Quais são os impostos que a gente paga?

Perguntado por: Filipe Ribeiro Borges  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (8 avaliações)

São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS.

Quais são os principais impostos?

13 impostos federais cobrados no Brasil
  1. Imposto de Importação (II) ...
  2. Imposto de Exportação (IE) ...
  3. Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) ...
  4. Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ...
  5. Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) ...
  6. Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ...
  7. Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

Quais os impostos que os brasileiros têm que pagar?

Quais os principais impostos pagos?
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores);
  • ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Inter vivos);
  • IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana);
  • IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física);

Qual imposto mais caro do Brasil?

A maior arrecadação vem do ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que está em todos os serviços e produtos — diz Olenike, do IBPT.

Quanto o brasileiro paga de imposto 2021?

Os brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em tributos arrecadados desde o 1º dia do ano de 2021 pelos governos federal, estaduais e municipais, de acordo com o que registra o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Quais são TODOS os IMPOSTOS no BRASIL?

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais impostos estaduais?

Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) – É o imposto que incide quando um produto ou serviço tributável circula entre cidades, estados ou de pessoas jurídicas para pessoas físicas. É o maior tributo estadual, correspondente a 70% de sua arrecadação.

O que são os tributos?

De acordo com o Código Tributário Nacional (CTN), um tributo é: “Toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.”

O que é tributo exemplo?

Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria. No entanto, a Constituição Federal, em seus arts. ... Imposto de Renda, Contribuição Social, IPTU, IPVA, PIS, COFINS e ICMS são alguns exemplos de tributos de uma empresa.

Qual é o objetivo de um tributo?

Função fiscal: todo tributo tem função fiscal, consistente na finalidade arrendatória, isto é: sua instituição visa apenas colocar dinheiro nos cofres públicos, fazer receita. Função extrafiscal: tem uma função que vai além da arrecadação de receitas, exercendo também uma função regulatória de mercado.

O que são impostos estaduais?

TRIBUTOS ESTADUAIS NO BRASIL. São tributos estaduais aqueles que são arrecadados e pertencem às unidades da federação (Estados e Distrito Federal), tais como: Fundo de Combate à Pobreza - art. 82 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, instituído pela EC 31/2000.

Qual o principal tributo municipal?

TRIBUTOS MUNICIPAIS. TRIBUTOS MUNICIPAIS correspondem aos tributos cobrados pelos municípios no Brasil: ISS (ou ISSQN), ITBI, IPTU, Contribuições de Melhoria, Taxas de Alvará/Licenciamento e Taxa de Coleta de Lixo.

Quais são os impostos diretos e indiretos?

Tributo direto: é um imposto que incide diretamente sobre a renda de uma pessoa física ou jurídica, como o Imposto de Renda (IRPF ou IRPJ) Tributo indireto: é um imposto que incide sobre o consumo de uma pessoa física e jurídica, e não sobre sua renda.

O que é tributação indireta?

Tributação Indireta: acontece quando o imposto é embutido no valor final de um produto, que é repassado ao consumidor. De forma simples, é um tributo que não é explicitado na Nota Fiscal.

O que são impostos progressivos e regressivos dê exemplos?

Já nos impostos progressivos, as taxas aumentam para diferentes classes de matéria coletável. Um exemplo é o Imposto de Renda, que incide em alíquotas maiores para rendimentos mais altos. Do contrário, os impostos são regressivos, conforme as taxas variáveis são maiores para rendimentos menores.

Quais são os impostos sobre patrimônio e renda?

Nossa constituição criou 4 impostos sobre o patrimônio: o ITR, o IPTU, o IPVA e o IGF. O IPTU e o ITR incidem sobre áreas físicas, o IPVA sobre veículos automotores e o IGF ainda não foi instituído/regulamentado, mas deverá incidir sobre todo o patrimônio do contribuinte.

Quais são os tributos e impostos municipais?

O município é responsável por alguns impostos e taxas, sendo os principais o ISS (Imposto sobre Serviços), o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e a Taxa de Coleta de Lixo.

Quais impostos são de competência do município?

Impostos de Competência dos Municípios
  • IPTU – propriedade predial e territorial urbana;
  • ITBI – transmissão “intervivos”, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição;

O que é IPTU ISS e ITBI?

O IPTU tem como base de cálculo o valor venal do imóvel. Seu lançamento é feito pelo município de ofício. ISS é o imposto sobre serviços de qualquer natureza. ... ITBI é o imposto sobre a transmissão inter vivos de bens imóveis e direitos a eles relativos.

O que são os tributos federais?

Os tributos federais são aqueles valores arrecadados pela União e que servem para pagar os custos das necessidades públicas da população. ... Existem tributos federais, estaduais e municipais. Algum dos federais são, por exemplo: Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);

Onde são investidos os impostos estaduais?

De acordo com o site da Receita Federal, o dinheiro é utilizado pelo Governo Federal, e parte dele retorna para os estados e municípios, segundo determinações e critérios previstos em lei.

Para que servem os impostos recolhidos pelo governo?

O pagamento de impostos é um dever do cidadão. É também um dever do Estado informar para onde vão os recursos recolhidos. ... Recursos importantes são destinados à saúde, à educação, à programas de transferência de renda e de estímulo à cidadania, como o Fome Zero e o Bolsa Família.

Porque o governo recolhe impostos e taxas dos habitantes da comunidade?

A priori, tais impostos deveriam ser encaminhados para o bem público, ou seja, para suprir as necessidades da população melhorando os hospitais públicos, os medicamentos gratuitos, a infra-estrutura das estradas, os reforços na segurança, as instituições de ensino e vários outros segmentos de caráter público.

Onde os impostos são investidos?

Em geral a verba dos impostos deve ser destinada ao bem público financiando a Previdência Social, programas de seguridade social, programas públicos de saúde, manutenção da infraestrutura física do país e da infraestrutura administrativa.

Qual é o destino do dinheiro dos impostos?

Para manter a União (Governo Federal), os Estados e Municípios, são cobrados impostos sobre o patrimônio, a renda e o consumo dos cidadãos que financiam todos os serviços públicos como educação, saúde e segurança.

Como o governo investe o dinheiro dos tributos?

Para poder fazer isso, o governo precisa arrecadar dinheiro e faz isso de diversas maneiras. Essa arrecadação vem de impostos, de aluguéis e venda de bens, prestação de alguns serviços, venda de títulos do Tesouro Nacional, recebimento de indenizações.

Artigo anterior
Quanto tempo termometro debaixo do braço?
Artigo seguinte
O que rima com a palavra não?