Quais são os elementos do contrato administrativo?

Perguntado por: Luciana Juliana Oliveira de Antunes  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.8/5 (42 avaliações)

Os contratos administrativos são regidos pela Lei 8.666/93 e possuem como principais características: a) consensual; b) formal; c) oneroso; d) comutativo; e) realizado intuitu personae; f) geralmente precedido de licitação e g) possuir cláusulas exorbitantes (dentre as quais destaca-se a exigência de garantia; ...

Quais os elementos essenciais do contrato administrativo?

Ademais, além das cláusulas essenciais, todos os contratos deverão conter informações básicas, tais como:
  • Nome do órgão/entidade e seu respectivo representante;
  • Nome do particular contratado;
  • Finalidade do contrato;
  • Ato autorizador da lavratura do contrato;
  • Número do processo de licitação, dispensa ou inexigibilidade;

Quais são os tipos de contratos administrativos?

As modalidades dos contratos administrativos subdividem-se em cinco tipos específicos: contrato de obra pública (por empreitada ou por tarefa); contrato de serviço; contrato de fornecimento; contrato de gestão; e contrato de concessão.

O que é um contrato administrativo?

O contrato administrativo caracteriza-se por ser um acordo de vontades entre um particular (objetivando o lucro) e a Administração que se submetem ao regime jurídico de Direito Público, instruído por princípios publicísticos, contendo cláusulas exorbitantes e derrogatórias do direito comum.

São características do contrato administrativo exceto?

São características dos contratos administrativos, em que a Administração é parte sob regime jurídico publicístico, derrogatório e exorbitante do direito comum, EXCETO: a) Obediência à forma prescrita em lei.

Contratos Administrativos - Conceitos e Características I

30 questões relacionadas encontradas

Quais as características dos contratos?

Atualmente, o contrato, independente de sua espécie, é caracterizado como negócio jurídico com a finalidade de gerar obrigações entre as partes. Além disso, norteia três princípios fundamentais: autonomia das vontades, supremacia da ordem pública e obrigatoriedade.

Quais as principais características dos contratos administrativos explique resumidamente cada uma delas?

Os contratos administrativos são regidos pela Lei 8.666/93 e possuem como principais características: a) consensual; b) formal; c) oneroso; d) comutativo; e) realizado intuitu personae; f) geralmente precedido de licitação e g) possuir cláusulas exorbitantes (dentre as quais destaca-se a exigência de garantia; ...

Quais as características de um contrato administrativo?

Características

O contrato administrativo tem as seguintes características: formal, oneroso, comutativo e intuitu personae. É formal porque deve ser formulado por escrito e nos termos previstos em lei. Oneroso porque há remuneração relativa contraprestação do objeto do contrato.

Quem assina os contratos administrativos?

Quem assina o contrato pela Administração Pública (o ordenador da despesa dele decorrente), além de capacidade jurídica, deve dispor também de competência legal para firmar contratos, em nome da pessoa jurídica de direito público ou de direito privado que representa.

Como fazer um contrato administrativo?

Todo contrato administrativo deve estabelecer com muita clareza e detalhamento todas as condições para sua execução. As condições devem ser expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, sempre de acordo com os termos do edital.

São contratos administrativos típicos?

Os contratos administrativos entendidos como “típicos” são aqueles celebrados pela Administração Pública para atendimento de suas necessidades em conformidade com a Lei de Licitações, como, por exemplo, a prestação de serviços para manutenção do funcionamento do órgão público, ou dos interesses particulares, em relação ...

Quais são as espécies de contratos?

  • Depósito.
  • Doação.
  • Mandato.
  • Contrato de constituição de renda.
  • Contrato de Empreitada.
  • Contrato Estimatório.
  • Ação Revocatória.
  • Contrato de compromisso.

Quais são os tipos de contratos de trabalho?

Para quem não conhece quais os tipos de contrato de trabalho, podemos citar os principais como sendo os seguintes:
  • contrato por tempo determinado;
  • contrato por tempo indeterminado;
  • contrato de trabalho eventual;
  • contrato de estágio;
  • contrato de experiência;
  • contrato de teletrabalho;
  • contrato intermitente;

Quais são os elementos essenciais de um contrato de trabalho?

Os elementos são: subordinação jurídica; pessoalidade; pessoa física; não-eventualidade e onerosidade. O contrato de trabalho é gerado pela vontade das partes. Tal vontade poderá ser tácita ou expressa.

Quais são os elementos essenciais e os acidentais de um contrato o que é elemento específico do contrato?

Estes são os pilares intrínsecos ao ato, sem os quais não se formaria o negócio jurídico. Os elementos essenciais do contrato (res, pretium e consensum) são: a coisa que é objeto do negócio; o preço convencionado e o acordo das partes, os três requisitos necessários para a construção e conclusão de um contrato.

São cláusulas essenciais do contrato de trabalho?

Nome do Contratante e do Contratado; Documentos (CPF e/ou CNPJ) de ambos; Endereço, estado civil e profissão dos envolvidos; Qualificação do representante legal quando houver alguém assinando por uma pessoa jurídica.

Quais os requisitos de formalização dos contratos administrativos?

Para que seja comprovada sua regularidade, os contratos administrativos devem conter alguns requisitos mínimos, que estão previstos no art.
...
Requisitos do Contrato Administrativo Público
  • Definição do objeto e seus elementos característicos;
  • A forma de fornecimento ou o regime de execução;

Quem pode firmar contrato de gestão?

O Contrato de Gestão é um instrumento previsto na Constituição Federal de 1988, que tem como objeto a fixação de metas de desempenho, e deve ser firmado entre os gestores da administração direta e indireta e o poder público.

O que é formalização de contrato?

É, em regra, termo, em livro próprio da repartição contratante, ou escrituras públicas, nos casos exigidos em lei. São instrumentos de contrato administrativo, expedidos pela administração e aceitos pela outra parte, expressa ou tacitamente, para a formalização do ajuste. ...

Qual característica difere um contrato administrativo de um contrato privado?

Todavia, o que distingue o contrato administrativo do privado é a supremacia do interesse público sobre o particular, que permite ao Estado certos benefícios sobre o particular que não existe no contrato privado.

Qual característica do contrato administrativo vem da ideia de que o mesmo é um livre acordo de vontade entre as partes?

Bilateralidade: A bilateralidade vem da ideia de livre acordo de vontade entre as partes, pois ninguém pode ser obrigado a assinar um contrato com a Administração.

Quais características entre as opções abaixo diferencia contratos administrativos de convênios administrativos?

Os convênios são marcados pelo interesse recíproco e mútua cooperação, já os contratos pelo interesse oposto e contraprestação, ou seja, o preço a ser pago pelo objeto correspondente.

Qual característica dos contratos administrativos mais diz respeito a supremacia do interesse público sobre o privado?

Finalidade Pública

Esta característica se faz presente em todos os atos e contratos celebrados pela Administração Pública, ainda que os mesmos sejam regidos pelo direito privado.

Quais os tipos de contratos e suas características?

Confira abaixo os principais tipos de contrato de trabalho:
  1. Contrato por tempo determinado. ...
  2. Contrato por tempo indeterminado. ...
  3. Contrato de trabalho temporário. ...
  4. Contrato de trabalho eventual. ...
  5. Jovem aprendiz. ...
  6. Estágio. ...
  7. Contrato intermitente. ...
  8. Pessoa jurídica.

Quais as características do contrato de trabalho cite e explique?

Algumas das principais características dos contratos de trabalho são: Bilateral: prevê obrigações tanto do empregador quanto do empregado; ... Oneroso: o empregador deve remunerar o empregado; e. Intuitu Personae: o empregado é uma determinada pessoa, não podendo ser substituído na prestação do serviço.

Artigo anterior
Quem pode impetrar mandado de injunção?
Artigo seguinte
O que significa Macaca em Portugal?