Quais são os fatores determinantes da prevalência?

Perguntado por: Miriam Daniela de Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

Fatores que podem aumentar a prevalência
  • Maior duração da doença;
  • Aumento da incidência (I);
  • Aumento da sobrevida, sem cura;
  • Imigração de casos ou emigração de pessoas sadias;
  • Melhoria dos recursos diagnósticos;
  • Melhoria do sistema de informação.

Quais são os três tipos de medidas de prevalência?

Existem três tipos de medidas de prevalência:
  • Prevalência pontual ou instantânea: Frequência de casos existentes em um dado instante no tempo (ex.: em determinado dia, como primeiro dia ou último dia do ano).
  • Prevalência de período: Frequência de casos existentes em um período de tempo (ex.: durante um ano).

O que é indicadores de prevalência?

Prevalência. É o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes num determinado local e período. Como idéia de acúmulo, de estoque, indica a força com que subsiste a doença na população.

Quais são os fatores determinantes da doença?

De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.

Quais são os fatores que podem alterar a prevalência e como isto pode impactar no sistema de saúde de uma população?

Entre os fatores que influenciam a prevalência de um agravo à saúde, excluída a migração, estão a incidência, as curas e os óbitos, conforme a figura abaixo . Veja como se apresentam os fatores que influenciam a prevalência de um agravo à saúde, excluída a migração.

Fatores determinantes da PA

20 questões relacionadas encontradas

O que é incidência e prevalência Que fatores influenciam a prevalência?

Tanto a prevalência como a incidência são medidas da ocorrência de uma doença em uma população. Enquanto a prevalência se refere ao número total de casos de uma doença em um período de tempo, a incidência refere-se apenas aos novos casos. Incidência é a taxa de manifestação de uma determinada doença.

Qual a importância dos valores de prevalência para saúde pública?

O ajuste da prevalência real de uma doença, baseando-se em seus valores autorreferidos, é de extrema importância no campo da saúde pública, pois permite a estimação da magnitude da doença na população, de forma mais aproximada da real, aprimorando as informações necessárias para tomadas de decisão.

O que é um fator determinante?

Significado de Determinante

adjetivo, substantivo masculino Que determina. Matemática Soma algébrica de todos os produtos de vários fatores, dispostos em linhas e colunas, que formam quadrado, tomando-se um elemento de cada linha. Determinativo, causador.

São fatores endógenos determinantes de doença?

a) Endógenos: Fatores determinantes que são inerentes ao organismo e estabelecem a receptividade do indivíduo. Herança genética: Determinam maior ou menor suscetibilidade das pessoas em adquirir doenças. Anatomia e fisiologia do organismo humano. Estilo de vida.

São fatores condicionantes e determinantes de saúde exceto?

Um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), é a identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. São fatores condicionantes biológicos, EXCETO: Sexo. Idade.

O que é a prevalência de uma doença?

Na epidemiologia, prevalência é a medida da quantidade de indivíduos que contraem uma doença em determinado período de tempo. É um indicador complementar à incidência, que mede a quantidade de novos casos em um período de tempo.

O que é definição de indicadores?

Um indicador é algo que serve para indicar (isto é, que mostra algo com sinais ou indícios). O indicador pode ser físico (como um sinal de tráfego/semáforo) ou abstrato (como uma estatística).

Quais são os tipos de indicadores de saúde?

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

Quais são as três medidas epidemiológicas de ocorrência de doença e como se relacionam?

Conclusões: As medidas de freqüência, ou seja, prevalência e incidência, são fundamentais para o estudo da ocorrência das doenças. Apesar de terem qualidades diferentes estão relacionadas entre si e complementam-se neste processo descritivo.

O que são medidas de associação?

As medidas de associação baseadas em razões (RR e OR) fornecem dados sobre a força da associação entre o fator em estudo e o desfecho, permitindo que se faça um julgamento sobre uma relação de causalidade.

Quais são os níveis de prevenção em que podemos agir?

Subdivide-se em dois níveis: a promoção da saúde e a proteção específica.
  • Prevenção secundária. As ações de prevenção secundária ocorrem em situações nas quais o processo de doença já está instaurado. ...
  • 2° nível: proteção específica. ...
  • 4° nível: limitação do dano.

Quais são os fatores endógenos?

Endógenos são os fatores relacionados com os conteúdos físicos e psíquicos do indivíduo: valores, esquemas de pensamento, características de personalidade, conhecimentos, habilidades e competências do indivíduo, entre outros.

O que são fatores endógenos exemplos?

Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.

Quais são os fatores de formação endógenos?

Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo.

Qual a definição de determinante?

O determinante é um número que está associado com uma matriz quadrada. Para os nossos propósitos neste curso, o determinante é principalmente utilizado para decidir se uma matriz é invertível. No entanto, o determinante tem outras interpretações.

O que significa algo determinante?

Determinante diz respeito a algo que é decisivo, ou seja, que pode estabelecer um destino, uma finalidade para algo, por exemplo: “aquela escolha foi determinante para o destino daquela competição” ou também “o que você me disse ontem foi determinante para que o nosso relacionamento chegasse ao fim hoje”.

O que é determinante exemplo?

Assim, devemos considerar o determinante artigo definido (o, a, os, as) e o determinante artigo indefinido (um, uma, uns, umas): "Vendi o carro. É um carro antigo".

Qual a diferença entre incidência e prevalência?

A diferença crucial entre as medidas está no delineamento do estudo. No caso da incidência, conta-se o número de eventos novos (oriundo, por exemplo, de um estudo de coorte). Já para prevalência, conta-se o número de eventos existentes (em um estudo transversal, por exemplo).

O que significa uma doença com alta prevalência é baixa incidência em um dado ano?

PREVALÊNCIA E INCIDÊNCIA

Incidência: é o numero de casos novos que ocorrem em certo período em uma população específica. Alta prevalência e baixa incidência: diabetes (uma vez iniciada é permanente). Baixa prevalência e alta incidência: resfriado comum (ocorre freqüentemente mas dura um curto período de tempo).

Artigo anterior
Como parcelar em 36x no cartão de crédito?
Artigo seguinte
Como se usar o corante líquido xadrez?