de feixes, é envolvido pelo epimísio, também de tecido conjuntivo. Portanto, na constituição do músculo, estão intimamente associadas as fibras musculares e o tecido conjuntivo. A miofibrila é uma organela especificamente do tecido muscular (Fig.

Artigo anterior
Qual é a finalidade da Filosofia?
Artigo seguinte
Como corrigir erro M200?