Quais são os instrumentos de gestão de recursos hídricos previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos PNRH?

Perguntado por: Fernando Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

Para cumprir seus objetivos a PNRH conta com cinco instrumentos: os Planos de Recursos Hídricos, elaborados por bacia hidrográfica e pelo governo de cada Estado; o enquadramento dos corpos d'água em classes segundo os usos preponderantes da água; a outorga de direito de uso; a cobrança pelo uso dos Recursos Hídricos; e ...

Quais são os instrumentos de gestão da Política Nacional de recursos hídricos?

São instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos os planos diretores de recursos hídricos, o enquadramento dos corpos d'água em classes de usos preponderantes, a outorga de direito de uso dos recursos hídricos, a cobrança pelo uso da água e o sistema nacional de informações sobre recursos hídricos como ...

São instrumentos de gestão de recursos hídricos exceto?

São Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos, exceto: A. Os Planos de Recursos Hídricos.

Quais são os instrumentos de gestão da Política Estadual de recursos hídricos Lei 686 2002 )?

São instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos: I – o Plano Estadual de Recursos Hídricos; II – Planos Diretores de Bacias Hidrográficas; III – o enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes; IV – a outorga dos direitos de uso de recursos hídricos; V – a cobrança pelo uso de ...

São instrumentos da Política Nacional de recursos hídricos Lei nº 9.433 de 8 de janeiro de 1997 ):?

L9433. LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art.

Aula 03- Lei das Águas | O Sistema de Gerenciamento e os Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos

19 questões relacionadas encontradas

São alguns dos instrumentos da política Nacional do meio ambiente?

Entre os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, estão os Padrões de Qualidade Ambiental (artigo 9º, I), que envolve a gestão dos componentes do meio ambiente, que são a qualidade do ar, das águas e dos padrões de ruído.

Quais são os principais objetivos da política Nacional de recursos hídricos?

Os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos são: garantir a disponibilidade de água à atual e às futuras gerações, utilizar de forma racional e integrada os recursos hídricos, baseado na ideia de desenvolvimento sustentável, e prevenir e defender o país contra possíveis eventos hidrológicos.

O que é a Outorga de direito de Uso de Recursos Hídricos?

A Outorga de Direito de Uso é o ato administrativo que expressa os termos e as condições mediante as quais o Poder Público permite, por prazo determinado, o uso de recursos hídricos. A solicitação da outorga de direito deve ser realizada até 60 dias após a perfuração do poço.

O que é gestão de recursos hídricos?

A gestão dos recursos hídricos objetiva garantir a disponibilidade e qualidade da água para seus mais diversos usos, incluindo o abastecimento público e a preservação do meio ambiente.

São recursos hídricos?

Recursos hídricos é o nome dado ao recurso natural da água. Dentre os recursos naturais disponíveis ao homem, a água é o mais importante, uma vez que é insubstituível à vida na Terra. Por muito tempo acreditou-se que este era um recurso inesgotável, pelo fato de que aproximadamente 75% da superfície terrestre ser água.

Qual é a unidade de gestão de recursos hídricos?

A bacia hidrográfica é a unidade básica físico-territorial de planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos. ... O aproveitamento dos recursos hídricos deverá ser feito racionalmente, de forma a garantir o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente.

Quais são os instrumentos de gestão?

O instrumento de gestão é caracterizado por:
  • Planejamento para o alcance das metas de aprimoramento da gestão;
  • Definição de: indicadores; níveis de gestão; ...
  • Apoio entre os entes federados para o alcance das metas;
  • Mecanismos de acompanhamento e avaliação.

Quais são as 3 abordagens dos planos de recursos hídricos?

Planos e estudos sobre recursos hídricos

A partir de uma visão integrada dos diferentes usos diferentes usos da água, os planos são elaborados em três níveis: bacia hidrográfica, nacional e estadual.

Como funciona a gestão dos recursos hídricos no Brasil?

LEI DAS ÁGUAS:

Essa legislação determina também que a gestão dos recursos hídricos deve ser baseada em usos múltiplos e descentralizada. Ou seja, considera os diversos usos da água e a participação da sociedade e governo nas decisões sobre os recursos.

Como funciona os recursos hídricos?

Os recursos hídricos têm capacidade de diluir e assimilar esgotos e resíduos, mediante processos físicos, químicos e biológicos, que proporcionam a sua autodepuração. Entretanto, essa capacidade é limitada em face da quantidade e qualidade de recursos hídricos existentes.

Qual a importância da gestão adequada dos recursos hídricos?

A boa gestão de recursos hídricos é fundamental para a convivência e minimização dos impactos da escassez hídrica. A adoção de práticas sustentáveis de uso da água e soluções criativas para a reversão do quadro de escassez é necessária.

Quais são os recursos hídricos brasileiros?

O Brasil detém 12% das reservas de água doce do Planeta, perfazendo 53% dos recursos hídricos da América do Sul. Grande parte das fronteiras do País é definida por corpos d'água – são 83 rios fronteiriços e transfronteiriços, além de bacias hidrográficas e de aquíferos.

O que é direito de outorga?

A outorga pode dar por direito qualquer bem, ou conferir o direito de executar algo ou conceder um direito. As escrituras públicas são exemplo de outorga. A etimologia do verbo "outorgar", em última instância, no latim auctoritas, via o verbo latino vulgar *auctoricare, que também originou o basco aitortu.

O que é uma outorga no direito?

Outorga - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

A outorga é o ato ou efeito de outorgar, ou seja, de consentir, aprovar, dar, conceder, conferir. Desta forma, a outorga judicial consiste na autorização do juiz para a prática de determinado ato, contrariamente à recusa de quem deveria praticá-lo.

O que é o processo de outorga?

O Processo de Outorga para obtenção da autorização para explorar o serviço de transporte aéreo público de passageiros, bens ou malas postais, em Operações Complementares e por Demanda, segundo o RBAC nº 135, através do qual é autorizada a operação de uma empresa de táxi aéreo, atualmente, possui cinco fases.

O que se refere à política nacional de recursos hídricos?

Política Nacional de Recursos Hídricos define a água como recurso limitado e dotado de valor econômico. bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, desde que não ultrapasse os limites de um Estado.

Quais são os objetivos e princípios da Política Nacional do meio ambiente?

Alguns dos princípios e principais aspectos da PNMA são: a manutenção do equilíbrio ecológico; racionalização, planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais; proteção dos ecossistemas; controle das atividades potencial poluidoras; entre outros.

Quais são os instrumentos de proteção ambiental?

Como exemplos desses instrumentos, podem-se citar os regulamentos, licenças ambientais, proibições, normas sobre níveis máximos ou mínimos de poluição, o zoneamento, auditoria ambiental, bem como outros atos administrativos que resultam do exercício do poder de polícia administrativa.

Quais são os principais instrumentos de gestão ambiental?

Entende-se como instrumentos de Gestão Ambiental, o licenciamento ambiental, o estudo de impacto ambiental, o geoprocessamento, a educação ambiental, a mediação de conflitos e o planejamento ambiental, e a auditoria ambiental.

São considerados instrumentos da política Nacional do Meio Ambiente o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental e o zoneamento ambiental dentre outros?

são instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, dentre outros, o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental, o zoneamento ambiental e a criação de espaços territoriais especialmente protegidos e instrumentos econômicos, a exemplo da servidão ambiental.

Artigo anterior
Pode dormir com a pomada Azelan no rosto?
Artigo seguinte
Quantas atualizações tem o A72 Samsung?