Quais são os equipamentos para apicultura?

Perguntado por: Inês Fabiana de Alves  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)

  • EQUIPAMENTOS.
  • Martelo de Marceneiro e Alicate.
  • Arame.
  • Esticador de Arame.
  • Carretilha de Apicultor.
  • Incrustador Elétrico de Cera.
  • Limpador de Canaleta.
  • Fumigador.

Quais são os equipamentos utilizados na apicultura?

Os instrumentos de trabalho de um apicultor englobam:
  • Fumigador. Trata-se de um equipamento próprio para gerar fumaça. ...
  • Formão do Apicultor. Feito de metal, deve ter cerca de 20 cm de comprimento. ...
  • Raspador. ...
  • Centrífuga. ...
  • Espanador. ...
  • Faca. ...
  • Saca-quadros (levanta-quadros) ...
  • Enxada.

Quais equipamentos ou produtos necessários na criação de abelhas?

-Fumigador ou fole – é o principal equipamento para o trabalho nas colmeias. Sua função é diminuir a agressividade das abelhas. A fumaça é utilizada, principalmente, para criar a falsa impressão de um incêndio na colmeia e fazer com que as abelhas encham o estômago com mel para poderem fugir.

Quais são os principais equipamentos de proteção individual EPIs utilizados na apicultura?

Macacão para apicultura e outros EPIs
  • Máscara respiratória semifacial;
  • Repelente contra inseto;
  • Botina de amarrar bi-densidade;
  • Fita zebrada de sinalização;
  • Luva de procedimento látex;
  • Capa de chuva PVC;
  • Camisa de Brim;
  • Luva de malha de aço.

Quais são os equipamentos de proteção utilizados durante o trabalho com as abelhas?

Brim, poliéster, microfibra, gabardine, albene e nylon, sendo os dois últimos os mais indicados, pois não permitem que as abelhas introduzam o ferrão na trama do tecido, impedindo que morram pela per- da do ferrão e consequente desestímulo ao ataque massivo, o que preserva o potencial produtivo dos enxames e protege o ...

Acessórias e EPI P/ Apicultura

37 questões relacionadas encontradas

Quais são os equipamentos básicos para que se possa iniciar as atividades com as abelhas?

É composta de um macacão, botas, luvas e uma máscara. Normalmente essa vestimenta é clara já que as abelhas tem sensibilidade a tonalidades escuras – caso o apicultor utilize vestimentas escuras ele pode acabar provocando as abelhas e o resultado não é positivo.

O que é uma melgueira?

Melgueiras (ou sobrecaixas) são destinadas apenas à produção de mel, para que os seus quadros não contenham também crias e pólen. Geralmente são mais baixas que os ninhos e formam os andares mais altos do “prédio”.

Qual a importância dos EPI utilizados na apicultura para manejo das caixas?

É utilizado pelo apicultor para auxiliá-lo na abertura da caixa (desgrudando a tampa), remoção dos quadros, limpeza da colmeia, raspagem da própolis de peças da colmeia (tampa, fundo, etc.), remoção de traças, etc.

Quais indumentárias são necessárias para o manejo do apiário?

Indumentária (EPI), fumigador, quadros com cera alveolada, formão. A alimentação será necessária em época de pouca florada. Os enxames fracos podem ser fortalecidos com introdução de favos com cria operculadas retiradas de outras colmeias mais fortes.

Qual a importância da padronização dos materiais e utensílios em apicultura?

A importância da padronização de colmeias em campo está nas facilidades de manejo que isso proporciona, assim como a durabilidade e a robustez do material que receberá um enxame de abelhas. A madeira utilizada para a construção de colmeias sempre foi o ponto chave do processo.

Como começar a criação de abelhas?

Para começar a criação de abelhas é necessário dispor de uma área verde para a instalação do apiário, de preferência na zona rural e com pelo menos 1500 m², uma vez que as abelhas se afastam da colmeia para buscar flores. Além disso, deve haver uma fonte de água a menos de 500 metros da colmeia.

Quais os materiais utilizados para a extração e comercialização do mel?

Recomenda-se exclusivamente o uso de resíduos de origem vegetal, como a maravalha ou serragem de madeira não-tratada, e que não apresente forte odor quando queimada.

Como é feita uma colmeia de abelhas?

As abelhas constroem os alvéolos sempre no formato hexagonal porque ele usa menos cera e aproveita ao máximo o espaço da colmeia. As paredes dos alvéolos são erguidas com uma elevação de 4 a 9° para que o mel não venha a escorrer e as larvas não caiam.

O que um apicultor deve vestir e usar na visita?

Dessa forma, para trabalhar com abelhas, o apicultor deve, antes de mais nada, estar adequadamente vestido, para defender-se de eventuais picadas.
  1. Vestimenta. A vestimenta básica é composta por uma máscara, um macacão, um par de luvas e. ...
  2. Instrumentos. ...
  3. Instalação de apiário. ...
  4. Captura de enxames. ...
  5. Pastagem apícola.

Quais são os tipos de apicultura?

Para isso há vários métodos, que devem ser adequados ao tipo de apicultura em causa: apicultura intensiva, profissional ou amadora. A segunda operação é a desoperculação, ou seja, a retirada dos opérculos dos favos cheios de mel.

Quais são os tipos de colmeias?

Colmeias padronizadas
  • Colmeia Langstroth: Foi desenvolvida por Lorenzo Langstroth (Norte Americano), esta é o modelo de caixa mais utilizados no Brasil. ...
  • Colmeia Schenk: Foi desenvolvida por Emílio Schenk (Brasileiro)
  • Colmeia Schirmer: Foi desenvolvida por Bruno Schirmer (Brasileiro)

O que é manejo das abelhas?

Manejo produtivo das colmeias

Existência de espaço suficiente para o desenvolvimento da colmeia e armazenamento do alimento; Presença de realeira; Sinais de ocorrência de doenças, pragas ou predadores; Estado de conservação de quadros, caixas, fundos, tampas e suportes das colmeias.

O que é manejo na apicultura?

Manejo e qualificação são fatores primordiais para o sucesso da apicultura. Criar abelhas é uma arte, mas não basta ter apenas algumas colmeias para ser um apicultor. ... O clima, o lugar, o pasto apícola, a rainha, tudo influencia na produção do apiário. O clima ideal é aquele com estações secas e úmidas bem definidas.

Que tipo de material pode ser utilizado no fumigador para a produção de fumaça?

O material para queima no fumigador deve ser de origem vegetal e livre de contaminantes, devendo proporcio- nar fumaça fria, densa e sem cheiro forte. Sugere-se o uso de serragem, raspa de madeira, gravetos, cascas de árvores, desde que isentos de contaminantes.

Qual a importância do manejo de manutenção das colmeias?

Manutenção das colmeias

Um dos principais desafios para o apicultor é garantir a continuidade de suas colmeias nos períodos em que ocorre escassez de alimentos, como ao final das floradas. Nessas ocasiões, a perda do enxame pode chegar a 40%.

Por que devemos fornecer alimentação de subsistência para uma colmeia?

Alimentação de manutenção ou subsistência que é fornecida nos períodos de ausência de floradas, quando os enxames não conseguem obter alimento na natureza. Tem a finalidade de manter os enxames nutridos até o início da próxima florada.

Qual a importância da descoberta do espaço abelha para apicultura?

A medida entre esses dois espaços Langstroth chamou de “espaço abelha”, que é o menor espaço livre existente no interior da colméia e por onde podem passar duas abelhas ao mesmo tempo. Essa descoberta simples foi uma das chaves para o desenvolvimento da apicultura racional.

Quanto de mel produz uma melgueira?

Com dez quadros, dificilmente você terá l ,2 kg de mel por quadro; mas com oito quadros o peso de cada um, em mel, chegará a 2 kg. O que corresponde a 16 kg de mel por melgueira.

Porque os alvéolos das colmeias são hexagonais?

Pois é, as abelhas constroem os favos de mel em formato de círculo e os colocam lado a lado, nas chamadas “fileiras”, onde ficam o pólen e o mel. Com o calor gerado por todo esse trabalho das abelhas-operárias, os círculos de mel derretem-se, dando origem ao conhecido padrão hexagonal dos favos.

Quando devo colocar uma melgueira na colmeia?

Uma colméia está pronta para receber uma melgueira quando esta tem de 8 a 10 quadros povoados, ou seja, quando se abre uma caixa e a colméia tem 8 ou 10 quadros cobertos de abelhas, com vários quadros de cria operculados e está realmente em franco desenvolvimento, ou seja, em crescimento.

Artigo anterior
Qual o procedimento deve ser realizado na falta de produto para o paciente na minha farmácia?
Artigo seguinte
Quais são os direitos do réu?