Quais são os elementos da prática docente?

Perguntado por: Renato Lima Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (13 avaliações)

Segundo Cordeiro (2010), os elementos são: objetivos; avaliação, professor/aluno, plano de aula, conteúdos. Desse modo, a didática se constitui o modo como se organiza a aula, o conjunto de elementos que, determinam como se efetiva a prática docente.

Quais são as práticas docentes?

Falar de prática docente em sala de aula é falar de um saber-fazer do professor repleto de nuances e de significados. Implica falar que os professores possuem saberes profissionais cheios de pluralidade (TARDIF, 2000) que vêm à tona no âmbito de suas tarefas cotidianas.

Quais os elementos que são necessários para a prática educativa?

Ensinar exige: rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade, estética e ética, corporificação das palavras pelo exemplo, risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação, reflexão crítica sobre a prática, reconhecimento e assunção da identidade cultural.

Quais são os aspectos que fundamentam a prática do professor?

O questionamento, a busca e a aprendizagem fazem parte da natureza da prática docente. Pensar certo, do ponto de vista do professor, tanto implica o respeito ao senso comum no processo de sua necessária superação, quanto ao respeito e o estimulo à capacidade criadora do educando.

É considerado os elementos primordiais das práticas pedagógicas?

É considerado os elementos primordiais das práticas pedagógicas: RESPOSTA: Aluno, aprendizagem, objetivo, método de ensino e matéria.

"Elementos da prática pedagógica na alfabetização na perspectiva do letramento"

18 questões relacionadas encontradas

Como deve ser a prática pedagógica do professor?

1 - A prática pedagógica deve ser condizente com o perfil profissional do educador: o professor deve pensar em como se sente mais seguro ao planejar (e realizar) uma aula. Não adianta falarem que o docente tem que fazer uma “aula show”, se ele é mais introspectivo.

Como deve ser a prática educativa do educador?

4) Como deve ser a prática educativa do educador? a) Acompanhar de modo reflexivo e crítico a atividade educacional. RESPOSTA CORRETA Explicitar fundamentos e contribuições das diversas disciplinas pedagógicas. ... RESPOSTA CORRETA São as "bagagens do educador", sua cultura, seu "ideal de mundo".

Quais ações o professor deve ter em sua prática pedagógica?

O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.

O que caracteriza uma boa prática educativa?

Uma aula ou um encontro educativo se torna uma prática pedagógica quando se organiza em torno de intencionalidades. Será prática pedagógica quando incorporar a reflexão contínua e coletiva. De forma a assegurar que a intencionalidade proposta é disponibilizada a todos.

Quais elementos devem ser considerados para desenvolver um trabalho educativo com as crianças pequenas?

Desse modo, para pensar no espaço para crianças de 0 a 5 anos é preciso levar em conta toda a gama de necessidades e peculiaridades que envolvem o trabalho com crianças pequenas. Neste sentido, ele deve ser acolhedor, desafiador, criativo, instigante e, ao mesmo tempo, seguro.

São elementos essenciais da atividade do cuidar em educação infantil?

O tripé: Cuidar, educar e Brincar, como já foi amplamente explicitado neste artigo, é fundamental na educação infantil, e necessita que as unidades de educação infantil tenham um olhar diferenciado e reflexivo desses elementos.

O que são as práticas pedagógicas?

A Prática Pedagógica é entendida como uma prática social complexa, acontece em diferentes espaço/tempos da escola, no cotidiano de professores e alunos nela envolvidos e, de modo especial, na sala de aula, mediada pela interação professor-aluno-conhecimento.

Qual a diferença entre prática docente e prática pedagógica?

A grande diferença é a perspectiva de ser critica e não normativa, de ser práxis e não treinamento, de ser dialetica e não linear. As práticas pedagogicas se realizam como sustentáculos à prática docente, num diálago continuo entre os sujeitos e suas circunstâncias.

O que é prática pedagógica docente?

Prática pedagógica é a união de teoria e prática no exercício de ensinar e apreender conhecimento, na ação pedagógica. Essas práticas envolvem tomar consciência de todo processo educativo e as ferramentas utilizadas pelos professores para que ele aconteça.

O que seria uma prática educativa crítica nas escolas?

Prática educativa pode ser definida, segundo Nélisse (1997), como um “fazer ordenado” voltado para o ato educativo, que introduz um método na ação humana, quer dizer é uma ação eficaz que exige um momento de planejamento, um momento de interação, um momento de avaliação e, finalmente, a reflexão crítica e o re- ...

Como as práticas de ensino podem melhorar a aprendizagem?

Para isso, as práticas pedagógicas na sua escola podem promover projetos interdisciplinares, isto é, abordar o mesmo tema durante aulas de diferentes disciplinas. Dessa forma, colabora-se para um maior entendimento da temática escolhida, favorecendo, assim, um posicionamento mais crítico e reflexivo no estudante.

Quais as ações de um professor com uma proposta pedagógica crítica?

Observar, refletir, indagar, confrontar conceitos e agir é um caminho necessário a ação docente, pois proporciona novos conhecimentos, uma ressignificação da própria prática, bem como a construção de novas situações que favoreceriam um melhor resultado no trabalho desenvolvido.

Quais das situações ou ações podem ser usadas pelo professor para dar relevância ao que pretende ensinar?

Quais das situações ou ações podem ser usadas, pelo professor, para dar relevância ao que pretende ensinar? A - O professor deve combinar os objetivos e metas das aulas ou dos conteúdos com motivos que tenham familiaridade ao aluno.

Como o professor deve proceder ao propor uma situação de ensino e aprendizagem?

É preciso que o professor conheça seus bem seus alunos, para saber utilizar técnicas de acordo com a realidade do sujeito. Segundo Piaget, “não há operação sem cooperação”, o que indica a importância do professor estar bem preparado e envolvido com seus alunos, organizando situações de aprendizagem.

Como deve ser a prática pedagógica do professor na educação infantil?

O professor de crianças precisa saber utilizar jogos e brincadeiras no dia a dia. Na sala de aula da Educação Infantil, as brincadeiras podem ser variadas. Existem jogos estruturados que são ensinados e propostos pelo professor, e há também opções que estimulam a imaginação e a liberdade das crianças.

Como deve ser a prática educativa do professor dos anos iniciais?

As práticas educativas de acordo com Zabala (1998) tem como objetivo oferecer ins- trumentos que possam ajudar os professores a interpretar o que acontece na sala de aula, e assim compreender o que pode ser feito como também aquilo que foge das suas possibilidades; é essencial que o professor entenda que medidas possam ...

Qual a importância da prática pedagógica e a formação de professores?

A Prática Pedagógica tem sua importância para a formação acadêmica, que articula entre a teoria e a prática na construção do currículo ampliado que segundo o Coletivo de Autores (1992, p. 28), é “capaz de dar conta de uma reflexão pedagógica ampliada [...]

O que são práticas pedagógicas Bncc?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da Educação Básica. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, as orientações da BNCC devem ser aplicadas ainda em 2020.

O que são as aprendizagens essenciais?

As Aprendizagens Essenciais são documentos de orientação curricular base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, e visam promover o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

O que é essencial em uma atividade para promover o desenvolvimento da aprendizagem?

O brinquedo é um elemento essencial para promover a brincadeira, e o brincar é realmente uma das atividades fundamentais para o processo de desenvolvimento da aprendizagem em relação à identidade e autonomia.

Artigo anterior
Como tratar um corte?
Artigo seguinte
Quais são as características da dança samba?