Quais são os incidentes de uniformização?

Perguntado por: César Simão Ribeiro Esteves Rodrigues  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (44 avaliações)

São três os pressupostos para a instauração do incidente: estar o julgamento em curso; haver divergência prévia na interpretação do direito, devidamente demonstrada; e depender a solução do julgamento, total ou parcialmente, da uniformização da tese.

Quando cabe incidente de uniformização?

O pedido de uniformização nacional é cabível quando verificada a existência de divergência sobre questões de direito material na interpretação da lei federal entre as Turmas Recursais de diferentes Regiões ou quando demonstrada a contrariedade da decisão recorrida em relação à súmula ou à jurisprudência dominante do ...

Como se dá o processo de uniformização?

O rito se dá da seguinte forma: o relator ou qualquer membro da turma, câmara ou grupo de câmaras, ao proferir o seu voto, solicita o pronunciamento prévio do tribunal sobre a matéria de direito alegadamente duvidosa; a turma, reconhecendo a divergência, lavra acórdão do incidente e remete os autos ao presidente do ...

O que quer dizer incidente de uniformização de jurisprudência?

742), a uniformização de jurisprudência "é um expediente cujo objeto é evitar a desarmonia de interpretação de teses jurídicas, uniformizando, assim, a jurisprudência interna dos tribunais".

O que é o pedido de uniformização?

O pedido de uniformização de interpretação de lei federal, a sua vez, é externo, ou seja, busca uniformizar o entendimento de Turmas Recursais dos Juizados Federais. Possui natureza recursal, eis que se destina a buscar a reforma de acórdão proferido por Turma Recursal ou pela Turma Nacional de Uniformização.

UNIFORMIZAÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA - Processo Civil

33 questões relacionadas encontradas

Quem julga pedido de uniformização nacional?

Compete à Turma Nacional de Uniformização processar e julgar pedido de uniformização de interpretação de lei federal, quanto à questão de direito material fundado em divergência entre decisões de turmas recursais de diferentes regiões, em face de decisão de turma recursal proferida em contrariedade à súmula ou ...

Como consultar pedido de uniformização?

Para acessar a nova funcionalidade, basta clicar em mais opções na caixa de pesquisa Repetitivos e IAC, localizada na coluna à esquerda da página inicial do site, ou em Processos > Repetitivos e IACs > Acesso ao sistema, a partir do menu superior.

Quem julga o incidente de uniformização de jurisprudência?

Incidente de uniformização de jurisprudência - Conselho Nacional do Ministério Público.

O que é incidente Nacional de Uniformização?

Porém, o incidente de uniformização para a TNU é extra corte, ou seja, deixa o plantel de um determinado órgão para atingir o acervo das turmas recursais e regionais federais de todo país.

Quais são ferramentas de uniformização de jurisprudência?

Logo a ferramenta para uniformização da jurisprudência é o IRDR (Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas) e o IAC (incidente de Assunção de Competência).
...
  • Juiz ou relator por ofício;
  • Pelas partes por petição;
  • Pelo MP ou defensoria por petição.

O que é o recurso repetitivo?

Recurso repetitivo, portanto, é aquele que representa um grupo de recursos especiais que tenham teses idênticas, ou seja, que possuam fundamento em idêntica questão de direito.

Qual a diferença entre harmonização unificação e uniformização?

A uniformização detém maior flexibilidade e alcance do que a harmonização e uma extensão menor que a unificação, onde os conflitos são eliminados pela completa substituição das normas anteriores (que eram diversificadas).

Como é garantida a uniformização da jurisprudência pelos tribunais?

O Novo Código de Processo Civil, em seu artigo 926, mostra onde fincou suas bases, ao impor às Cortes o dever de uniformizar sua jurisprudência e de mantê-la coerente, estável e íntegra: Art. 926. Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente.

Quando cabe reclamação ao tribunal?

Art. 988. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para: I - preservar a competência do tribunal; II - garantir a autoridade das decisões do tribunal; mos do mesmo entendimento do Prof.

Quais casos são julgados pelos Juizados Especiais Criminais?

Os Juizados Especiais Criminais são competentes para o processo e julgamento das infrações penais de menor potencial ofensivo, entendidas como os crimes e contravenções penais cujas penas máximas não sejam superiores a 2 (dois) anos de privação de liberdade.

O que é o incidente de resolução de demandas repetitivas?

O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas ("IRDR"), previsto nos arts. 976 a 987 do CPC/15, tem como objetivo uniformizar a interpretação e a aplicação do direito (material ou processual), quando constatada efetiva repetição de processos sobre a mesma controvérsia.

Quando cabe recurso ao TNU?

Nas duas hipóteses de interposição, o prazo para o recurso é de 15 dias úteis, sendo dispensada a realização do preparo. Por fim, insta ressaltar que, em sendo interpostos simultaneamente pedido de uniformização à TRU e à TNU, será julgado, primeiramente, aquele interposto para a Turma Regional.

Quanto tempo demora um processo na TNU?

Pedilef à TNU tem novo prazo: 15 dias.

Quanto tempo demora um processo que vai para turma recursal?

Por isso, não é possível responder com exatidão, mas apenas indicar que é razoável que o processo leve entre 6 meses e um ano para retornar ao juizado de origem, já com sentença transitada em julgado, para sua execução (se houver na sentença ou na decisão da turma recursal) condenação a executar.

Como protocolar incidente de uniformização de jurisprudência?

Selecione a Jurisdição (TRT 5ª Região), o Órgão Julgador Colegiado e o Órgão Julgador (respectivamente o OJC e o Gabinete do Desembargador Relator que lavrou o acórdão que mandou processar o incidente). 7. Selecione a Classe Processual “Incidente de Uniformização de Jurisprudência” e clique em “Incluir”.

Quem julga o recurso extraordinário?

O que é recurso extraordinário:

O RE pode ser utilizado para contestar acórdãos de Tribunais Federais, Estaduais ou de Turmas Recursais. A competência para julgamento do recurso é exclusiva do STF, que é o órgão máximo do Poder Judiciário, responsável pela proteção dos princípios constitucionais.

Em que consistem os recursos de unificação da jurisprudência?

A uniformização de jurisprudência é um incidente processual, através do qual suspende-se um julgamento no Tribunal, a fim de que seja apreciado, em tese, o direito aplicável à hipótese, concreta, determinando-se a correta interpretação da norma jurídica que incide, ficando assim aquele julgamento vinculado a esta ...

Como acompanhar processo no TNU?

A consulta ao andamento pode ser feita através do site da TNU, no endereço eletrônico https://www2.jf.jus.br/phpdoc/virtus/, clicando em Consultas / Acompanhamento processual e informando um dos critérios de busca (número do processo, nome da parte número da OAB ou nome do advogado).

Como consultar processo TNU?

No Portal da Justiça Federal, banner da TNU (endereço de acesso: http://www.cjf.jus.br/cjf/corregedoria-da-justica-federal/turma-nacional-de-uniformizacao ) está disponível os contatos da secretaria da Turma Nacional. Também pode ser diretamente pelo sistema eproc por meio da opção Fale Conosco.

Onde fica a Turma de Uniformização Nacional?

SAU/SUL - Quadra 2, Bloco A, 2º Andar, Sala 14.

Artigo anterior
Pode tomar codeína e tramadol juntos?
Artigo seguinte
Como a Facily consegue vender tão barato?