Quais são os exames periodontais?

Perguntado por: Filipe Matias Brito  |  Última atualização: 5. November 2024
Pontuação: 4.2/5 (7 avaliações)

Além da avaliação clínica usando uma sonda periodontal, radiografias também devem ser realizadas para a avaliação da condição do tecido ósseo.
  • Exame clínico. ...
  • Exame periodontal básico. ...
  • Periograma. ...
  • Achados do raio-X. ...
  • Teste microbiológico. ...
  • Classificação da doença periodontal.

Como é realizado o diagnóstico em periodontia?

O diagnóstico baseia-se em inspeção, exploração do periodonto e nas radiografias. O tratamento envolve limpeza dental que se estende sob os tecidos gengivais e programa domiciliar rigoroso de higiene bucal. Casos avançados podem requerer antibióticos e cirurgia.

Qual radiografia para periodontia?

CONCLUSÃO: O exame periapical pode ser considerado o melhor método radiográfico para avaliar o nível da perda óssea alveolar e, por conseguinte, ajudar no diagnóstico da doença periodontal.

O que é avaliação periodontal?

Exame periodontal básico

É uma forma simples de determinar se existe gengivite ou de detectar periodontite. Utilizando uma sonda gengival (sonda periodontal), a profundidade de penetração na linha gengival é medida com suavidade e precisão.

Quais os índices para avaliar as doenças periodontais?

O Índice Periodontal Comunitário (IPC) foi obtido por meio da sondagem do sulco gengival ou bolsa periodontal de seis pontos, em cada um dos 10 dentes-índice (17, 16, 11, 26, 27, 37, 36, 31, 46 e 47), sendo que o IPC permite avaliar a condição periodon-tal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa.

Nova classificação da periodontite | PERIODONTIA

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de doenças periodontais?

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.

Quais são as 3 principais doenças Necrosantes na periodontia?

As formas de doenças periodontais necrosantes envolvem a gengivite ulcerativa necrosante (GUN), a periodontite ulcerativa necrosante (PUN) e a estomatite necrosante, cujo tratamento com agentes antimicrobianos de ação local e sistêmica parece ser um importante adjunto para o controle dessas patologias.

Qual exame detecta gengivite?

Quem tem gengivite sabe o quanto essa inflamação incomoda, não se consegue escovar os dentes direito, porque há dor e sangramento, sem falar no mau hálito e na gengiva avermelhada que indica o grau da inflamação.

Como diagnosticar Periograma?

O diagnóstico é realizado por um exame chamado de Periograma, feito pelo Periodontista. Usamos em nossa clínica um Periograma Digital utilizado na Universidade de Bern (Suiça) para mapeamento da Doença Periodontal, avaliando todos os índices de placa e sangramento, profundidades de bolsas e retrações gengivais.

O que é PCS em Periodontia?

A PCS representa a medida que vai da margem gengival até a porção mais apical da sonda periodontal; já o NCI reflete a distância da junção esmalte-cemento até a porção mais apical da file:///D|/2000/jan_jun/bas_fund/bas_fund.html (5 of 12)16/10/2007 13:42:21 Page 6 Bases fundamentais do plano de tratamento periodontal. ...

O que é RTG em Periodontia?

A regeneração tecidual guiada (RTG) é utilizada na Periodontia com o objetivo de aumentar a inserção do periodonto de dentes gravemente comprometidos e diminuir a profundidade da bolsa, facilitando a manutenção destes.

Quais os tipos de exames radiológicos usados na odontologia?

Quais os principais tipos de radiografia odontológica?
  • Panorâmica. As radiografias panorâmicas mostram toda a área da boca, ou seja, todos os dentes da mandíbula superior e inferior, em uma única imagem. ...
  • Projeção cefalométrica lateral. ...
  • Interproximal. ...
  • Sialografia. ...
  • Oclusal. ...
  • Tomografia computadorizada.

Qual a diferença da radiografia panorâmica e periapical?

Qual a diferença entre radiografia panorâmica e periapical? A grande diferença entre a radiografia panorâmica e a periapical é a área de abrangência de ambas. Na panorâmica é possível observar todos os dentes e anexos e na periapical é possível observar com detalhes apenas alguns dentes de cada vez.

Qual o melhor tratamento para doença periodontal?

Como funciona o tratamento? Como mencionamos acima, a doença periodontal pode ser tratada através de limpeza ou profilaxia realizada por profissional capacitado. Na maioria das vezes, quando ainda está em um primeiro estágio, uma raspagem simples normalmente já oferece resultados surpreendentes.

Como fazer mapeamento periodontal?

Geralmente, são sondadas todas as faces do elemento dental, anotando-se quais estão sangrando à sondagem e quais não estão sangrando. Também podem ser anotadas a profundidade à sondagem de todas as faces que foram sondadas.

Como a periodontite é tratada?

O tratamento periodontal consiste em uma limpeza profissional com raspagem e remoção da placa bacteriana e do tártaro acumulados nos dentes e na borda das gengivas. Também é feito o alisamento da raiz (remoção de cálculos na raiz). O paciente é orientado a manter higiene oral doméstica adequada.

Quanto custa uma consulta com periodontista?

Qual o Preço do Tratamento Periodontal completo? O Valor do Tratamento Periodontal varia de acordo com o número de sessões, portanto varia de acordo com o grau de acometimento dos tecidos periodontais. O Preço do Tratamento Periodontal varia no mercado de R$350,00 à R$1.500,00.

Quais as limitações do exame radiográfico em Periodontia?

No entanto a grande limitação da radiografia reside no fato de que este exame propicia uma imagem bidimensional de uma estrutura tridimensional, implicando no ocultamente de estruturas anatômicas durante a inspeção visual da imagem (REDDY, 1992).

Qual o tipo de doença periodontal mais comum?

Há dois tipos da doenças que são consideradas mais comuns:
  • Gengivite — inflamação da margem gengival;
  • Periodontite — inflamação que afeta os ossos e tecidos dos dentes.

Qual a periodontite mais grave?

Periodontite crônica

Este tipo é causado pelo acúmulo de placa e envolve uma deterioração lenta . Pode melhorar e piorar com o tempo, mas causa destruição nas gengivas e ossos e perda de dentes se não for tratada .

Como saber se estou com gengivite ou periodontite?

Um quadro de gengivite, por exemplo, costuma apresentar inchaço, vermelhidão e sangramento espontâneo no tecido gengival. Já a periodontite, esses sintomas tendem a ser mais intensos e acompanhados de outros, como mau hálito persistente, alteração no paladar e dentes alongados devido à retração gengival.

Qual a bactéria que causa periodontite?

A Porphyromonas gingivalis é uma bactéria anaeróbia, ou seja, um tipo de bactéria que não necessita de oxigênio para se desenvolver. Por esse motivo, esse tipo de bactéria se aloja abaixo das bolsas de inflamação na gengiva, ocasionando periodontite e gengivite.

Quais as bactérias da periodontite?

Socransky e Haffajee (1994) sugeriram que a microbiota associada à periodontite ativa consiste basicamente em um número aumentado de Actinobacillus actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermedia, Bacteroides forsythus, Campylobacter rectus, Eubacterium nodatum e Treponema spp.

Tem cura para doença periodontal?

Felizmente, a periodontite tem cura. Contudo, o tratamento não é igual para todos os pacientes.

Artigo anterior
Qual a vida útil de um teclado?
Artigo seguinte
Quanto tempo antes do voo ryanair?