Quais são os fatores de risco e de proteção dos adolescentes e jovens?

Perguntado por: Wilson Gomes  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)

Fatores de proteção são identificados nos seis domínios da vida já tratados, quando se discutiu a questão dos riscos: individual – atitudes e predisposições; meio familiar – relações familiares e atitudes parentais; escola – clima seguro ou inseguro; amigos – envolvimento ou não com drogas; sociedade – tendências ...

Quais são os fatores de risco e de proteção dos AS adolescente?

Como principais fatores de proteção familiares para promover comportamentos adolescentes saudáveis, os autores apontam: um relacionamento positivo entre pais e criança, método positivo de disciplina, monitoramento e supervisão, comunicação de valores e expectativas pró-sociais e saudáveis.

Quais são os fatores de risco dos adolescentes?

Os principais fatores a serem avaliados sobre comportamento de risco entre adolescentes incluem aspectos clínicos, nutricionais, sexualidade, violência, saúde mental e uso de álcool e drogas.

Quais os fatores de risco e proteção?

Fatores de proteção são descritos como “recursos pessoais ou sociais que atenuam ou neutralizam o impacto do risco” (Eisenstein & Souza, 1993, p. 19- 20). Mais difícil do que identificar a relação entre risco e desenvolvimento mental é a identificação e a descrição de como atuam os mecanismos de proteção nesta relação.

Quais são os fatores de proteção dos as adolescentes e jovens em relação ao uso de drogas?

Igualmente, a elevada auto-estima, os sentimentos de valor, orgulho, habilidade, respeito e satisfação com a vida podem servir de proteção aos jovens contra a dependência de drogas quando combinada com outros fatores protetores do seu contexto de vida (Hoffmann & Cerbone, 2002).

FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

28 questões relacionadas encontradas

Como prevenir o uso de drogas na adolescência?

Como abordar a prevenção do uso de drogas na adolescência?
  1. Comece com o diálogo. São os pais que regulam os níveis da conversa. ...
  2. Dedique um tempo à família. ...
  3. Conheça as amizades dos seus filhos. ...
  4. Ajude a trabalhar a autoestima. ...
  5. Incentive o esporte e outras atividades. ...
  6. Cuide da saúde do seu filho. ...
  7. Dê carinho.

O que são fatores de risco e fatores de proteção em se tratando de saúde?

Os fatores de risco são os eventos de vida que, quando presentes, aumentam a probabilidade de o indivíduo apresentar problemas físicos, psicológicos e sociais. Já os fatores de proteção referem-se às influências que modificam, melhoram ou alteram respostas pessoais a determinados riscos de desadaptação 12,23.

São fatores de risco?

Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco. O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Quais são os fatores de risco e de proteção familiar frente às situações de violência?

Os resultados sugerem que, dentre os fatores de risco estão: dificuldades no relacionamento familiar, repetição da história familiar de gestação, a ocorrência de gestações sucessivas durante a adolescência, falta ou inadequação da orientação sexual, quantidade de apoio familiar recebido, situações de violência, crenças ...

Quais são os fatores de proteção presentes na sua vida *?

Fatores de proteção são identificados nos seis domínios da vida já tratados, quando se discutiu a questão dos riscos: individual – atitudes e predisposições; meio familiar – relações familiares e atitudes parentais; escola – clima seguro ou inseguro; amigos – envolvimento ou não com drogas; sociedade – tendências ...

O que é fator protetivo?

Já os fatores protetivos são características individuais e/ou ambientais que minimizam os efeitos da situação de risco (Garmezy, 1983); são classificados em três grupos: (i) atributos disposicionais pessoais (ex.: autoestima e crenças de autoeficácia); (ii) laços afetivos no sistema familiar e/ou em outros contextos ...

O que é fator de proteção na saúde?

Nesse sentido, os recursos pessoais, processuais e contextuais que auxiliam a modificar e a reduzir as adversidades ou que modificam e melhoram as respostas do sujeito a fatores vulnerabilizantes na vida são chamados de fatores de proteção.

O que seria fatores de risco?

Risco atribuível é definido como a quantidade ou a proporção da incidência ou risco da doença que se pode atribuir a um determinado fator de exposição.

Como são classificados os fatores de risco?

NuBio
  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Qual a classificação dos fatores de risco?

Classificação de Risco. A classificação de risco de um determinado agente biológico baseia-se em diversos critérios que orientam a avaliação de risco e está, principalmente orientada pelo potencial de risco que oferece ao indivíduo, à comunidade e ao meio ambiente.

O que pode ser feito para diminuir o consumo de drogas?

Como combater?
  1. Se afastar de pessoas que consomem drogas;
  2. Aprender a dizer “não” quando elas lhe são oferecidas;
  3. Procurar ajuda ou a companhia de amigos ou da família quando a vontade de consumir álcool ou drogas está muito forte;
  4. Buscar novos interesses e atividades de lazer;
  5. Praticar atividades físicas;

Quais os fatores das doenças?

Conheça os 10 maiores fatores de risco para doenças
  • Hipertensão. ...
  • Tabagismo. ...
  • Alcoolismo. ...
  • Poluição dentro de casa. ...
  • Baixo consumo de frutas. ...
  • Obesidade. ...
  • Diabetes. ...
  • Baixo peso infantil.

Qual dentre os fatores de vulnerabilidade para o agravo?

Qual, dentre os fatores de vulnerabilidade para o agravo da saúde mental no contexto de pandemia e isolamento social, abaixo, não está correto? Ter que sair de casa para ir em locais onde pode haver a presença de pessoas infectadas com o vírus como, por exemplo, no supermercado.

Quais são os tipos de violência intrafamiliar?

Violência intrafamiliar / violência doméstica – acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.

O que é a violência intrafamiliar?

A violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família.

Quais fatores que protegem o desenvolvimento?

Esses fatores de proteção podem ser resumidos em um bom funcionamento familiar, existências de vínculos afetivos, apoio e monitoramento parentais e extra familiar.

Quais fatores influenciam no desenvolvimento?

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver.

Quais fatores influenciam no desenvolvimento e crescimento?

Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.

Quais são os fatores que afetam o desenvolvimento motor?

Em relação aos fatores que influenciam o processo de desenvolvimento, estão os intrínsecos – sexo, composição corporal e doenças e os extrínsecos são nível socioeconômico, influências culturais, ambientais e biológicas, nível de atividade física, nutrição, diferenças étnicas, e de clima e localização geográfica (CAMPOS ...

Artigo anterior
O que vender na Eduzz?
Artigo seguinte
Como diluir produtos concentrados?