Quais são os identificadores utilizados para o empregador pessoa física?

Perguntado por: Eduarda Guerreiro Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

No eSocial, a identificação é realizada pelo CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para as pessoas jurídicas e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para as pessoas físicas. As empresas deverão usar o CNPJ-raíz ou base com 8 posições, já os órgãos públicos deverão usar o CNPJ completo com 14 posições.

O que é o Caepf?

O CAEPF, ou Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física, é um dispositivo criado pela Receita Federal. A sua implementação tem como objetivo facilitar o recolhimento informações relativas às atividades econômicas da pessoa física.

O que deve ser informado no eSocial?

Quais são as obrigações reunidas no eSocial?
  1. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
  2. Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP);
  3. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  4. Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  5. Livro de Registro de Empregados (LRE);

Quem está sujeito ao cumprimento do eSocial?

Os empregadores, inclusive o doméstico, a empresa e a eles equiparados em legislação específica; e o segurado especial inclusive em relação a trabalhadores que lhe prestem serviço.

Como cadastrar empresa no eSocial passo a passo?

Para realizar o cadastro no eSocial, é preciso validar os dados do empregador, o que é feito informando o CNPJ ou o CPF. Acesse a página de cadastro do eSocial. Com relação aos funcionários da empresa, a validação é feita ao se cadastrar o CPF e o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) de cada um deles.

DIREITO DO TRABALHO [ EMPREGADOR ]

43 questões relacionadas encontradas

Como começar a cadastrar no eSocial para as empresas?

As Empresas e o Empregador Pessoa Física poderão acessar o eSocial por meio do login do Gov.br, sendo necessário o cadastro prévio e atribuição do respectivo selo de confiabilidade no Portal Gov.br (será exigido o tipo de selo “Certificado Digital”). Ressalte-se que o cadastramento é realizado uma única vez.

Como cadastrar pessoa jurídica no eSocial?

Como cadastrar a empresa no eSocial

Pelo menu, entre na opção Empregador > Dados do Empregador. Aparecerá uma tela de cadastro com, basicamente, as informações da sua pessoa jurídica (CNPJ, Razão Social, tipo de constituição, CPF do proprietário, etc.).

Quem deve informar o eSocial?

“Todo aquele que contratar prestador de serviço, pessoa física ou jurídica, e que possua alguma obrigação trabalhista, previdenciária ou tributária, em função dessa relação jurídica, por força da legislação pertinente, está obrigado a enviar informações decorrentes desse fato por meio do eSocial.”

Quando o eSocial vai começar a multar?

Diretamente, não. O eSocial não tem penalidade prevista na legislação que o criou (Decreto nº 8.373/2014), o que significa que não existe uma multa específica pelo não envio do eSocial.

Como vem a multa do eSocial?

Conheça as 9 principais multas do eSocial SST
  1. Falta de informações de admissão. ...
  2. Falta de comunicação de férias. ...
  3. Falta de comunicação sobre alterações de contratos e cadastros. ...
  4. Trabalhadores sem registro. ...
  5. Falta de comunicação de acidentes de trabalho. ...
  6. Falta de comunicação do ASO. ...
  7. Falta de informação dos riscos do trabalho.

Quem precisa fazer o Caepf?

Quem deve emitir este documento

Quem tiver pelo menos um funcionário prestador de serviço. Neste âmbito enquadra-se também os médicos e dentistas. Proprietários de cartórios, deverá fazer a inscrição. Pessoas físicas que adquiriram produção rural para venda, não sendo aplicado somente aos produtores rurais.

Como gerar o Caepf?

CAEPF Produtor Rural Passo a Passo: Veja como se cadastrar
  1. acesse o site do Portal Virtual de Atendimento (e-CAC) do Governo Federal;
  2. preencha a solicitação de procuração para a Receita Federal do Brasil;
  3. adicione todos os dados das suas atividades rurais;
  4. envie os dados para o portal do e-Social.

Quem pode ter um Caepf?

Proprietário de cartório, cujo CAEPF deve ser feito em nome do titular; Produtor rural contribuinte individual; Pessoa física que adquire produção rural para venda; Contribuinte que tiver ao menos um funcionário prestando serviço para ele, a exemplo de dentistas e médicos.

Como evitar multas no eSocial?

Multas do eSocial: fique atento e saiba como evitar!
  1. Não informar as novas contratações. ...
  2. Não atualizar as informações e contratos trabalhistas. ...
  3. Não efetuar o depósito do FGTS. ...
  4. Não fazer exames médicos. ...
  5. Não emitir CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho) ...
  6. Não informar os riscos do trabalho ao empregado.

O que acontece se não entregar o eSocial?

Descumprimento do envio

Se não for feito o envio da folha de pagamento, a empresa terá uma multa de aproximadamente R $1.812,87. Por isso é essencial que a sua empresa automatize cada vez mais o envio dessas informações.

O que acontece se não enviar o eSocial?

Somente o evento S-2210 (CAT) é obrigatório o envio pelo eSocial a partir das datas definidas pelo cronograma de implantação do eSocial, não enviar a CAT pelo eSocial, poderá sim, acarretar em multas para as empresas, pois estarão em descumprimento a Lei 8.2013, Decreto 3.048 e IN 77.

Quais empresas precisam enviar o eSocial?

A partir do dia 16 de julho, todas as empresas privadas do país, incluindo micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs) que possuam empregados, deverão utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) .

Quem não precisa entregar o eSocial?

Mas atenção: se o contribuinte tiver mais de uma empresa nesta situação, não deverá enviar a situação “sem movimento” no evento que mencionamos. Por sua vez, o MEI que não tenha efetuado a contratação de um colaborador, está dispensado de enviar o evento S-1299.

Como usar o eSocial empresa?

Como o eSocial funciona? O eSocial funciona de forma online no site do Governo Federal. Ao acessar o sistema e cadastrar a empresa, é possível enviar de maneira unificada todos os dados dos funcionários. Conforme dissemos, antes, esses dados eram enviados separadamente para diferentes órgãos.

Como cadastrar MEI no eSocial passo a passo?

Como registrar uma pessoa pelo MEI? Todo o processo burocrático de contratação deve ser feito através do sistema do Governo, o e-Social. Para acessar esse sistema, você poderá usar o Certificado Digital (caso já tenha) ou o Código de Acesso e senha, que é gerado no próprio site de login do e-Social.

Como baixar o eSocial para empresas?

O eSocial Download está disponível no acesso WEB do sistema (WEB Geral) para pessoas físicas e jurídicas. Os modos de tela simplificados, normalmente usados em celulares para economizar dados, não possuem essa ferramenta. Apenas o titular ou responsável legal terão acesso ao menu Download.

Como preencher o formulário do eSocial?

  1. Nome Completo: Nacionalidade. Cidade Nascimento. UF. ...
  2. Altura. Peso. Raça/Cor. ...
  3. Nome do Pai: Nome da Mãe: Nome do Cônjuge: ...
  4. FAZER A QUALIFICAÇÃO CADASTRAL DO FUNCIONÁRIO: ( h p://consultacadastral.inss.gov.br/Esocial/pages/index.xhtml ) Exame admissional (ASO) ; Exames médicos complementares (Toxicológico, Audiometria...);

Como funciona o eSocial para pequenas empresas?

Como funciona o eSocial para pequenas e médias empresas? O funcionamento do sistema é simples: o profissional de RH envia a ele, de uma só vez, as informações sobre colaboradores necessárias ao CAGED, GFIP, RAIS e outros órgãos federais que mediam a relação entre empregador e empregado.

Qual a diferença entre CEI e Caepf?

O que é? Se você já possui uma matrícula CEI (Cadastro Específico do INSS) para a sua atividade econômica, inscreva-se no CAEPF fazendo a vinculação dos cadastros, ou vincular a matrícula CEI a um CAEPF existente. O CAEPF é o Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Físicas administrado pela Receita Federal.

Quais são os tipos de Caepf?

1.4 - TIPO DE CAEPF, selecione o tipo da Pessoa Física, podendo ser: Contribuinte Individual, Produtor Rural ou Segurado Especial.

Artigo anterior
Como deve ser composto o nome do filho?
Artigo seguinte
Quanto tempo o processo de execução pode ficar arquivado?