Quais são os instrumentos de política fiscal?

Perguntado por: Xavier Diego de Sá  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (3 avaliações)

Quais são os principais instrumentos da política fiscal? São os gastos governamentais e os tributos. Com esse equilíbrio, é possível realizar as ações necessárias.

O que é um instrumento de política fiscal?

Este é o principal instrumento de política econômica do setor público. Resumidamente, a política fiscal pode ser definida como o planejamento orçamentário do Estado. O orçamento nada mais é que a diferença entre as receitas e despesas em um período.

É exemplo de política fiscal?

A política fiscal

Um exemplo atual da política fiscal é discussão da reforma tributária visando minimizar o massacre arrecadatório sobre a classe média e as micros e pequenas empresas, já que geram muitos empregos no país.

Qual a importância da política fiscal?

A política fiscal reflete de forma geral as medidas usadas pelo Governo para gerar receitas e executar suas despesas. Ou seja, política fiscal é o conjunto de ações do governo com o objetivo de ajustar seus níveis de gasto, recolher impostos, e aplicar seus recursos da forma mais racional e eficaz possível.

O que são instrumentos de política fiscal restritiva?

A Política Fiscal Restritiva refere-se à redução dos gastos governamentais e/ou aumento da tributação (carga tributária). Ou seja, consiste na adoção de medidas em sentido inverso ao da política fiscal expansionista.

Fundamentos da Economia - Política Fiscal - Instrumentos de Política Fiscal

38 questões relacionadas encontradas

É um exemplo de política fiscal contracionista?

Quando a política fiscal é contracionista (com queda de gastos ou aumento de impostos), o contrário ocorre. ... Um exemplo disso foi a queda de impostos sobre automóveis praticada pelo governo Dilma em 2012.

O que é uma política contracionista?

Política Contracionista é um conjunto de medidas feita pelo Governo, com o intuito de diminuir o alto crescimento do mercado econômico, além de controlar inflação e circulação de moeda.

Quais as vantagens da política monetária sobre a fiscal?

A política monetária pode estar promovendo o crescimento econômico por meio de taxas de juros baixas, mas a política fiscal pode estar restringindo o crescimento por meio de impostos mais altos e redução da despesa pública – e estes esforços podem acabar se anulando mutuamente.

Quando o governo aumenta os seus gastos ou diminui os tributos ele está fazendo uma?

Política Fiscal expansionista

Aumento dos gastos públicos; • Diminuição da carga tributária, estimulando despesas de consumo e investimentos; • Estímulos às exportações, elevando a demanda externa dos produtos; • Tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional.

É um exemplo de um fator incluído na política fiscal do governo?

Aumento dos gastos públicos; Estímulo às exportações; diminuição da carga tributária para estimular o consumo e os investimentos; Tarifas e barreiras às importações para proteger a produção industrial nacional.

É um exemplo de política fiscal expansionista?

Aqui vão alguns exemplos de medidas popularmente adotadas na política expansionista: ... Política fiscal expansionista: redução de tributos, aumento dos gastos governamentais (como os investimentos) etc.

São medidas expansionistas de política fiscal?

São medidas expansionistas de política monetária [adotadas pelo governo]: I - venda de títulos públicos; II - compra de títulos públicos; III - redução do depósito compulsório; IV - elevação do depósito compulsório; V - redução da taxa de redesconto; VI - elevação da taxa de redesconto.

Qual a diferença entre política fiscal e monetária?

política monetária: controle da quantidade de moeda na economia; política fiscal: manter o equilíbrio entre receitas (arrecadações) e gastos públicos; política cambial: administrar as taxas de câmbio.

Quais são os impostos diretos e indiretos?

Tributo direto: é um imposto que incide diretamente sobre a renda de uma pessoa física ou jurídica, como o Imposto de Renda (IRPF ou IRPJ) Tributo indireto: é um imposto que incide sobre o consumo de uma pessoa física e jurídica, e não sobre sua renda.

Qual é a relação entre a política fiscal e as finanças públicas?

Essa política é utilizada como forma de regular a atividade econômica, seja através de uma expansão fiscal (utilizada quando há insuficiência de demanda agregada) ou de uma retração (utilizada quando há excesso de demanda). Nesse sentido, a política fiscal é um dos mais importantes instrumentos da política econômica.

Como a política fiscal afeta a economia?

Vimos que a Fiscal busca equilibrar os gastos e receitas do Governo, estabilizando o PIB e inflação e evitando recessões e superávit. ... Enquanto nas políticas fiscais a redução da taxa de juros gera um auxilia a conter a inflação, na monetária gera um aumento de demanda que faz com que a inflação cresça, por exemplo.

Como o aumento dos gastos públicos e a diminuição da carga tributária pode favorecer o crescimento da economia e consequentemente o aumento das vagas de emprego?

Tal fenômeno é observado na teoria de Arthur Laffer, que idealiza que a redução de impostos gera melhora na arrecadação, diminuindo a sonegação e aumento do investimento privado. Ademais, não podemos esquecer que o incentivo na produção gera mais empregos, melhora os indicadores sociais e desenvolvimento a longo prazo.

O que acontece quando o estado arrecada menos que o necessário para suas despesas?

Endividamento do Estado. ... O Estado não gasta mais porque a arrecadação subiu. O Estado nesse caso apenas antecipa o gasto de uma receita futura.

Quais os objetivos da utilização da política fiscal e política monetária e seus instrumentos?

A política fiscal ajuda no controle econômico do Brasil por meio do equilíbrio entre receitas e despesas. Por sua vez, as outras têm objetivos diferentes. A política monetária tem como foco o controle da circulação da moeda nacional. O principal instrumento é a taxa básica de juros, a Selic.

O que é política monetária e qual a sua função?

A Política Monetária é um conjunto de medidas adotadas para promover o controle da quantidade de moeda em circulação na economia. As medidas impactam diretamente na inflação e na taxa de juros do país, estimulando ou retraindo a economia dependendo do cenário que se apresenta.

Quais tipos de política monetária?

Basicamente, há dois tipos de política monetária, com medidas e objetivos diferentes, que são a política expansiva e a restritiva.

É exemplo de medida contracionista?

Na prática, significa que dois ou mais subgrupos estão adotando medidas contracionistas, como por exemplo diminuindo a oferta de moeda no mercado (política monetária) e aumentando os impostos (política fiscal).

Quais são efeitos da política monetária contracionista sobre a taxa?

Durante a política fiscal contracionista o Banco Central eleva a taxa exigida pelo redesconto. Dessa forma se reduz o risco que as instituições financeiras estão dispostas a correr. Pois, se precisarem acessar o mercado do redesconto, isto pode trazer um grande prejuízo ao seu balanço financeiro.

O que é a política cambial?

É o conjunto de medidas que define o regime de taxas de câmbio - flutuante, fixo, administrado - e regulamenta as operações de câmbio.

O que é política fiscal expansionista e contracionista?

A política expansionista é o contrário da contracionista. Nesse caso, o objetivo é fazer a economia e o consumo crescerem. ... A política expansionista tem como desvantagem deixar a economia sujeita à inflação, já que a demanda irá aumentar. Já a contracionista tem efeito contrário, ou seja, pode diminuir a demanda.

Artigo anterior
Porquê e como acontece o arremesso lateral?
Artigo seguinte
O que é ∆ t?