Quais são os impactos da obesidade?

Perguntado por: William Neto  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (70 avaliações)

Impactos da obesidade
O acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.

Quais são as principais consequências provenientes da obesidade?

transtornos psicológicos — a depressão e a ansiedade, por exemplo, podem levar ao aumento do consumo de alimentos calóricos e à diminuição da atividade física; problemas neurológicos — lesões em algumas regiões do cérebro, como o hipotálamo, também provocam o aumento da gordura corporal.

Quais os impactos da obesidade no Brasil?

As consequências econômicas da obesidade e doenças associadas não se limitam aos elevados custos médicos, mas incluem também os custos indiretos ou sociais, tais como: diminuição da qualidade de vida, problemas de ajustes sociais, perda de produti- vidade, incapacidade com aposentadorias precoces e morte.

Quais são as causas e as consequências da obesidade?

A obesidade é uma doença que pode ser motivo de diversas doenças metabólicas, como a hipertensão e o diabetes tipo 2. Alterações na dieta, decorrentes de novos hábitos culturais, assim como o sedentarismo, são fatores determinantes no aumento dos índices de obesidade e sobrepeso no Brasil.

Quais as consequências do sobrepeso para a saúde?

Sabe-se que a obesidade está relacionada a diversos tipos de câncer, a problemas ortopédicos, a varizes de membros inferiores e, em especial, com o desenvolvimento de diabetes do adulto (tipo 2) e com hipertensão arterial ou pressão alta.

Você e o Doutor: conheça as consequências da obesidade

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais causas da obesidade?

Causas. A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura.

O que é obesidade e quais são as suas causas?

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso, geralmente, causado pelo sedentarismo e consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar.

O que pode ocasionar a obesidade?

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Como a obesidade impacta negativamente o sistema de saúde brasileiro?

“Quanto mais o obeso espera para procurar tratamento, maior a chance de complicações associadas à doença, como quadros de hipertensão, diabetes, enfarte e derrame. Além de um tratamento adequado, o ideal é unir esforços para investir na prevenção”, explica a médica.

Como é a obesidade no Brasil?

A proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. ... Outro dado mostra que, em 2019, uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais anos de idade no Brasil estava obesa, o equivalente a 41 milhões de pessoas.

Quais são as principais causas da obesidade no Brasil?

Isso pode ser consequência de dois principais fatores: Um aumento no consumo de alimentos muito calóricos, ricos em gordura e açúcar; Uma redução da prática de atividades físicas e aumento do sedentarismo. O sedentarismo e a alimentação inadequada e excessiva são, portanto, as principais causas da obesidade.

Quais as consequências da obesidade e como podemos prevenir?

5 principais consequências da obesidade e como se proteger
  1. Diabetes. O aumento da ingestão calórica faz com que a insulina produzida pelo corpo seja insuficiente para todo o açúcar que é ingerido na alimentação, acumulando-se no sangue. ...
  2. Colesterol alto. ...
  3. Hipertensão. ...
  4. Problemas respiratórios. ...
  5. Impotência e infertilidade.

Porque obesidade é um problema de saúde pública?

São doenças crônicas que afetam a qualidade e a expectativa de vida. Como há uma relação direta entre obesidade e doenças metabólicas, o aumento do número de pessoas obesas resulta no aumento da incidência das doenças metabólicas como o diabetes tipo 2 e a hipertensão.

Porque a obesidade é considerada um fator de risco para a saúde?

Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.

Como a epidemia da obesidade afeta as políticas públicas de saúde?

Mais da metade dos brasileiros está com sobrepeso, segundo levantamento do Governo Federal. Tal fato afeta diretamente a saúde pública e privada, que sente o reflexo diário de milhões de pessoas com enfermidades e doenças graves oriundas da obesidade, e não há uma política de prevenção para isso.

O que é o que é obesidade?

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

Como podemos classificar as causas da obesidade?

IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso; IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I; IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II; IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.

Quais são as principais causas da obesidade infantil?

Quais as principais causas da obesidade infantil
  • Alimentação.
  • Sedentarismo.
  • Falta de sono.
  • Ansiedade e/ou depressão.
  • Fatores genéticos e hormonais.
  • — Amamentação.
  • — Alimentação equilibrada e saudável.
  • — Atividades físicas.

Como a obesidade pode ser controlada?

O tratamento inclui alimentação saudável com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo-se associar ao uso de medicamentos. Em casos mais graves e refratários, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

Como resolver o problema da obesidade?

Medidas para prevenir e combater a obesidade
  1. Siga as proporções recomendadas pela Roda dos Alimentos. ...
  2. Aprenda a conhecer os alimentos e os nutrientes. ...
  3. Coma cada 3 a 4 horas. ...
  4. Mantenha uma atividade física regular. ...
  5. Emagrecer e manter um peso saudável.

Qual é o único fator que não é considerado desencadeador da obesidade?

A obesidade é um problema de saúde grave que atinge várias pessoas ao redor do planeta. Marque a alternativa que apresenta o único fator que não é considerado desencadeador da obesidade. a) Problemas genéticos. ... Sendo assim, a hipertensão pode ser considerada como uma consequência, e não uma causa da obesidade.

Como está a obesidade no Brasil 2021?

No Brasil, mais de um quinto (22%) da população adulta está obesa; o índice é de 10,8% entre os que têm de 5 a 19 anos. Segundo o relatório “Estatísticas da Saúde Mundial de 2021”, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (21).

Como fazer uma redação sobre a obesidade?

O que é obesidade? A obesidade é uma doença crônica grave que apresenta como principal característica o acúmulo exagerado de gordura corporal, responsável por comprometer a saúde do indivíduo. Esse acúmulo pode ser resultado, por exemplo, de um consumo excessivo de calorias e/ou falta de exercícios físicos.

Qual é o país com mais obesidade?

Está é a primeira vez que o México assume o primeiro lugar, apresentando um índice de 32,8% de obesos contra 31,8% nos Estados Unidos. No entanto, o ranking inclui apenas os países mais populosos do mundo.

Como iniciar uma redação?

Uma forma de começar a redação é fazer uma alusão histórica na introdução. Para isso, você deve apresentar um fato histórico e conectá-lo ao tema do seu texto, comparando com a atualidade.

Artigo anterior
O que é gerir uma escola?
Artigo seguinte
Qual o melhor líquido para hidratação?