Quais são os mecanismos da reabsorção tubular proximal?

Perguntado por: Rafael Francisco de Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (61 avaliações)

Mecanismos de Transporte do Túbulo Contorcido Proximal
A energia que dá origem a esta reabsorção proximal é proveniente da bomba Na+/K+-ATPase que se localiza na membrana basolateral. Morfologicamente, o túbulo proximal é dividido em três setores: S1, S2 e S3 e a reabsorção é dividida genericamente em duas fases.

Como ocorre a reabsorção tubular proximal?

• TÚBULO CONTORCIDO PROXIMAL

A reabsorção que ocorre nessa localidade do néfron é tida como isosmótica, uma vez que os solutos e os solventes estão sendo reabsorvidos em uma mesma proporção, não gerando alterações de osmolaridade significativas no líquido tubular, assim como no sangue.

Como ocorre a reabsorção de glicose no túbulo proximal?

Morfologicamente, o túbulo proximal é dividido em três segmentos: 1, 2 e 3 (S1, S2 e S3) e nesta porção do néfron, a reabsorção de glicose ocorre por co-transportadores denominados “Sodium Glucose Transporters” (SGLTs), localizados na membrana apical da célula tubular.

Quais as principais vias de reabsorção?

A maior parte da reabsorção proximal se dá pela via paracelular, tanto pelo gradiente elétrico favorável (lúmen negativo) como pelo arraste pelo solvente.

Quais princípios determinam a reabsorção tubular?

Princípios que determinam a reabsorção tubular de solutos: Reabsorção: sódio, ânions, água, potássio, cálcio, ureia Os túbulos proximais são muito permeáveis e é lá que ocorre a maior parte da reabsorção.

Sistema Renal/Urinário/Excretor 07 - Reabsorção e Secreção Tubular P1 (Fisiologia)

36 questões relacionadas encontradas

Quais são os fatores que determinam a filtração glomerular?

Dentre as variáveis que influenciam de forma significativa na taxa de filtração glomerular, podem ser destacadas: a pressão coloidosmótica dos capilares glomerulares, pressão hidrostática glomerular, resposta miogênica e feedback túbulo glomerular.

Quais os princípios da filtração glomerular?

A movimentação dos fluidos, dos solutos e das substâncias formadas pelas moléculas de grande peso molecular ou não nos glomérulos é justamente a função da pressão hidrostática, da pressão osmótica coloidal, do tamanho e da carga dos poros dos glomérulos.

Quais são as vias e mecanismos de reabsorção e secreção tubular?

O rim é um órgão que desempenha diversas funções no organismo, dentre elas o processo de secreção de substâncias em excesso ou tóxicas e o processo de reabsorção de substâncias essenciais. Diferentes partes do néfron participam dos processos de reabsorção e secreção dessas substâncias.

Onde ocorre a reabsorção renal?

O material proveniente da filtração segue para os túbulos renais, local onde ocorre a reabsorção. Nessa etapa, as substâncias importantes que não devem ser perdidas são reabsorvidas. Quase 99% da água filtrada no corpúsculo, por exemplo, é absorvida. A grande reabsorção é também verificada para glicose e aminoácidos.

Onde ocorre a reabsorção de glicose?

A unidade funcional do rim (néfron) apresenta uma compartimentalização a nível histológico e funcional que garante a homeostase da glicose. O túbulo contorcido proximal é o maior responsável pela reabsorção da glicose.

Como a glicose é reabsorvida?

A glicose filtrada pelos glomé- rulos é reabsorvida integralmente de forma ativa pelos túbulos renais. A excreção urinária de glicose que excede o limiar de reabsorção tubular representa uma função renal que tem como finalidade principal evitar que os níveis plasmáticos de glicose alcancem valores tóxicos.

Como ocorre a reabsorção tubular proximal e qual a sua importância o que é Isosmótico?

• TÚBULO CONTORCIDO PROXIMAL

A reabsorção que ocorre nessa localidade do néfron é tida como isosmótica, uma vez que os solutos e os solventes estão sendo reabsorvidos em uma mesma proporção, não gerando alterações de osmolaridade significativas no líquido tubular, assim como no sangue.

Como ocorre a reabsorção de bicarbonato no túbulo proximal?

A reabsorção de bicarbonato ao nível tubular proximal é ativada pela ATPase de Na+/K+ existente na membrana celular peritubular.

Como ocorre a reabsorção dos rins?

A reabsorção ocorre no túbulo néfrico, principalmente nos túbulos proximais, e é importante para evitar a perda excessiva de substâncias, tais como água, sódio, glicose e aminoácidos. Esse processo é responsável por determinar como será a composição final da urina.

Como ocorre a reabsorção de substâncias úteis no túbulo contorcido proximal?

Durante o trajeto do filtrado glomerular pelo túbulo contorcido proximal, ocorre reabsorção de substâncias úteis pelos capilares do néfron. Ao longo desse trajeto mais de 99% da água filtrada no glomérulo é reabsorvida. ... Na alça néfrica, ocorre a reabsorção da água do filtrado glomerular para os capilares.

Qual o local do néfron onde ocorre a filtração glomerular?

Túbulo contorcido proximal: essa parte do néfron recebe o filtrado glomerular, que sofrerá o processo de absorção e excreção de substâncias. Alça de Henle: essa alça possui um formato de U, sendo constituída por um ramo descendente e um ramo ascendente.

Como ocorre a reabsorção nos ramos ascendente e descendente da alça de Henle?

No ramo descendente da alça de Henle flui, por difusão simples, NaCl do exterior para o interior da alça, enquanto que a água, por osmose, flui em sentido contrário (do interior para o exterior da alça). No ramo ascendente da alça de Henle flui, por transporte ativo, NaCl do interior para o exterior da alça.

Onde ocorre o processo de filtração do sangue?

A eliminação de substâncias acontece graças à ação dos rins, que retira do sangue o que o corpo não necessita e elimina através da urina. Os rins são formados por estruturas denominadas néfrons, que são responsáveis pela formação da urina através da filtragem de sangue.

Onde ocorre a filtração reabsorção e secreção?

A formação da urina ocorre por meio de três processos básicos: filtração, reabsorção e secreção. A formação da urina é um processo importante que ocorre nos rins, um dos órgãos que compõem nosso sistema urinário.

Quais são os quatro processos de excreção e reabsorção renais?

Para vocês não terem mais dúvidas, vou explicar resumidamente o que cada um desses termos significa.
  • Filtração. A filtração renal é a primeira etapa, que ocorre quando o sangue passa pelo rim, mais especificamente no glomérulo. ...
  • Reabsorção. ...
  • Secreção. ...
  • Excreção.

O que é função tubular?

Secreção tubular é o transporte de uma substância do sangue capilar para a luz tubular. O volume de plasma depurado de tal substância por minuto, é maior que o volume de plasma depurado de inulina nesse mesmo tempo (apenas por filtração glomerular).

Quais as características do filtrado glomerular?

Filtrado glomerular é o líquido produzido pelo glomérulo durante o processo de filtração glomerular Ao passar pelo glomérulo; água, eletrólitos, glicose, ureia e uma pequena quantidade de proteínas são extraídos do sangue e caem na Cápsula Renal (antiga Cápsula de Bowman), assim seguem para os outros segmentos do ...

O que é e como ocorre a filtração glomerular?

A urina se forma nos néfrons basicamente em duas etapas: a filtração glomerular e a reabsorção renal. É na cápsula glomerular que ocorre a filtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula glomerular. O líquido extravasado é chamado filtrado.

O que é filtração glomerular fisiologia?

A filtração glomerular é controlada por três forças de pressão: ... A força coloidosmótica favorece a volta do líquido da cápsula de Bowman para o capilar; À medida que o líquido atravessa os capilares, entrando na cápsula de Bowman, esse pressiona as paredes da cápsula se opondo a chegada de mais líquido.

Artigo anterior
Como transferir os contatos do Gmail para o celular?
Artigo seguinte
O que é o processo de desenvolvimento humano?