Quais são os impostos municipais?

Perguntado por: Raquel Filipa Matos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (69 avaliações)

O município é responsável por alguns impostos e taxas, sendo os principais o ISS (Imposto sobre Serviços), o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e a Taxa de Coleta de Lixo.

Quais são os impostos do município?

Impostos Municipais: São responsáveis por cerca de 5,5% das arrecadações do país. São eles: IPTU, ISS, ITBI.
...
São eles:
  • ICMS: Impostos sobre circulação de mercadorias e serviços.
  • IPVA: Imposto sobre a propriedade de motores automotores.
  • ITCMD: Imposto de transmissão causa mortis e doação.

Quais são os impostos de competência dos municípios?

Já os municípios são responsáveis por recolher os seguintes impostos: ITBI, ISS e IPTU.

São considerados exclusivamente impostos municipais os seguintes?

ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos. ISS – Imposto sobre Serviços. IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

Quais são os tipos de impostos que existem?

Os tipos de impostos federais:
  • Cofins (federal)
  • IPI (federal) O imposto sobre produtos industrializados (IPI) incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. ...
  • PIS (federal) ...
  • Papesp (federal) ...
  • IRPF (federal) ...
  • IRPJ (federal) ...
  • ITR (federal) ...
  • II (federal)

[OAB] Impostos Municipais

15 questões relacionadas encontradas

Como funciona a tributação municipal?

Art. 32. O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.

O que é IPTU ISS e ITBI?

O I.P.T.U incide sobre terreno e construção ou prédio, trazendo, ainda, embutido no lançamento, diversas taxas como a de limpeza, conservação, incendido, etc. A Materialidade do I.T.B.I é a transmissão inter vivos a qualquer titulo, por ato oneroso, de bens imóveis. Incide também sobre a cessão de direitos.

O que é IPTU ISS?

IPTU é o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana. Será contribuinte deste imposto o proprietário do imóvel, o titular de seu domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título. ... ISS é o imposto sobre serviços de qualquer natureza.

Qual a alíquota cobrada de ISS IPTU e ITBI?

Em média, o valor de alíquota para essa cobrança é de 2%, mas pode variar conforme a região, até porque não há um teto especificado. Contudo, vale ressaltar que as taxas administrativas, as comissões dos corretores de imóveis e os afazeres burocráticos não devem ser contabilizados sobre o ITBI.

Quem deve pagar a taxa de ITBI?

O ITBI deve ser pago pelo adquirente dos bens ou direitos. No exemplo de compra e venda de um imóvel, quem deve pagar o imposto é o comprador. Já no caso de transmissão de bens imóveis por meio de doação o imposto devido é o ITCMD (imposto estadual), por não se tratar de ato oneroso.

Como funciona o setor de tributos de uma prefeitura?

Os Municípios devem estruturar a sua Administração Tributária Municipal, setor que deve ser responsável pelo lançamento, cobrança, arrecadação e inscrição da dívida ativa para a competente execução fiscal – também obrigação legal de cada ente federado – dos inadimplentes.

Como os tributos municipais são revertidos?

Resumindo, todos os impostos vão para uma conta única, tudo que é arrecadado é somado como receita do governo e depois de feita a divisão dos valores entre União, Estados e Municípios, conforme estabelecido na Constituição Federal, não há mais distinção de valores que são provenientes de IPVA ou de IRPF, por exemplo.

Quem é responsável pela arrecadação de impostos em um município?

A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 145 a 162 estabeleceu as competências tributárias da União, Estados e Municípios. Cabe ao município estruturar a Administração Tributária Municipal que será responsável pela arrecadação, lançamento e cobrança de impostos, a fim de verificar a saúde das finanças públicas.

Quem manda verba para os municípios?

Cabe ao Tesouro Nacional, em cumprimento aos dispositivos constitucionais, efetuar as transferências desses recursos aos entes federados, nos prazos legalmente estabelecidos.

Quem paga os impostos?

O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado. O não pagamento pode gerar multas e até punição legal.

Quem recebe os impostos?

Para onde vai todo esse dinheiro? Parte dos recursos arrecadados é repassada para os Estados e Municípios, para que eles possam pagar as despesas da própria máquina pública e oferecer a estrutura necessária para a população em diversos âmbitos: na saúde, educação, cultura, lazer, entre outros.

Como são arrecadados os tributos?

A receita pública é formada de impostos, taxas, contribuições de melhoria e outras fontes de recursos. Deste modo o fisco utiliza esse meio para receber os valores dos tributos. A receita pública está prevista na Constituição Federal de 1988 e também nas leis que versam sobre matéria financeira.

Quais os benefícios que devem ser devolvidos para os cidadãos dos tributos pagos?

O portal da própria Receita Federal informa que os impostos pagos pelos brasileiros são destinados a programas de geração de emprego, plano de construção de habitação popular; saneamento e reurbanização de áreas degradadas nas cidades.

O que é uma contribuição de melhoria?

A contribuição de melhoria é um tributo que pode ser exigido pelo Poder Público (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) quando houver (1) a realização de uma obra pública e (2) uma valorização imobiliária decorrente desta obra.

O que faz um setor de tributos?

O departamento tributário é a área da empresa que lida com todas essas informações. Mais do que apurar tributos e entregar obrigações acessórias, o departamento tributário fica responsável por todo o impacto dos tributos nas atividades da empresa – auxiliando com a geração de informações úteis para a tomada de decisão.

O que faz uma pessoa que trabalha no setor de tributos?

A área tributária vai além de suas funções básicas dentro de uma empresa, que é a de apurar e recolher os impostos, elaborar e entregar obrigações acessórias e dar suporte a fiscalizações e questionamentos por parte do fisco (federal, estadual e municipal).

O que a área tributária faz?

Esse setor é responsável pelo acompanhamento e execução de todas as atividades tributárias de uma empresa. Por meio das atividades realizadas nessa área, é possível tomar decisões mais assertivas, que garantem a continuidade e lucratividade do negócio.

Em que momento tenho que pagar o ITBI?

Quando o ITBI deve ser pago? O prazo final para pagamento do ITBI pode variar de acordo com sua localidade, porém, o mais comum é de 30 dias após dar entrada no processo de compra. Depois de efetuado o pagamento, os documentos devem ser liberados em até um mês.

Quem é isento da taxa de ITBI?

Uma das situações em que ocorre a isenção total de ITBI é quando o imóvel é comprado e transferido para o capital social de uma empresa ou, até mesmo, de uma pessoa jurídica. Dessa forma, quando há a fusão, incorporação, extinção ou cisão, não ocorre a cobrança desse imposto.

Como conseguir ITBI grátis?

Fica isento da obrigação de pagar o imposto o indivíduo que comprar um imóvel pela primeira vez e este tiver o valor de até R$ 750 mil (nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal), ou se o imóvel tiver o valor de até R$ 650 mil, nos demais estados brasileiros.

Artigo anterior
Quais são as leis ambientais?
Artigo seguinte
Quanto custa uma passagem de avião para um cachorro?