Quais são os fatores contingenciais?

Perguntado por: Denis Fernando de Valente  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

Os fatores contingenciais são definidos como variáveis que influenciam a gestão organizacional, podendo ser classificação como variáveis internas (tecnologia, estrutura, estratégia e porte), e variáveis externas (ambiente) (ESPEJO; FREZATTI, 2008).

O que são fatores contingenciais?

Os fatores contingenciais estratégia, porte, incerteza com relação às tarefas e tecnologia, para Donaldson (1999), são características organizacionais que refletem a influência do ambiente no qual a entidade está inserida. Para a estratégia ser efetiva, é preciso adequar-se aos fatores contingenciais e ao ambiente.

São fatores de contingência que influenciam a estrutura?

Para a Teoria da Contingência Estrutural a organização adapta-se continuamente ao seu meio ambiente e trabalha com diversos fatores contingenciais, tais como: estratégia, tamanho, incerteza com relação às tarefas e tecnologia, refletindo a influência do meio em que está inserida.

Quais são os fatores contingenciais dos sistemas de controle?

Os fatores contingenciais externos considerados no estudo foram concorrência ambiental, dinamismo ambiental e incerteza ambiental. Os fatores contingenciais internos considerados foram o tamanho, estratégia, estrutura, tecnologia, cultura e liderança.

Quais são as variáveis da teoria da contingência?

As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas.

RESUMÃO - O que é a Teoria da Contingência?

25 questões relacionadas encontradas

Em que se baseia a teoria da contingência?

De acordo com Morgan (1996), a teoria da contingência baseia-se na premissa da inexistência de um modelo que se adapte a todas as empresas em todas as circunstâncias, pois dependendo do impacto, as mudanças são diferenciadas.

Qual a premissa da teoria da contingência?

A premissa da teoria da contingência aplicada à contabilidade gerencial é verificar quais fatores contingentes afetam o modelo de sistema de informação gerencial de forma que o mesmo possa ser adequado à situação em que a organização se encontra.

Como a teoria das contingências pode influenciar pequenas e médias empresas?

A teoria contingencial é uma teoria comportamental, que defende a inexistência de uma única maneira ideal de projetar estruturas organizacionais. De acordo com esta ideia, o melhor método para administrar uma empresa depende da situação interna e externa, já que tudo é relativo e está em constante mudança.

O que é teoria da contingência estrutural?

A teoria contingencial tem como objetivo se adaptar a um ambiente mais incerto, com alto grau de mudanças tecnológicas e de mercado, buscando otimizar a estrutura da empresa conforme os fatores contingenciais e o ambiente assim demandarem.

Como a estrutura de uma organização varia de acordo com os fatores contingenciais estratégia ambiente incerteza com relação a tarefa tamanho e tecnologia?

A otimização da estrutura variará de acordo com determinados fatores, tais como: estratégia, tamanho, incerteza com relação às tarefas e tecnologias. Essas características contingenciais, por sua vez, refletem a influência do ambiente em que a organização está inserida.

O que é enfoque contingencial?

De todas as Teorias ADM, a abordagem contingencial enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações. De um lado o ambiente oferece oportunidades e recursos, de outro impões coações e ameaças à organização.

O que significa contingência na administração?

No contexto empresarial, a contingência está relacionada ao resultado e consequências indesejável da concretização de um determinado risco. Refere se a um evento com potencial de paralisar o funcionamento de uma empesa ou parte dela, considerada vital para o atingimento dos seu objetivos estratégicos.

Quais os principais influenciadores da teoria contingencial?

A teoria Contingencial originou-se em decor- rência de pesquisas realizadas por Chandler (1976), Burns e Stalker (1961) e Woodward (1977), dentre outros, com o objetivo de se encontrar modelos de estruturas organizacionais mais eficazes para os di- versos tipos de ambiente, divergindo principalmente da teoria Clássica ...

O que é a incerteza ambiental?

A definição do conceito de incerteza ambiental é permeada por três componentes, a saber: i) a falta de informação sobre os fatores ambientais associados a uma determinada situação de tomada de decisão; ii) desconhecimento do resultado de uma decisão específica, em termos de quanto a organização poderá perder se a ...

Quais as vantagens da teoria contingencial?

A abordagem contingencial é funcionalista e tende a auxiliar os processos decisórios e contribuir para o sucesso da estratégia organizacional. Não apenas é relevante a utilização da teoria, mas também a evidenciação da mesma no ambiente de trabalho.

Quando surgiu a Teoria da Contingência?

Na tentativa de explicar fenômenos que possam estar relacionados a custos, ressalta-se a Teoria Contingencial. A Teoria Contingencial eclodiu através dos estudos dos pesquisadores Woodward (1958), Burns & Stalker (1960) e Lawrence & Lorsch (1967), no século XX.

Como a teoria contingencial pode ser aplicada nas empresas?

A Teoria da Contingência tem muito a contribuir para o desenvolvimento organizacional. Novos modelos, métodos, abordagens, e técnicas, fundamentados na Teoria da Contingência, estão sendo difundidos pelo ambiente empresarial e tendem a melhorar o desempenho estratégico.

Quais as principais contribuições da teoria contingencial para a administração?

A Teoria Contingencial inicia pesquisas com objetivo de identificar fatores que poderiam influenciar a estrutura das organizações. É uma teoria mais operacionalizável do que a abordagem sistêmica, e foi um grande avanço para as teorias organizacionais a partir das décadas de 50 e 60.

Quais são as principais relações da fundamentação conceitual da teoria contingencial com a prática de gestão desta empresa?

4) quais são as principais relações da fundamentação conceitual da teoria contingencial com a prática de gestão desta empresa? SÍNTESE A teoria contingencial surgiu como resultado de uma série de pesquisas que analisaram a relação entre as organizações e seus ambientes.

O que defende a abordagem contingencial da liderança?

A abordagem situacional ou contingencial entende que a “eficácia da liderança depende da situação”. Portanto, não existe o melhor estilo de liderança a ser praticado. As teorias contingenciais analisam como os fatores situacionais alteram a eficácia do comportamento e estilo de um líder em particular.

Quais são as principais características da Teoria Neoclássica?

As principais características da Teoria Neoclássica são a ênfase na prática da administração, a reafirmação dos postulados clássicos, a ênfase nos princípios gerais de administração, a ênfase nos objetivos e nos resultados e o ecletismo nos conceitos.

O que é teoria contingencial na enfermagem?

A Teoria Contingencial de Administração compreende uma relação funcional entre variáveis ambientais e técnico-administrativas. Os aspectos prescritivos e normativos da organização, nessa teoria, são substituídos pelo critério de ajuste entre a organização, o ambiente e a tecnologia.

Qual o foco da Teoria das Relações Humanas?

A Teoria das Relações Humanas é uma corrente administrativa que enfatiza as pessoas,a organização informal e os agentes existentes na organização, opondo-se às Terias Clássica e Burocrática que focavam com grande propriedade as funções e a estrutura organizacional.

Qual Teoria coloca ênfase nas tarefas?

ÊNFASE NAS TAREFAS é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais, como no caso da Administração Científica.

Quem fundou a Teoria Contingencial?

Considerou-se a variável contingencial da estrutura organizacional, evidenciada na teoria da contingência por Burns e Stalker (1961) e Lawrence e Lorsch (1967), a qual trata de separar as organizações entre mecânicas e orgânicas.

Artigo anterior
Qual planta fecha as folhas à noite?
Artigo seguinte
Como deixar a sola do tenis mais aderente?