Quais são os fatores que são considerados no cálculo da capabilidade do processo?

Perguntado por: Carolina Andreia Machado Lourenço  |  Última atualização: 15. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (54 avaliações)

💡 1 Resposta. Na capabilidade do processo, são considerados os seguintes fatores: - Limites inferior e superior da especificação; - Desvio-padrão natural; - Média do processo; - Tamanho da amostra.

Como calcular a capabilidade de um processo?

Assim, o estudo de capabilidade do processo é feito por meio da comparação da faixa característica, que mostra como ele se porta na prática, com a faixa de especificação, dada pelo limite inferior e o limite superior.

Quais são as premissas para a capabilidade?

2.4.1 Premissas para o Estudo de Capabilidade de Processo

A principal e inicial condição para o estudo de capabilidade de um processo é a de que os dados devem seguir uma distribuição normal. Caso essa condição não seja acatada, a interpretação dos resultados pode se tornar errônea e a confiabilidade ser comprometida.

Como calcular o Cpk de um processo?

O Cpk pode ser calculado utilizando a fórmula: Aonde X é a média e σ é o desvio padrão. Se o valor de Cpk for igual ao valor de Cp, significa que o processo esta centralizado e com maior quantidade de valores próximos ao ideal.

O que é capabilidades?

A KW capabilidade, conhecida pela sua versão inglês “capability”, é um termo amplamente utilizado no mundo dos negócios. Ele se refere à capacidade de atender a uma demanda conforme a expectativa do cliente.

AQUELE CONTROLE NA UNHA! CEP - Controle Estatístico de Processo

29 questões relacionadas encontradas

Como calcular o CP?

Ao calcular Cp, você divide o intervalo de especificações em seis sigma. Este é mais e menos três sigmas em cada lado da média do processo, que incluiria cerca de 99,7% da distribuição da saída se o processo for normal. Cp considera apenas a propagação e não a centralização do processo.

O que é análise de capabilidade?

A análise da capabilidade do processo é uma ferramenta fundamental para avaliar a capacidade de um processo em atender às especificações de qualidade de forma consistente.

Qual a capabilidade do processo?

A capabilidade do processo é um conjunto de métricas (KPIs) que verifica a capacidade ou habilidade do processo em atender aquilo que o cliente deseja.

O que é Cpk capabilidade?

Capabilidade de processo: Índices

O Cpk se mostra muito importante para realizar uma análise de curto prazo. Já o Ppk é ideal para se ter uma visão de longo prazo, pois considera o histórico que aquele processo possui. Dentre os quatro indicadores pode-se dizer que apenas dois são os principais: o Cpk e o Ppk.

Quando temos CP Cpk o que deve ser feito no processo?

Cálculo do Cp e Cpk. Para calcular os índices, é necessário que primeiro seja definida uma característica a ser medida. Após isto, é necessários colher amostras de medições desta característica. Por exemplo, para uma linha de produção de latas, podemos definir uma característica medida como sendo o diâmetro da lata.

Qual o valor ideal para Cpk?

Valores de referência de CPK

Os valores de referência da creatinofosfoquinase (CPK total) são de 32 e 294 U/L para homens e 33 a 211 U/L para mulheres mas podem variar dependendo do laboratório onde é realizado o exame.

Qual o valor ideal de CP é Cpk?

Quais são os valores meta para esses índices? Muitas empresas adotam os valores meta de Cp=1,67 e Cpk=1,33, de acordo com uma recomendação proposta por Juran e Fryna em 1980. Esse é o valor usado pela grande maioria das indústrias, inclusive as do setor automotivo.

Como interpretar CP é Cpk?

A interpretação dos valores do Cp e Cpk depende de o processo estar sob ou fora de controle estatístico: Se o processo está sob controle, o Cp e o Cpk representam a capacidade real do processo – como se comportou no passado e o que se espera que continue a fazer no futuro.

Qual a diferença entre CK é Cpk?

A Creatinoquinase (CK), também chamada de creatina-fosfoquinase (CPK), é uma enzima com vasta distribuição tissular, que desempenha importante papel regulador no metabolismo intracelular dos tecidos contráteis. Está presente principalmente nos musculatura estriada, no tecido cardíaco e no cérebro.

Quais os tipos de Cpk?

Fazemos a classificação da seguinte forma:
  • CPK 1 (CK-BB): Encontrada principalmente no tecido cerebral e nos pulmões;
  • CPK 2 (CK-MB): Encontrada principalmente no músculo cardíaco;
  • CPK 3 (CK-MM): Encontrada principalmente nos músculos esqueléticos.

Para qual valor de CP o processo é considerado capaz?

Para capacitar o processo, é necessário que Cp seja maior que 1, pois caso contrário, o processo será incapaz. Além de calcular o Cp deve-se detalhar os limites de especificação do cliente dentro do gráfico de controle, para que se tenha uma melhor visualização da questão.

Qual a diferença entre Cpk e PPK?

Cpk e Ppk são definidos como a razão da capacidade do processo unilateral para o limite de especificação mais próximo da média do processo (BOTHE,1997; MONTGOMERY, 2015). Assim, o cálculo desses índices inclui a média. De maneira geral, Cp mede a capacidade potencial do processo enquanto Cpk mede a capacidade efetiva.

O que é cm e CMK?

Os índices Cm e Cmk são utilizados para avaliar um equipamento ou máquina nas seguintes condições: Antes da compra: Para determinar se o equipamento tem condições de atender ao processo; Avaliações periódicas do equipamento; Avaliações após grande reforma ou revisão do equipamento.

O que é uma curva de capabilidade?

A curva de capabilidade da máquina síncrona, conhecida também pela denominação de curva de capacidade, pode ser definida como os contornos de superfícies, no plano P x Q (potência ativa x potência reativa).

O que indica o Índice CP 1?

2.4.1.

O índice Cp, chamado de índice de capacidade potencial do processo, considera que o processo está centrado no valor nominal da especificação. Caso a característica de qualidade em estudo tenha distribuição bilateral, o índice Cp é definido pela Equação (1).

Qual o limite máximo para o Cpk?

Os intervalos de referência normais para CPK sérica são de 55 a 170 UI/L para homens e 30 a 135 UI/L para mulheres. Definições recentes de rabdomiólise foram estabelecidas para tratar a toxicidade muscular causada por medicamentos hipolipemiantes.

Qual valor de CPK é preocupante?

Os valores de referência para os homens costumam variar de 30-50 U/L a 180-210 U/L e para as mulheres de 22-30 U/L – 130-170 U/L. Negros costumam ter níveis de CPK maiores do que os brancos, apesar de que a massa muscular seja outro fator independente que influencia os níveis de CPK.

Quando o CPK aumenta?

Quando elevada, essa enzima pode ser um marcador de infarto do miocárdio, miocardite, hipertermia e distrofia muscular. No entanto, após realizar exercício físico, os níveis dessa enzima também ficam elevados, permanecendo assim por até 7 dias.

O que pode alterar o CPK?

A CPK total se eleva poucas horas após o exercício, atingindo valores aumentados depois de um a quatro dias e queda gradativa após cerca de três a oito dias. No entanto, se a atividade física é praticada de forma continuada, essa enzima se mantém persistentemente elevada.

O que é Cpk produção?

O CPK é uma ferramenta valiosa na indústria automotiva para avaliar a qualidade consistente das peças produzidas e identificar problemas de qualidade. É uma medida importante para garantir a satisfação do cliente e a competitividade da empresa no mercado global.

Artigo anterior
O que pode ser colado com cola quente?
Artigo seguinte
O que fazer para baixar febre rapidamente?