Quais são os elementos essenciais da sentença no Juizado Especial?

Perguntado por: Sara Irina Neto Neto  |  Última atualização: 7. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

Quanto à forma, a sentença deve ter três partes (art. 489 do CPC), como elementos essenciais: [1] o relatório; [2] a fundamentação; [3] o dispositivo. [1] O RELATÓRIO.

Quais são os requisitos da sentença?

A sentença, que deverá ser clara e precisa, conterá: I - o relatório; II - os fundamentos de fato e de direito; III - a decisão. Parágrafo único. O relatório mencionará o nome das partes, o pedido, a defesa e o resumo dos respectivos fundamentos.

Quais são os elementos essenciais da sentença de acordo com o art 489 do CPC?

489 do CPC: 'São elementos essenciais da sentença: I - o relatório, que conterá os nomes das partes, a identificação do caso, com a suma do pedido e da contestação, e o registro das principais ocorrências havidas no andamento do processo; II - os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito; ...

Quais são as 3 partes da sentença?

Na verdade, o artigo trata de elementos, partes que devem integrar a estrutura da sentença, a saber: o relatório, os fundamentos ou motivação e a conclusão ou dispositivo.

O que deve constar no dispositivo da sentença?

O dispositivo expressa a conclusão do julgador acerca do acolhimento ou da rejeição do pedido formulado pelo autor ou de eventual pedido do réu e do interveniente e consiste na parte da sentença em que incidirá a autoridade da coisa julgada (arts.

Elementos da SENTENÇA: o que são RELATÓRIO, FUNDAMENTAÇÃO e DISPOSITIVO?

45 questões relacionadas encontradas

O que não pode faltar na sentença?

O que não pode faltar na sentença? Na verdade, o artigo trata de elementos, partes que devem integrar a estrutura da sentença, a saber: o relatório, os fundamentos ou motivação e a conclusão ou dispositivo.

Quais os dois elementos utilizados para definir a sentença?

Coisa Julgada e Dispositivo – Em regra, o dispositivo é a única parte da sentença que ficará acobertada pela coisa julgada material. Ausência – Sua ausência implica a inexistência do ato judicial, por se trata de um vício extremamente grave ( 900.561/SP).

O que diz o artigo 489 do CPC?

Está assim redigido o texto legal: “ Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que: [...] não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador ”.

O que caracteriza a sentença?

Conforme § 1º do artigo 203 do Código de Processo Civil, sentença é o pronunciamento em que o juiz encerra a fase de conhecimento do procedimento comum, ou seja, encerra o processo na 1ª instância, analisando ou não o mérito – a questão principal da ação.

Quais são os 4 tipos de sentenças?

Tipos de sentenças: - Afirmativas; - Negativas; - Imperativas; - Exclamativas; - Interrogativas.

O que vale é o dispositivo da sentença?

Nos termos do art. 504 do CPC , a parte da sentença que transita em julgado é o dispositivo, e não seus motivos e fundamentos.

O que é o dispositivo da sentença?

O dispositivo da sentença ou acórdão é a conclusão, a decisão ou parte final; enfim, o desfecho da demanda, onde, aplicando a lei ao caso concreto, o julgador acolhe ou rejeita o pedido formulado pela parte.

O que faz coisa julgada e o dispositivo?

Nos termos do art. 469 do Código de Processo Civil , a coisa julgada é a conclusão do raciocínio do juiz, expressa no dispositivo da sentença, porém, somente o dispositivo da sentença faz coisa julgada.

Quando a sentença é nula?

Nula é a sentença sem a devida fundamentação em questão essencial ao julgamento da ação, tipificando-se a violação ao art. 93 , IX , da CF , como também aos arts. 11 e 489 , § 1º , do CPC .

O que o juiz deve analisar na sentença?

Uma sentença judicial é uma decisão formal emitida pelo juiz após analisar as provas, argumentos e fundamentos legais apresentados pelas partes envolvidas em um processo judicial. Essa decisão pode ser favorável ou desfavorável a uma das partes, dependendo da interpretação e aplicação das leis ao caso concreto.

São elementos essenciais da sentença apenas o relatório é a fundamentação?

Os elementos essenciais da sentença são o relatório, a motivação e a decisão. Na fundamentação da sentença, o juiz descreve o pedido com as suas razões e especificações, as defesas apresentadas e os pontos controvertidos.

Quais são os dois tipos de sentença?

Sentença condenatória: "condena" o réu à prestação de uma obrigação. A ex: Imposição do dever de pagamento de perdas e danos, decorrentes da mora contratual. Sentença mandamental: contém uma ordem expedida para que alguma das partes cumpra um fazer ou um não fazer.

Quais são os tipos de sentença?

Podem ser: condenatórias, declaratórias e constitutivas. A rigor, todas as sentenças são, a um só tempo, condenatórias, declaratórias e constitutivas.

O que tem na sentença?

A sentença pode conter uma resolução de mérito, quando o juiz resolve a questão central da disputa, ou sem resolução de mérito, quando o processo é encerrado por outros motivos, como a falta de pressupostos processuais. Após a prolação da sentença, as partes são intimadas para que tomem ciência da decisão.

O que diz o artigo 373 do CPC?

373. O ônus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II - ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

O que diz o artigo 371 do CPC?

371. O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.

O que diz o artigo 355 do CPC?

Artigo 355

355. O juiz julgará antecipadamente o pedido, proferindo sentença com resolução de mérito, quando: I - não houver necessidade de produção de outras provas; II - o réu for revel, ocorrer o efeito previsto no art.

Em que consiste a fundamentação da sentença?

A motivação (ou fundamentação) é a parte decisória da sentença na qual o juiz apresenta uma explicação quanto aos fatos da causa, caso haja controvérsia quanto a estes, onde deverá demonstrar suas conclusões em torno do assunto em função das alegações das partes e das provas produzidas, e uma explicação a respeito do ...

O que é o princípio da fundamentação?

Trata-se de princípio que visa, por um lado, garantir a efetiva transparência da atuação dos órgãos jurisdicionais e, por outro, evitar arbitrariedades quando da prolação das decisões judiciais. A fundamentação tem por objetivo, igualmente, garantir racionalidade à atividade jurisdicional.

É nula sentença sem fundamentação?

Nula é a decisão sem qualquer fundamentação, tipificando-se a violação ao art. 93 , IX , da Constituição Federal , como também aos arts. 11 e 489 , § 1º , do Código de Processo Civil ( CPC ).

Artigo anterior
Como assistir Globo no Globoplay fora da área de cobertura?
Artigo seguinte
O que acontece quando o escapamento está furado?