Quais são os elementos que compõem um artigo científico?

Perguntado por: Matheus Cláudio Vicente Melo  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (19 avaliações)

Estrutura do artigo científico
  • Título. Inicialmente, um bom título deve informar de forma clara qual é o tema e o objetivo do artigo. ...
  • Nome dos autores. ...
  • Epígrafe (facultativa) ...
  • Resumo e Abstract. ...
  • Palavras-chave e Keyword. ...
  • Conteúdo do artigo científico. ...
  • Referências bibliográficas do artigo científico.

Quais são os elementos de um artigo científico?

Elementos textuais do artigo científico

Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.

Qual a ordem de um artigo científico?

Uma estratégia recomendada é escrever o seu artigo na seguinte ordem:
  1. Materiais e Métodos.
  2. Resultados. Essas duas seções podem ser escritas primeiro, conforme você esteja fazendo os seus experimentos e coletando os resultados.
  3. Introdução.
  4. Discussão.
  5. Conclusão. ...
  6. Título.
  7. Resumo.

O que tem que ter um artigo?

O artigo completo deve conter no mínimo 12 (doze) páginas e não deve exceder 15 (quinze) páginas, incluindo a bibliografia, os anexos, as notas, as tabelas e quadros. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. O tamanho de página deve ser A4.

Como escrever um artigo original?

O artigo deve conter no mínimo 12 e, no máximo, 20 páginas, e deve ser composto pelas seguintes partes: 1) título; 2) nome dos autores; 3) resumo; 4) abstract; 5) palavras- chaves; 6) introdução; 7) revisão de literatura ou referencial teórico; 8) material e métodos ou aspectos metodológicos; 9) resultados e discussão; ...

Artigo Científico: conhecendo a sua estrutura

26 questões relacionadas encontradas

Como fazer um artigo exemplos?

SOBRENOME, Prenome (do autor do artigo). Título: subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico, local, número do volume, número do fascículo, páginas inicial- final, mês e ano.

Como é dividido o artigo?

Representa o corpo do texto propriamente dito e está dividido em três partes: Introdução: a introdução é a parte inicial que apresenta o tema, a abordagem, a metodologia e os objetivos da pesquisa. Desenvolvimento: essa é a maior parte do artigo em que é explorada a fundamentação teórica do trabalho e a metodologia.

Qual é a estrutura de um texto científico?

Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Quais são os itens que compõem os elementos textuais?

Os elementos textuais são o desenvolvimento do conteúdo do trabalho propriamente dito. Têm três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão, além de outras subdivisões que enriquecem o trabalho de pesquisa.

São elementos pré-textuais de um artigo científico?

Segundo a ABNT, os elementos pré-textuais obrigatórios são: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo em português, resumo em língua estrangeira (abstract) e sumário. Existem ainda os elementos pré-textuais opcionais: dedicatória, agradecimento, epígrafe, lista de abreviações e siglas.

Quais são os elementos textuais ABNT?

Elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão. Qualquer projeto acadêmico regulado pelas normas ABNT conta com itens Pré-textuais, Textuais e Pós-textuais. Esta divisão proposta pela Associação favorece a organização dos escritos científicos e garante o bom entendimento dos conceitos apresentados.

O que os elementos textuais compreendem?

Os elementos textuais compreendem: Alternativas: a) Capa, folha de rosto, lista de ilustrações, lista de tabelas e sumário. ... c) Sumário, introdução, objetivos, metodologia e cronograma.

Quais são os elementos textuais pré-textuais e pós-textuais?

Essas páginas são os elementos pré-textuais, ou seja, o sumário e tudo o que o antecede. A capa é o único elemento que não é nem contado nem numerado. A parte do trabalho que inclui os elementos pós-textuais (Referências, Glossário, Apêndice, Anexos e Índice) deve dar sequência à numeração da parte textual.

Quais são as principais características de um texto científico?

Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.

Qual é a estrutura de um texto de divulgação científica?

Estrutura Textual

Além do padrão básico estrutural dos textos dissertativos (introdução, desenvolvimento e conclusão), os textos de divulgação científica não possui uma forma rígida. ... Sumário: no sumário, serão apresentados os títulos de cada capítulo do texto e em qual página cada um se encontra.

Quais são os tipos de textos científicos?

TIPOS DE TEXTOS CIENTÍFICOS
  • De argumento teórico: quando o artigo apresenta argumentos favoráveis ou para contar um determinado assunto;
  • De análise: quando o autor-pesquisador busca descobrir a veracidade daquela informação;

Quais são os tipos de artigos que existem?

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

Como começar a escrever um artigo?

Estrutura do artigo de opinião

Introdução: é o início do texto, momento em que o autor apresenta e contextualiza o assunto que vai discutir. Desenvolvimento: é a parte central do artigo. Nos parágrafos seguintes o escritor pode abordar aspectos variados sobre assunto, apresentando e defendendo sua opinião.

Como elaborar um artigo científico passo a passo?

Em geral um artigo científico deve conter as seguintes seções:
  1. Título.
  2. Resumo.
  3. Introdução.
  4. Materiais e métodos.
  5. Resultados.
  6. Discussão.
  7. Conclusão.
  8. Agradecimentos.

O que é artigo científico exemplos?

“o artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Ou seja, o artigo científico é uma publicação que mostra os resultados de uma pesquisa.

Quais são elementos pré-textuais?

Elementos pré-textuais são aqueles que aparecem em trabalhos acadêmicos (como o TCC, por exemplo) antes do desenvolvimento do texto principal. A função desses componentes é contribuir para uma boa apresentação do trabalho, auxiliando em sua organização e na explanação das ideias.

O que faz parte do pré texto texto e pós texto?

Texto ou documento não elaborado pelo autor que serve de fundamentação, comprovação e ilustração para o desenvolvimento do trabalho. A paginação deve dar seguimento à do texto principal. Sua identificação deve ser feita por letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivos títulos.

Quais são os elementos pós-textuais de um TCC?

Os elementos pós-textuais do artigo científico são aqueles inseridos após o desenvolvimento, os quais se caracterizam por traços distintos. Como literalmente nos indica o prefixo “-pós”, inferimos que se trata daqueles elementos que se encontram depois do desenvolvimento do artigo.

Quais são os elementos que compõem um projeto de pesquisa?

Projeto de Pesquisa
  1. 1 – Escolha do tema. Por mais que pareça a parte crucial do trabalho, você não deverá concebê-la como algo natural, necessário. ...
  2. 2 – Problematização (problema) ...
  3. 3 – Justificativa. ...
  4. 4 – Definição dos objetivos. ...
  5. 5 – Hipóteses. ...
  6. 6 – Fundamentação teórica ou revisão de literatura.

Artigo anterior
O que fazer para ajudar seus pais?
Artigo seguinte
Como alterar margem no word?