Quais são os grupos de resíduos?

Perguntado por: Bianca Vaz Marques  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (14 avaliações)

Classificação dos resíduos
-Grupo A (Subgrupos A1, A2, A3, A4 e A5) – Risco biológico. -Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico. -Grupo D (Resíduos domésticos) – Não oferece risco.

O que são resíduos do grupo D?

RESÍDUO COMUM GRUPO D - Os resíduos comuns são aqueles resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radioativo, normalmente são similares aos resíduos domiciliares. Estes resíduos são divididos em 2 grupos: não recicláveis e recicláveis.

Quais são os resíduos do Grupo A?

Grupo A – Resíduos potencialmente infectantes

São resíduos que possuam presença de agentes biológicos e que apresentem risco de infecção. Ex.: bolsas de sangue contaminado.

Quais são resíduos do Grupo E?

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA - RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, os resíduos do grupo E são constituídos por materiais perfurocortantes como objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ...

O que são resíduos do grupo B?

Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...

Web Aula: Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

41 questões relacionadas encontradas

Quais resíduos fazem parte do grupo B?

Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Resíduos perigosos: antimicrobianos, hormônios sintéticos, quimioterápicos e materiais descartáveis por eles contaminados; Saneantes e domissanitários.

Onde descartar resíduos grupo B?

O atendimento para descarte de resíduos Grupo B tem sua realização como uma atividade técnica executada, na Recicla Brasil, especializada neste ramo, a qual realiza a coleta e a eliminação adequada destes componentes por meio de ações como tratamento e incineração.

Como descartar resíduos do Grupo E?

O Grupo E é composto por materiais perfurocortantes, como agulhas, escalpes, lâminas de bisturis, entre outros. Depois de usados, eles devem ser colocados na caixa de descarte fechada e destinados a um Aterro Sanitário.

Qual é o risco do material descartado é classificado como Grupo E?

-Grupo D (Resíduos domésticos) – Não oferece risco. -Grupo E (Resíduos Perfuro cortantes) – Risco biológico.

São conhecidos como resíduos perigosos à saúde e classificados no Grupo E?

Pergunta 5 Correta São conhecidos como resíduos perigosos à saúde e classificados no grupo “E”: I - Lâminas de barbear. II - Bisturi. III - Agulhas. IV - Escalpes.

Fazem parte do grupo A em resíduos de serviços de saúde RSS?

Grupo A: componentes contendo agentes biológicos e que apresentam risco de infecção devido a características como virulência e concentração; Grupo B: substâncias químicas que apresentam risco à saúde pública e/ou ao meio ambiente, devido a características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

Como acontece o gerenciamento de resíduos do Grupo A?

Se não houver descaracterização física das estruturas, devem ser acondicionados em sacos plásticos, brancos leitosos. Estes sacos devem ser substituídos quando atingirem 2/3 de sua capacidade ou pelo menos 1 vez a cada 24 horas e identificados conforme está descrito do “gerenciamento de resíduos de serviços de saúde”.

Quais os tipos de resíduos do serviço de saúde?

Podendo ser constituídos de: agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas, animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartáveis, filmes radiológicos, entre outros. Neste artigo abordaremos sobre o que a lei diz sobre os resíduos dos serviços de saúde.

O que é plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento de caráter técnico que tem como objetivo orientar qual o gerenciamento e destinação correta dos resíduos resultados dos serviços em saúde. Cada estabelecimento da área tem a obrigação de elaborar o seu plano.

Como são classificados os RSS?

Os RSS são classificados em função de suas características e consequentes riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. De acordo com a RDC ANVISA 306 de 2004 e Resolução CONAMA 358 de 2005, os RSS são classificados em cinco grupos: A, B, C, D e E.

Como deve ser o descarte de material biológico?

O descarte de materiais perfurocortantes (agulhas, seringas, tubos quebrados, tubos contendo material biológico) deve ser realizado em recipientes de paredes rígidas com tampa (por exemplo, latas de leite em pó) e sinalizado como “INFECTANTE”, ou em caixas coletoras próprias para o material infectante.

O que deve ser descartado no Descarpack?

DESCARPACK – agulhas contaminadas ou não, lâminas e lamínula quebradas, lancetas, lâmina de bisturi, escalpe, alfinetes. SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.

Como descartar urina e fezes?

Descartar a solução e jogar o recipiente fechado em lixo comum ou lavar e reaproveitar. MICROTUBOS/PONTEIRAS PLÁSTICOS – sem amostra biológica - descartar em recipientes de plástico duro com tampa (garrafa tipo PET) em lixo comum.

Como fazer descarte de resíduos?

O descarte correto dos resíduos inicia com o acondicionamento adequado e a separação do que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo tóxico. De modo geral, o ideal é que papel, alumínio, plástico, vidro e orgânicos sejam separados devidamente nas residências.

Quem recolhe o Descarpack?

“A empresa responsável é quem recolhe o lixo infectante de lá e encaminha para o destino final.

Como deve ser feito o descarte do lixo e de resíduos da clínica ou consultório odontológico?

Os resíduos do grupo E devem ser eliminados em locais resistentes a furos, vazamentos ou rupturas, com tampa e identificados com o símbolo internacional biológico. Em vista disso, as seringas devem ser eliminadas com as agulhas, e os recipientes, descartados quando atingirem dois terços de sua capacidade.

Quem é responsável pelo descarte de materiais perfurocortantes?

A coleta e transporte dos materiais perfurocortantes deverão ser realizados por equipe responsável pelo serviço, devidamente treinada e paramentada com os Equipamentos de Proteção Individual (COELHO, 2001; BRASIL, 2004).

O que é considerado lixo infectante?

Resíduos potencialmente infectantes, ou resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico (infectantes), são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.

Quais os grupos de resíduos hospitalares?

Quais são os tipos de resíduos hospitalares e como classificá-los...
  • Grupo A – Potencialmente infectantes.
  • Grupo B – Químicos.
  • Grupo C – Rejeitos radioativos.
  • Grupo D – Resíduos comuns.
  • Grupo E – Perfurocortantes.

Quais são as etapas do gerenciamento de resíduos de saúde?

Deve focar os aspectos intra e extra-estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:
  1. 1 – Segregação. ...
  2. 2 – Acondicionamento. ...
  3. 3 – Identificação. ...
  4. 4 - Transporte Interno. ...
  5. 5 - Armazenamento Temporário. ...
  6. 6 – Tratamento. ...
  7. 7 - Armazenamento Externo. ...
  8. 8 – Coleta e Transporte Externos.

Artigo anterior
Quanto mais ohms melhor ou pior vape?
Artigo seguinte
Quem tem intolerância a leite pode comer manteiga?