Quais são os fatores técnicos mais importantes da tomografia computadorizada?
Perguntado por: Nelson Dinis Figueiredo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (55 avaliações)
Os principais tipos de cortes realizados na tomografia computadorizada são: os cortes axiais, os cortes coronais e os cortes sagitais. Os eixos de corte representam delimitações realizadas para dar passagem ao raio central do feixe.
Quais são os princípios básicos da tomografia computadorizada?
O princípio básico da TC é baseado na emissão de um feixe de raio-X no formato de hélice que passa pelo corpo por diversos ângulos permitindo a criação de imagens seccionais. A projeção destes raios é coletada por detectores na outra ponta do aparelho e estas informações são transformadas em pontos digitais (pixels).
Quais os parâmetros técnicos responsáveis pela aquisição em TC?
Através do método das quatro leituras de Gil, foram inicialmente selecionados 30 artigos com o objetivo de identificar os seguintes parâmetros: tensão de pico, corrente de tubo (mA), tempo de aquisição, colimação e espessura de corte, pitch, métodos de reconstrução e dose.
Porque a tomografia computadorizada é importante?
A Tomografia Computadorizada fornece imagens mais precisas do que as do Raio X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. É atualmente, o exame de escolha para investigar nódulos ou tumores e vasos pulmonares, cerebrais e do coração.
Quais são os fatores que podem afetar o TC?
Um grande número de fatores como ruído de imagem, espessura de corte (resolução do eixo z), baixa resolução de contraste e resolução de alto contraste, bem como a dose de radiação podem ser afetados pela seleção dos parâmetros técnicos nos exames de TC [1].
Tomografia Computadorizada - Tópicos gerais
Quais os malefícios da tomografia?
A radiação dos exames de raios-X e tomografia computadorizada (TC), por exemplo, pode provocar resultados indesejáveis nos tecidos humanos quando utilizada de forma inadequada, pois ela tem efeito cumulativo no organismo.
Quais as limitações da tomografia?
Uma desvantagem da tomografia computadorizada é a exposição do paciente à radiação ionizante. O protocolo adotado na literatura para estadiamento pré-operatório do câncer gástrico, com múltiplas aquisições antes e após a administração de meio de contraste, implica em uma exposição relativamente alta.
Quando é preciso fazer uma tomografia?
- Pneumonia;
- Embolia Pulmonar;
- Asma;
- Tuberculose;
- Tumores benignos e malignos;
- Aneurisma;
- Hipertensão Pulmonar;
- Tumores mediastinais (que ocorrem na região do mediastino).
Qual a diferença entre tomografia e ressonância magnética?
Embora ambos os exames possam utilizar o contraste, uma diferença entre tomografia e ressonância é a natureza das substâncias que são empregadas com mais frequência. Na tomografia, o mais comum é utilizar o contraste iodado (com iodo), enquanto na ressonância se dá preferência para contrastes à base de gadolínio.
Quem não pode fazer tomografia?
A tomografia é um exame que utiliza radiação (em dose maior que os raios X), portanto, é contraindicada para gestantes. Nos casos em que se usa contraste (substância que pode ser necessária para permitir uma visão mais nítida dos tecidos), também é contraindicada para pessoas que têm alergia a iodo.
Quais são os parâmetros básicos para estruturação do serviço de radiologia?
- ambulantes - acamados Page 12 Serviços de Radiologia Conceitos Básicos de Planejamento Parâmetros básicos para estruturação de um serviço : 1- estabelecer referencial de concentração de consultas para a população potencialmente atingida. 2- calcular a provável demanda. 3- dimensionar o número de equipamentos.
Como é realizada a aquisição de um corte na TC?
Primeira geração: fonte e detector são deslocados linearmente cerca de 1 grau para cada nova aquisição. Ao final, há uma varredura de 180 graus ao redor do paciente. Assim, o tempo de varredura é longo, e a imagem apresenta um único plano de corte.
Quais os parâmetros de qualidade da imagem?
Os principais parâmetros físicos que devemos observar e analisar, para que os resultados sejam, no mínimo compatíveis ou iguais aos sistemas análogos são: resolução espacial, resolução de contraste, relação sinal-ruído, dose de exposição, distância do foco em relação à placa de aquisição e colimação.
Qual o princípio de formação de imagem por tomografia?
Formação de imagem no aparelho de tomografia
Após atravessar o corpo do paciente, a radiação é captada, em forma de fótons, pelos detectores. Depois, os detectores convertem os fótons em sinal analógico, que, então, é enviado para um computador.
Quais são as janelas da tomografia?
...
Nesta escala temos o seguinte:
- zero unidades Housfield (0 HU) é a água,
- ar -1000 (HU),
- osso de 300 a 350 HU;
- gordura de –120 a -80 HU;
- músculo de 50 a 55 HU.
Qual é melhor tomografia ou ressonância?
Precisão das imagens
No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia. Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.
O que pode ser detectado na ressonância magnética?
A ressonância magnética é altamente eficiente para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.
Quais as desvantagens da ressonância magnética?
Desvantagens da RM. O tempo necessário para a RM é maior que o necessário para a TC. Além disso, é provável que a RM normalmente esteja disponível de forma menos imediata que a TC. Assim, a TC pode ser melhor em emergências, como lesões sérias e acidente vascular cerebral.
O que a tomografia abdominal detecta?
A tomografia computadorizada do abdome total é um exame de diagnóstico por imagem fundamental para a avaliação de diversas doenças do fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins, glândulas supra-renais entre outros órgãos.
Como o câncer aparece na tomografia?
A tomografia é um exame de imagem que ajuda a diagnosticar o câncer e outros tumores em diferentes partes do corpo. Ele identifica, ainda, o tamanho do tumor, o formato, a localização e a maneira como ele se comporta e se dissemina, o que auxilia no direcionamento dos próximos passos.
Quais os tipos de exames de tomografia?
- Tomografia com contraste. Com o uso do contraste, as imagens obtidas no exame de tomografia ficam ainda mais nítidas. ...
- Tomografia do tórax. ...
- Tomografia da coluna. ...
- Tomografia de crânio.
Quantas tomografias posso fazer por mês?
Hoje não há um limite estabelecido de quantos exames uma pessoa pode fazer para estar segura. A orientação é quanto menos, melhor. Estudos apontam que o risco de câncer aumenta quando a exposição à radiação, que é cumulativa, passa de 40 millisieverts (mSv).
Quantas tomografias uma pessoa pode fazer por ano?
Fazer uma tomografia por ano, por exemplo, não é problemático. Submeter-se a 20 no mesmo período já traz uma carga mais importante de radiação. Assim, deve-se ponderar se há exames alternativos, sem radiação, e sempre utilizar a menor dose possível capaz de gerar imagens diagnósticas.
O que não pode fazer antes da tomografia?
PREPARO: Jejum de 6 Horas, não suspender as Medicações de uso Diário. Pacientes Diabéticos e/ou que fazem uso de Medicamentos a base de METFORMINA, devem Suspender seu uso por 2 Dias Antes, no Dia e 2 Dias Após o Exame. No dia anterior do exame as 18 horas e ao deitar aplicar um supositório de glicerina.
Pode repetir tomografia?
A qualidade do exame é fundamental para minimizar as chances de repetição do procedimento, vistos que os maiores riscos da tomografia estão relacionados justamente com a realização frequente da TC. Ao gerar exames com imagens claras, há mais chances de que o exame contribua ao tratamento sem precisar ser refeito.
Como saber se o BB está com dificuldade para respirar?
Quais são as unidades de medidas fundamentais *?