Quais são os fundamentos da responsabilidade civil do Estado?

Perguntado por: Bianca Teresa Barbosa  |  Última atualização: 28. Oktober 2024
Pontuação: 4.8/5 (74 avaliações)

O dever estatal de indenizar particulares por danos causados por agentes públicos encontra dois fundamentos: legalidade e igualdade. Quando o ato lesivo for ilícito, o fundamento do dever de indenizar é o princípio da legalidade, violado pela conduta praticada em desconformidade com a legislação.

Qual teoria fundamenta a responsabilidade civil do Estado?

A responsabilidade civil do Estado é objetiva, na forma do artigo 37, §6º, da Constituição Federal, aplicando-se a teoria do risco administrativo, através da qual exsurge a obrigação estatal de indenizar sempre que vier a causar prejuízo a terceiros, sendo imperiosa, para este fim, a comprovação do dano e do nexo ...

Quais são os elementos constitucionais da responsabilidade civil do Estado?

Para a caracterização da responsabilidade faz-se necessário comprovar: a conduta do Estado; o dano; o nexo de causalidade e o elemento subjetivo, em que pese, a culpa ou o dolo do agente.

Quais são os tipos de responsabilidade do Estado?

A responsabilidade civil é a obrigação de reparar os danos lesivos a terceiros. A responsabilidade do Estado pode ser contratual ou extracontratual.

Quais são os requisitos para a responsabilização do Estado?

Os requisitos para a responsabilização do Estado

a) existência de dano patrimonial e/ou moral sofrido pelo administrado; b) conduta comissiva ou omissiva de agente ou servidor; c) nexo de causalidade entre o dano e a conduta (omissiva ou comissiva) do agente ou servidor.

Responsabilidade Civil do Estado (Esquematizada)

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 elementos da responsabilidade civil?

civil, a saber: o fato, o dano, o nexo de causalidade e a culpa.

Quais são os requisitos da responsabilidade civil?

Para ser indenizável o dano precisa de três requisitos:
  • Violação de um interesse jurídico material ou moral.
  • A subsistência do dano.
  • A certeza do dano (não se indeniza dano hipotético)

Quem responde pela responsabilidade civil do Estado?

Previsão constitucional – Artigo 37, § 6º: “As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.”

Quanto à responsabilidade civil do Estado é correto afirmar que?

a soberania estatal, assegurada na Carta Constitucional de 1988, impede que o ente estatal seja responsabilizado por danos causados aos cidadãos do próprio país, permitindo apenas a responsabilização por danos causados a nações estrangeiras.

É correto afirmar que a responsabilidade civil do Estado?

Você acertou! A responsabilidade civil do Estado por atos comissivos de seus agentes é, em regra, objetiva, adotando o ordenamento brasileiro a teoria do RISCO ADMINISTRATIVO, pelo qual o Estado responde objetivamente por danos causados a particulares.

Quais são as excludentes de responsabilidade civil do Estado?

São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, exercício regular de direito e estrito cumprimento de dever legal, o caso fortuito e a força maior, a culpa exclusiva da vítima e o fato de terceiro. Tem sua previsão legal, no art.

Quando a responsabilidade civil do Estado é subjetiva?

A responsabilidade do Estado será subje va no caso de omissão genérica e obje va, no caso de omissão específica, pois aí há dever individualizado de agir.

Como é feita a indenização pelos danos causados pelo Estado?

Administrativa: se reconhecido o dano pelo Poder Público, e havendo acordo entre as partes, pode haver indenização diretamente pela via administrativa. Judicial: não havendo acordo entre as partes, o particular pode interpor ação de reparação de danos, junto ao Judiciário, contra a pessoa jurídica causadora do dano.

Quais são as três principais fases da responsabilidade civil do Estado?

A responsabilidade civil do Estado: evolução doutrinária. 2.1. 1ª fase: da irresponsabilidade; 2.2 29 fase: da responsabilidade subjetiva: a doutrina civilista; 2.3. A publicização da culpa: a teoria da culpa adminis- trativa ou da "faute du service" dos franceses; 2.4.

Quando surgiu a responsabilidade civil do Estado?

A responsabilidade civil do Estado, no Brasil, é objetiva desde a Constituição de 1946 (art. 194) – na modalidade do risco administrativo. Desde então, essa estrutura normativa permanece, com pequenas alterações nos textos posteriores. A Constituição de 1967 repete a norma (art.

Como surgiu a responsabilidade civil do Estado?

Deste modo, segundo parte da doutrina, a teoria do risco integral nunca foi adotada no ordenamento jurídico brasileiro. A responsabilidade civil do Estado é fruto da evolução histórica da responsabilidade estatal que, como visto anteriormente, começou pela total ausência de responsabilidade por parte do Estado.

É correto afirmar que o caso fortuito exclui a responsabilidade do Estado?

D O caso fortuito ou de força maior não permitem a exclusão da responsabilidade civil do Estado em nenhuma hipótese.

São funções da responsabilidade civil respectivamente?

Logo, de acordo com tais ideias, são três as funções que podem ser vislumbradas na reparação civil, sendo elas a compensatória do dano à vítima, a punitiva do ofensor e a desmotivação social da conduta lesiva, em outras palavras, são as funções reparatória, punitiva e preventiva45.

O que é considerado atenuante da responsabilidade civil do Estado?

São elas: Caso fortuito ou força maior; Ato de terceiros; Culpa exclusiva da vítima.

Quando o Estado responde solidariamente?

A possibilidade do Estado responder solidariamente emerge quando demonstrado que o evento danoso ocorreu em virtude da má escolha efetivada pelo Poder Público, quando elege mal o particular para quem o serviço foi concedido, em se tratando de atividade diretamente constitutiva do exercício do serviço, bem como nos ...

Quais são as três responsabilidades que possui o servidor público?

1) Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; 2) Ser leal às instituições a que servir; 3) Observar as normas legais e regulamentares; 4) Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; 5) Atender com presteza: 5.1) ao público em geral, prestadas as informações requeridas, ressalvadas as ...

O que exclui a responsabilidade civil?

As causas de excludentes de responsabilidade civil são definidas como situações que a partir do momento que é atacado um dos elementos ou pressupostos da responsabilidade se rompe o nexo de causalidade, não gerando direito em regra a uma indenização por parte de quem sofreu o dano, em razão de uma determinada situação.

O que é a omissão do Estado?

Nos atos omissivos, o Estado tem o dever de agir e não o faz, por consequência, causa dano ao particular. A omissão passa a ser a causa para acontecer o resultado, pois se o Estado tivesse atuado com medidas eficientes, ainda que em eventos naturais inevitáveis, o dano não teria ocorrido.

O que diz o artigo 927 do Código Civil?

927. Aquele que comete ato ilícito (arts. 186 e 187) fica obrigado a repará-lo. § 1º Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Como se classifica a responsabilidade civil?

“Por fim, costuma-se classificar a responsabilidade civil, quanto à sua fonte (origem), em contratual ou extracontratual, e quanto ao seu fundamento (justificativa), em subjetiva e objetiva.”

Artigo anterior
Como secar uma flor dentro de um livro?
Artigo seguinte
Qual shampoo tem o pH baixo?