Quais são os exercícios de flexibilidade?

Perguntado por: Madalena Ariana Lopes Branco  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 5/5 (54 avaliações)

Exercícios para aumentar a flexibilidade corporal
  • 1) Alongamento de ombros puxando para frente.
  • 2) Alongamento de ombros puxando para trás.
  • 3) Alongamento de peitoral passivo.
  • 4) Alongamento de isquiotibiais passivo.
  • 5)Alongamento quadríceps.
  • 6) Abertura de pernas com flexão lateral.
  • 7) Flexão coxo-femural.

O que são exercícios de flexibilidade?

Os exercícios de flexibilidade, como o próprio nome diz, ajudam a aumentar o alongamento dos músculos, melhorando a amplitude dos movimentos. Mais flexibilidade também é importante para ajudar na prevenção de possíveis dores após o treino.

Quais são os exercícios de flexibilidade *?

Lista De Exercícios Para Ganhar Flexibilidade
  1. Alongamento de ombro puxando para frente. ...
  2. Alongamento de ombro com puxada para trás. ...
  3. Alongamento de peitoral. ...
  4. Alongamento de isquiotibiais. ...
  5. Alongamento quadríceps. ...
  6. Abertura de perna com flexão lateral. ...
  7. Flexão coxo-femural. ...
  8. Alongamento de glúteo.

Quais são os tipos de flexibilidade?

Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.

Qual melhor atividade física para flexibilidade?

Yoga. O yoga, assim como as demais atividades, pode ser um grande aliado na busca pela flexibilidade. A prática conta com asanas (posturas) que trabalham os músculos e as articulações, contribuindo para um corpo mais flexível.

COMO FAZER DE 5 A 10 MIL MESMO SEM EXPERIÊNCIA ALGUMA | SUA NOVA PROFISSÃO

34 questões relacionadas encontradas

Como tornar o corpo mais flexível?

O ideal é que o alongamento fique no fim da rotina de exercícios.
  1. Caminhar ou correr por cinco minutos antes dos alongamentos já é mais do que suficiente para aquecer o corpo inteiro.
  2. Alongamentos leves e dinâmicos, como os afundos, também são bons antes de começar pra valer.

Qual é a diferença entre a flexibilidade ativa e passiva?

Tipos de Flexibilidade:

Ativa - é a máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária. Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.

O que é flexibilidade passiva?

Flexibilidade passiva é a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando forças externas, por exemplo: peso do corpo, a ajuda de um parceiro, o uso de aparelhos, entre outros. Isto é o que vem à mente quando a maioria das pessoas pensam sobre flexibilidade.

Quais são os componentes da flexibilidade?

Uma boa flexibilidade é resultado de mobilidade das articulações e elasticidade dos músculos, possibilitando movimentos amplos e sem dor. Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular.

Quais são exercícios Aerobicos?

Exemplos de atividades aeróbicas: subir e descer escadas; caminhadas e corridas; pular corda; pedalada; dança. – Controle das taxas de saúde. Os exercícios anaeróbicos utilizam uma forma de energia que independe do uso do oxigênio.

Quais são os exercícios de agilidade?

8 exercícios de agilidade para você experimentar
  1. Escada de agilidade para a velocidade. ...
  2. Corrida com elevação de joelhos para ajudar a melhorar a coordenação e a velocidade. ...
  3. 3. Box Jumps para músculos dos quadris, glúteos e isquiotibiais. ...
  4. Obstáculos de agilidade para ajudar a melhorar sua velocidade.

Qual é a flexibilidade?

Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

Qual a importância dos exercícios de flexibilidade?

Além de diminuir o risco de lesões a flexibilidade tem outros benefícios: redução das tensões musculares, melhora da capacidade de coordenação e consciência corporal, aumento da circulação sanguínea local e diminuição do gasto energético.

O que é flexibilidade e quais seus benefícios?

Segundo Weinek (2003), “flexibilidade é a capacidade de um indivíduo de executar movimentos de grande amplitude”. Atividades do dia a dia como levantar, sentar, pegar um objeto, subir escadas, entrar e sair do carro ou do ônibus, exigem um certo grau de flexibilidade para que sejam executadas com facilidade.

Quais são os 5 fatores que influenciam na flexibilidade do indivíduo?

Os fatores endógenos influenciadores dos graus de flexibilidade são: idade, sexo, somatótipo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, e os exógenos são a temperatura ambiente e a hora do dia (Blanke D.

Quais são as características da flexibilidade?

Flexibilidade é a característica do que é flexível, ou seja, aquilo que consegue se dobrar com facilidade; maleável. Também pode significar algo que se move com facilidade e agilidade, ou que possui fácil manuseio.

Qual é o objetivo da flexibilidade?

A flexibilidade é uma capacidade física onde o indivíduo pode realizar movimentos com maior amplitude articular, podendo realizar movimentos com um ângulo maior, com mais conforto na realização dos mesmos e proporcionando assim um bem-estar mais elevado.

O que é flexibilidade relativa?

A “flexibilidade relativa compensatória” é um conceito enfatizado por Sahrmann (2002), com base na suposição de que, para alcan- çar determinado limite de movimento, o corpo se move pelo ponto de menor resistência. Esse ponto é a área de maior flexibilidade relativa.

O que é ser uma pessoa flexível?

Flexível é aquela pessoa que tem em mente o objetivo e trabalha no sentido de identificar caminhos para atingi-los.

O que é a flexibilidade cognitiva?

A flexibilidade cognitiva é a capacidade de “pensar fora da caixa”. Ou seja, a capacidade de buscar soluções menos obvias para a resolução de um problema. Ou melhor, pensar em diferentes estratégias para chegar a um mesmo objetivo.

Qual é a diferença entre flexibilidade e elasticidade?

Enquanto flexibilidade está relacionada com a amplitude de movimento da articulação, o alongamento refere-se à elasticidade muscular.

Qual a diferença entre flexibilidade geral e específica?

a) Flexibilidade geral: observada em todos os movimentos de uma pessoa englobando as suas articulações (juntas); b) Flexibilidade específica: refere-se a um ou alguns movimentos realizados em determinadas articulações (juntas).

Qual o sinônimo da palavra flexibilidade?

Qualidade do que é flexível, maleável, ágil: 1 agilidade, maleabilidade, elasticidade, ligeireza, plasticidade, versatilidade, destreza. Qualidade de quem é compreensivo: 2 tolerância, transigência, condescendência, brandura, complacência, compreensão, contemporização, docilidade, indulgência, obediência, submissão.

É possível ficar flexível?

Não se engane, é possível ser flexível, basta ter força de vontade e ser regrado. O importante é respeitar o limite do seu corpo. Se não consegue fazer alguma postura ou exercício, ao realizar determinada prática, não force, pois o crescimento é gradual.

Quanto tempo demora para ser flexível?

O tempo necessário para alcançar o objetivo vai depender da flexibilidade inicial da pessoa. Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente.

Artigo anterior
Quais são os três pontos para fazer a baliza?
Artigo seguinte
O que é o impacto social de uma empresa?