Quais são os elementos que compõem a DRE?

Perguntado por: Lia Joana Domingues de Neto  |  Última atualização: 13. Januar 2022
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Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
  • Receita Bruta.
  • (-) Deduções e abatimentos.
  • (=) Receita Líquida.
  • (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  • (=) Lucro Bruto.
  • (-) Despesas com Vendas.
  • (-) Despesas Administrativas.
  • (-) Despesas Financeiras.

Qual a estrutura básica de um DRE?

Estrutura básica para DRE

A primeira linha traz a informação da Receita Bruta (de Vendas), que é a soma total do que sua empresa vendeu no período. A seguir, aparecem os Impostos que a sua empresa pagou ou vai pagar. A terceira linha é resultado da primeira menos (-) a segunda. Essa linha é chamada Receita Líquida.

Quais os elementos compõem a Demonstração do Resultado do Exercício DRE?

Estrutura de um DRE
  • (+) Receita de Vendas.
  • (-) Deduções e Impostos.
  • (=) Receita Líquida.
  • (-) Custo Variável (CPV ou CMV)
  • (=) Margem Bruta.
  • (-) Despesas Variáveis.
  • (=) Margem de Contribuição.
  • (-) Gastos com Pessoal.

O que é DRE e sua estrutura?

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.

Como funciona uma DRE?

DRE é a sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, um relatório que demonstra resumidamente quais foram as operações realizadas por uma empresa. Sendo assim, na DRE constam dados como receitas, investimentos, custos e despesas do negócio.

A importância do DRE - Simples Assim #17

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O que a DRE discrimina?

Com o auxílio do Balanço Patrimonial, a DRE discrimina cada uma das etapas percorridas pelas despesas e receitas do negócio, até, finalmente, chegarmos no Lucro Líquido do Exercício e o seu montante por ação do capital social, se for o caso de empresas de capital aberto.

Quais despesas entram no DRE?

Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira: Receita Bruta. (-) Deduções e abatimentos. (=) Receita Líquida.
...
6. Despesas Administrativas ou fixas
  • contas de aluguel;
  • água;
  • energia;
  • manutenção;
  • telefone em escritórios;
  • entre outros.

Como é constituído as contas na DRE Disserte sobre a estrutura a ordem e as contas que fazem parte da DRE até chegarmos ao lucro bruto?

Disserte sobre a estrutura, a ordem e as contas que fazem parte da DRE até chegarmos ao Lucro Bruto. Resposta Esperada: O Lucro Bruto é definido a partir da elaboração da Demonstração dos Resultados do Exercício - DRE: a) Vendas brutas - deduções das vendas canceladas, os abatimentos e os impostos.

Como Elaborar um DRE passo a passo?

5 passos para fazer uma DRE
  1. Siga um modelo de estrutura. O primeiro passo para fazer uma DRE é seguir uma estrutura base. ...
  2. Calcule a Receita Líquida. Inicie calculando a Receita Líquida do período. ...
  3. Calcule o Lucro Bruto. ...
  4. Desconte as despesas operacionais e financeiras. ...
  5. Encontre o Resultado Líquido.

Como fazer um DRE passo a passo?

Quais são os passos para elaborar uma DRE?
  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

Como desenvolver um DRE?

Como fazer a Demonstração do Resultado do Exercício?
  1. A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
  2. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

Como montar uma planilha DRE?

É preciso formatar cada uma das linhas e colunas do Excel com o formato necessário. Desse modo, não será preciso repetir o processo na hora de inserir os dados na DRE. Basta formatar as linhas e colunas de “Valor” como “Moeda”, a coluna “A” com formato “Geral”, e a linha de “Data” com formato de “Data Abreviada”.

Como fazer demonstração do resultado do exercício?

Para fazer a elaboração da DRE, sua estrutura deve conter:
  1. Receita Operacional Bruta de Vendas - todo o valor que a empresa faturou naquele exercício contábil.
  2. (-) Deduções da Receita Bruta - todos os abatimentos, impostos e devoluções incidentes sobre as vendas do período.

O que é importante na apuração da DRE de uma empresa da área da saúde com essas características?

Essa apuração do DRE confronta as receitas, despesas e os custos. ... Mas é importante que ele obedeça ao regime de competência, ou seja, as receitas e despesas precisam ser lançadas no período em que aconteceram e não após os pagamentos e recebimentos serem efetuados.

Quais são os elementos que compõem uma demonstração do resultado do exercício e quais as possíveis situações que fazem nascer tais contas?

1º Na determinação do resultado do exercício serão computados:
  • as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda;
  • os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

Quais são os cinco principais pontos que devem ser observados em um DRE?

Qual é a estrutura da DRE?
  • 1 – Receita de vendas. ...
  • 2 – Dedução de impostos. ...
  • 3 – Receita Líquida. ...
  • 4 – Custos de venda. ...
  • 5 – Lucro ou resultado bruto. ...
  • 6 – Despesas Administrativas ou fixas. ...
  • 7 – Despesas com vendas. ...
  • 8 – Despesas financeiras.

Quais são as contas que compõem o Ativo Circulante?

Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.

Quais são os tipos de Dre?

5. Principais termos da DRE
  • 5.1 Receita operacional. ...
  • 5.2 Vendas canceladas. ...
  • 5.3 Abatimento sobre vendas. ...
  • 5.4 Impostos que incidem sobre as vendas. ...
  • 5.5 Receita operacional líquida. ...
  • 5.6 Custo de serviços e mercadorias vendidos. ...
  • 5.7 Lucro bruto. ...
  • 5.8 Despesas operacionais.

Quem precisa realizar a DRE?

A DRE pode ser mensal, bimestral, semestral ou anual, dependendo do período a ser avaliado e frequência de análise da gestão. Sua versão anual é obrigatória para algumas empresas, mas todas podem se beneficiar da emissão do relatório para entender o desempenho financeiro do negócio e seus resultados econômicos.

O que é balanço patrimonial e a DRE?

O balanço patrimonial é a principal demonstração contábil e representa uma foto da companhia ao término do exercício, com um levantamento dos seus ativos e passivos. A DRE, por sua vez, apresenta a relação de receitas e despesas da empresa, trazendo o resultado do exercício (lucro ou prejuízo).

Qual é a finalidade da Demonstração do Resultado do Exercício DRE?

Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e ...

O que é DRE Excel?

O DRE, ou Demonstrativo de Resultado do Exercício, é um relatório que concentra a entrada e saída de dinheiro de uma empresa, num determinado intervalo de tempo, permitindo uma análise profunda dos custos que podem ser cortados e onde investir mais esforços.

O que é DRE na faculdade?

O DRE – Demonstração do resultado do exercício é um fundamento da visão empresarial que pode ajudar as escolas e faculdades e deve ser usado pelo gestor de forma a tornar a instituição mais eficiente, além do planejamento, organização de documentos, fluxo de caixa e relatórios, que são algumas das atividades do dia a ...

Qual a importância da DRE e Balanço Patrimonial?

Juntamente com o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, o DRE é o terceiro relatório mais importante para a gestão do negócio. Esses três documentos é que podem possibilitar uma avaliação completa acerca da saúde financeira do seu negócio e permite que você faça projetos e planos para a sua empresa.

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