Quais são os gastos fixos?

Perguntado por: Nicole Mélanie Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (64 avaliações)

Fixos são os gastos que não possuem uma relação direta com as vendas ou produção. Ou seja, aluguel, condomínio são exemplos de gastos fixos, pois não dependem do número de vendas realizadas ou quantidade produzida para existirem.

Quais são gastos fixos?

Fixas são as despesas que não variam em função da produção. Já as variáveis, é claro, são as que variam conforme sua empresa produz maiores ou menores quantidades. Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros.

Quais são os gastos fixos mensais?

Despesas fixas mensais

São aquelas contas que já sabemos o valor. Entra mês, sai mês e elas estão lá. Embora não possibilitem economia, também não causam surpresas: Aluguel/prestação: o valor do aluguel é fixado em contrato e permanece fixo durante a vigência do documento, sendo reajustado após esse período.

Quais são as despesas fixas de uma empresa?

Quais são as despesas fixas?
  • Salário dos funcionários;
  • Aluguel do imóvel do negócio;
  • Contas de água, energia, gás e internet;
  • Taxas bancárias e outros gastos frequentes da organização.

Quais são os tipos de despesas?

Quais são os tipos de despesas que existem?
  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.

CUSTOS FIXOS

25 questões relacionadas encontradas

O que são custos e despesas fixas e variáveis?

De forma resumida, podemos dizer que o custo fixo é aquele que está menos sujeito a variações devido a aumentos ou reduções na produção ou volume de vendas. Já o custo variável é definido como um gasto que oscila de acordo com as atividades no dia a dia do negócio.

O que é custo fixo mensal?

CUSTO FIXO: É a soma de todas as despesas mensais de uma empresa que esteja funcionando, mesmo que não venda ou não preste nenhum serviço. CUSTO VARIÁVEL: são todos aqueles que variam conforme a quantidade de produção ou venda.

O que são custos fixos mensais?

5.11 – Estimativa dos custos fixos operacionais mensais: É a estimativa de custos fixos que sua empresa terá para que possa funcionar, ou seja, custos que não dependem do quanto sua empresa irá produzir e/ou vender, nesse calculo entram os custos com aluguel, condomínio, IPTU, água, energia elétrica, telefone, ...

Quais são os custos fixos e variáveis?

Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.

Quais são os gastos variáveis?

O que são despesas variáveis

Despesas variáveis são todos os gastos que uma empresa têm no momento da venda, que são diretamente relacionados à ela, como impostos e comissões. Como o próprio nome diz, as despesas variáveis não possuem uma constância, já que vão variar de acordo com o volume de vendas e de produção.

Quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa?

As diferenças entre despesas fixas e variáveis para a empresa
  • Despesas fixas não dependem do volume de vendas e produção, sendo gastos estáveis e previsíveis.
  • Despesas variáveis oscilam de acordo com a produção e as vendas, criando a necessidade de um cálculo recorrente.

O que são custos e despesas variáveis?

Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período. Exemplos: Matérias-Primas.

São exemplos de custos diretos?

Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta. Para calcular o custo direto unitário é recomendável que a empresa tenha um sistema de requisições relacionado ao consumo de materiais e um sistema de apontamentos que permita relacionar o tempo e o trabalho realizado por cada funcionário.

Quais os custos diretos e indiretos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

O que é um custo fixo?

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

Quais são as principais características dos custos fixos?

Como você pôde perceber, conseguimos resumir quais são as principais características dos custos fixos em apenas 1: o custo fixo não varia (independe) da quantidade produzida pela empresa. Além do aluguel, podemos citar outros exemplos de contas que também entram como custos fixos: Salário dos Funcionários.

Como calcular o custo fixo mensal de uma empresa?

Cálculo do custo fixo médio

O cálculo é feito da seguinte maneira: Soma de todos os custos fixos (R$ 5 mil) Soma de todos os itens produzidos ( 2 mil) Divide-se o custo fixo pela quantidade de itens produzidos ( 5000/2000) e se obtêm o valor médio para produção de cada item, nesse caso R$ 2,50 por item.

Qual a diferença entre custo variável e despesa variável?

O custo está relacionado às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. Já a despesa se refere aos gastos não relacionados ao produto final, como as despesas administrativas.

O que são despesas e custos?

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio.

Qual a diferença entre custo fixo e despesa fixa?

Custos ou despesas fixas

Custos e despesas fixas são os gastos que independem do volume produzido ou vendido. ... Um exemplo de custo fixo é o salário da força de trabalho, que deve ser honrado mensalmente. Já um exemplo de despesa fixa é o aluguel do espaço físico da organização.

O que é custo direto Cite três exemplos?

Nesse exemplo, alguns custos diretos seriam: Mão de obra diretamente envolvida na produção; Matéria-prima (tecidos, zíperes, botões e tintas); Materiais de embalagem.

São exemplos de custo indireto?

Exemplos de custos indiretos
  • Depreciação das máquinas e ferramentas industriais;
  • Energia elétrica consumida pela fábrica;
  • Mão de obra indireta (demais funcionários da fábrica);
  • Materiais indiretos (lubrificantes, lixas, cola);
  • Demais custos fabris.

O que são materiais diretos na contabilidade?

Material Direto é o custo de qualquer material diretamente identificável com o produto e que se torne parte integrante deste. Exemplos:- matéria-prima, material secundário, embalagens. Matéria-prima é o principal material que entra na composição do produto final.

Qual é a definição de custos?

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Definição do custo de produção dos bens ou serviços vendidos constante no Regulamento do Imposto de Renda (art. 290 do RIR/99 – art.

O que é considerado custo?

É considerado custo todo valor gasto com recursos e serviços para que haja a produção de algo. Por exemplo, é indispensável ter tecido e equipamentos para que peças de roupa sejam fabricadas. Além disso, as mesmas precisam ser etiquetadas e embaladas para irem à venda.

Artigo anterior
Por que as moscas ficam esfregando as patas?
Artigo seguinte
Como saber se recebi notificação de multa?