Quais são os fatores que podem interferir na farmacocinética?

Perguntado por: Constança Moura Figueiredo  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (34 avaliações)

Vários fatores podem interferir com a farmacocinética como a idade, sexo, peso corporal, doenças e disfunção de certos órgãos ou hábitos como fumar e beber álcool, por exemplo.

Quais os fatores que podem interferir na dosagem de medicamentos?

Shalini S. Lynch
  • Composição genética. ...
  • Idade.
  • Tamanho do corpo.
  • O uso de outras substâncias e suplementos alimentares (como ervas medicinais. ...
  • Consumo de alimentos (incluindo bebidas)
  • Presença de doenças (como doença renal ou hepática)

Quais são os 4 processos da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

Quais os 4 processos envolvidos na farmacocinética explique como cada um funciona de forma breve?

A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. ... Com isso, uma porção da droga será eliminada do organismo, reduzindo assim seu efeito farmacológico.

Quais são as etapas da farmacocinética?

Como ocorre a Farmacocinética no corpo

A distribuição do medicamento pelo corpo é feita quando ele esta na corrente sanguínea, a partir daí ele chega aos órgãos, passando pelo sistema nervoso central, coração e pulmão. Depois, é irrigado pelos vasos sanguíneos, passando para o resto do corpo.

Fatores que interferem na farmacocinética | Uma lista rápida de exemplos | Farmacologia

30 questões relacionadas encontradas

Quais são os fatores que influenciam na dosagem?

Na maioria dos medicamentos, a janela terapêutica independe do peso, altura, IMC (Índice de Massa Corporal), idade etc. Todos os tipos de corpo humano costumam ficar dentro do mesmo padrão.

Quais são os fatores que determinam a escolha de um medicamento?

A escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada se é local ou geral, rapidez da ação desejada, esta orienta, por exemplo, se deve ser preferida a via inta-muscular ou a intravenosa em determinados casos, e a natureza do medicamento, os voláteis pela via ...

Qual a importância da escolha da via de administração do medicamento?

A escolha correta da via de administração de medicamento é de suma importância, pois, quando mal escolhida, pode acarretar em baixa absorção e consequente diminuição da eficácia clinica, não apresentando efeito esperado, o que certamente levaria ao insucesso do tratamento.

Como escolher a via de administração de medicamentos?

Assim que o medicamento é injetado, ele se move para os pequenos vasos capilares, sendo transportado pela corrente sanguínea; Intramuscular: Essa via de administração de medicamentos costuma ser preferível à via subcutânea quando é necessária uma quantidade maior do produto.

Quais os aspectos a avaliar ao escolher uma veia para administrar medicamento?

Velocidade de absorção e distribuição; Pico e tempo de ação ou efeito do fármaco; Duração do tratamento; Particularidades inerentes ao paciente e cuidador (no caso de crianças).

Quais são os tipos de ação dos medicamentos?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).

Quais são os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

Como saber a dosagem de um medicamento?

Cálculo de Dosagem de Medicamento
  1. Agrupar as grandezas da mesma espécie em colunas, mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes.
  2. Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
  3. Montar a proporção e resolver a equação.

Como calcular dosagem de medicamento por peso?

Ele é mais utilizado em UTIs e hospitais para se obter a quantidade exata da dose, uma vez que é mais utilizado em medicamentos injetáveis. Faz-se assim: é a raiz quadrada do peso multiplicado pela altura e dividido por 3600.

Como calcular mL por peso?

Essa conta matemática considera que são necessários 35 ml de água para kg de peso corporal. Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml, por exemplo: – 70 kg X 35 = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml.

O que significa 50 mg?

Quanto aos comprimidos, é informada a massa do ou dos componentes ativos em cada um. Assim, um mesmo medicamento pode ser apresentado com dosagens diferentes, por exemplo, 25 mg, 50 mg ou 100 mg, significando que esses são os valores da massa do componente ativo do medicamento em cada comprimido.

Qual medicamento pode ser Intercambiavel?

Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária) a sua eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção3 ou equivalência farmacêutica4 com o seu originador.

Quais os medicamentos que mais matam no mundo?

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia.

Qual droga e mais potente A ou B?

EC50 é a potência do fármaco ou a concentração em que o fármaco produz 50% de seu efeito máximo. Nesta figura, o Fármaco A é mais potente do que o Fármaco B, visto que produz metade do efeito máximo numa concentração mais baixa do que o Fármaco B. Os Fármacos A e B exibem a mesma eficácia (resposta máxima ao fármaco).

O que é ação farmacológica de um medicamento?

Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um "alvo" molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.

O que é o mecanismo de ação de um medicamento?

O mecanismo de ação é a interação química que uma determinada substância ativa exerce com o receptor produzindo uma resposta terapêutica.

Qual a classificação dos medicamentos quanto ao modo de ação?

Os medicamentos podem ser de: Ação local: apresentam ação diretamente sobre o local de aplicação. Ex: pomada, aplicada sobre a pele, como Neomicina + Bacitracina®, Furacin®, Bepantol®, Dermoderme®. Ação sistêmica: o medicamento precisa entrar na corrente sanguínea para atingir seu local ou sítio de ação.

Quais as veias mais utilizadas para administração de medicamentos?

As veias de preferência para a colocação dos dispositivos para o acesso venoso periférico são:
  • Metacarpianas.
  • Basílica.
  • Cefálica e cefálica acessória.
  • Veia intermédia do antebraço.
  • Veia intermediária do coto- velo.
  • Veia braquial.

O que pode ser administrado na veia?

Esse tipo de medicamento é, portanto, aquele que é aplicado na veia, na pele, no músculo e em outras partes do corpo. Dentre os injetáveis mais conhecidos estão a morfina, a benzilpenicilina benzatina e alguns anticoncepcionais.

Quais as indicações de administração endovenosa?

INDICAÇÕES: • Administração de medicamentos, especialmente substâncias irritantes que poderiam causar necrose tecidual se inoculados por outras vias. Administração de medicamentos com ação imediata. Administração de medicamentos com ação lenta e contínua. Controle rigoroso da dose do medicamento e/ou volume infundido.

Artigo anterior
O que é um lençol percal?
Artigo seguinte
Qual é a cor da saúde?