Quais são os estatutos da juventude?
Perguntado por: Núria Beatriz Carneiro | Última atualização: 29. April 2022Pontuação: 4.9/5 (72 avaliações)
O documento prevê direitos específicos para a juventude, como o Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito à Cultura; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; Direito à Cidadania, à ...
Qual é o Estatuto da Juventude?
Em agosto de 2013 foi instituído o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852). O documento se tornou um marco da defesa de direitos dos jovens e contempla mais de 50 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos. A lei dispõe sobre os princípios e diretrizes das políticas públicas específicas para esta faixa etária.
Quantos direitos são previstos no Estatuto da Juventude?
Ao todo, são 11 os direitos previstos no Estatuto da Juventude: Direito à Diversidade e à Igualdade. Direito ao Desporto e ao Lazer. Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão.
Quais são os direitos da juventude?
- Direito à vida e à saúde. ...
- Direito à liberdade, ao respeito e à diversidade. ...
- Direito à cultura, esporte e lazer. ...
- Direitos sociais e políticos. ...
- Direitos das crianças, adolescentes e jovens à educação. ...
- Direito ao acesso à Justiça.
Qual é o principal objetivo do Estatuto da Juventude?
Uma lei que determina os direitos dos 51 milhões de jovens brasileiros. O estatuto da juventude, que está em vigor desde 2014, determina o que o Estado brasileiro deve garantir às pessoas de 15 a 29 anos e induz a criação de políticas públicas para essa população.
Conheça o Estatuto da Juventude - Conexão - Canal Futura
Qual o objetivo do Estatuto?
Para que serve o Estatuto? Estatuto refere-se a normas jurídicas cuja característica comum é a de regular as relações de pessoas físicas e jurídicas, que têm em comum pertencerem a um território ou sociedade. São preceitos legais e servem para regular a sociedade.
Quais os 11 direitos do Estatuto da Juventude?
- Direito à Diversidade e à Igualdade; ...
- Direito ao Desporto e ao Lazer. ...
- Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão. ...
- Direito à Cultura. ...
- Direito ao Território e à Mobilidade. ...
- Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.
Quais são os direitos e deveres dos jovens?
A norma estabelece direito a várias áreas, como ao trabalho, educação, saúde, mobilidade, cultura, recreação e reinserção social. Já com relação aos deveres, a medida estabelece que todo jovem deve respeitar a defesa da paz, pluralismo político e religioso, dignidade da pessoa humana, tolerância às diversidades.
Quais são seus direitos e deveres enquanto jovem?
- Ser respeitado/a(s), independentemente de se ser rapaz ou rapariga, da idade, nacionalidade e origens culturais.
- Dar a nossa opinião.
- Estabelecer os nossos limites.
- Dizer Não.
- Decidir e escolher livremente, sem pressões.
- Ter outros amigos.
- Passar tempo com as pessoas de quem gostamos.
Como são garantidos os direitos dos jovens?
O Estatuto da Juventude (lei 12.852/2013), sancionado pela Presidência da República no dia 5 de agosto, assegura diversos direitos das e dos jovens de 15 a 29 anos, além de definir princípios e diretrizes para as políticas públicas de juventude.
Quais os direitos da Educação o jovem deve ter segundo o Estatuto da Juventude?
O jovem tem direito à cultura, incluindo a livre criação, o acesso aos bens e serviços culturais e a participação nas decisões de política cultural, à identidade e diversidade cultural e à memória social.
Como funciona o direito à diversidade e à igualdade?
Art. 17 - O jovem tem direito à diversidade e à igualdade de direitos e oportunidades e não será discriminado por motivo de: I - etnia, raça, cor da pele, cultura, origem, idade e sexo; II- orientação sexual, idioma ou religião; III- opinião, deficiência e condição social e econômica.
Qual a importância dos direitos dos jovens?
Crianças e adolescentes têm os mesmos direitos humanos gerais que os adultos e também direitos específicos que reconhecem suas necessidades especiais. As crianças e os adolescentes não são propriedade de seus pais nem são objetos indefesos de caridade. Eles são seres humanos e são sujeitos de seus próprios direitos.
Qual a diferença do ECA para o Estatuto da Juventude?
O Estatuto da Juventude reafirma o ECA definindo a população jovem como detentora de direitos resguardados pelo Estado, como a identificação de que os jovens/adolescentes até os 17 anos são inimputáveis para tratamento prisional em regime fechado na mesma condição de adulto.
Quais são os direitos e deveres enquanto jovem e depois de adulto?
- Escolher os governantes do país;
- Cumprir todas as leis e a Constituição;
- Proteger o meio ambiente e todo o patrimônio público e social do Brasil;
- Respeitar os direitos das outras pessoas;
- Fazer as contribuições tributárias e previdenciárias devidas;
- Educar e proteger os seus semelhantes; e.
O que são os direitos e deveres?
Direito é tudo o que você pode fazer. Já dever são as obrigações ligadas a isso. Por exemplo, você tem o direito de levar seu cachorro para passear, mas tem o dever de limpar a sujeira que ele faz. As regras – direitos e deveres – são fundamentais para qualquer coisa que fazemos na vida.
O que é direito e o que é dever?
Direito é liberdade para o sujeito escolher entre condutas opostas; poder para impor a sua vontade ao outro; e faculdade para decidir se algo que lhe é devido interessa ou não. No plano oposto, dever não é apenas a conduta obrigacional de entregar ou receber algo, mas também a submissão ao poder e à faculdade alheia.
Qual o objetivo do Estatuto da Pessoa com Deficiência?
Como principais objetivos do Estatuto da Pessoa com Deficiência tem-se: garantir benefícios que reduzam a falta da acessibilidade e apresentar medidas que possam aumentar a igualdade e inclusão social dessas pessoas.
Qual foi o objetivo da criação do Estatuto do Idoso?
Nesse sentido, o Estatuto do Idoso é uma Lei Federal, de nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, isto é, uma Lei Orgânica do Estado Brasileiro destinada a regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que vivem no país.
O que é o estatuto das Cidades e qual sua finalidade?
No Direito, o Estatuto da Cidade é o conjunto de normas jurídicas ou a Lei nº 10.257/2001, que estabelece as diretrizes para a política urbana disposta na Constituição Federal de 1988. Essas normas surgiram como projeto de lei no mesmo ano da Carta Magna, em proposição do senador Pompeu de Sousa.
Qual a importância dos jovens?
Em resumo: a importância da juventude reside exatamente no fato de ser um tempo de transição e amadurecimento pessoal. Esse estágio abre para o indivíduo um novo mundo de possibilidades, despertando, assim, sua sensibilidade a questões mais profundas sobre a sociedade e seu entorno.
Qual a importância dos jovens na sociedade atual?
Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!
Quais os benefícios para os jovens e para a sociedade?
Essas medidas têm que englobar, entre outros direitos, a saúde, habitação, segurança, segurança alimentar e geração de emprego para a família, além das ações específicas como combater a exploração do trabalho infantil; a proteção à gravidez na adolescência; a educação de qualidade e a qualificação profissional.
O que é diversidade e igualdade?
A igualdade de oportunidades tem que ver com uma visão das pessoas justa e sem preconceitos e com a criação de condições no local de trabalho e na sociedade que incentivem e valorizem a diversidade e promovam a dignidade.
O que é o direito à diversidade?
O direito à diversidade cultural foi incorporado à constituição brasileira de 1988 e, doravante, trata-se de se conquistar a organização de programas capazes de assegurar a sua efetividade. O judiciário brasileiro poderá contribuir no processo de construção social e jurídica do direito à diversidade cultural.