Quais são os elementos constitutivos do direito de propriedade?

Perguntado por: Ivo Tomás Rodrigues de Amaral  |  Última atualização: 3. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

Os elementos constitutivos da propriedade correspondem aos direitos essenciais que integram a relação jurídica que se estabelece entre o proprietário e a coisa, quais sejam usar, gozar, dispor e reivindicar, conforme dispõe o art. 1.228, caput, do Código Civil de 2002.

Quais são os elementos constitutivos da propriedade?

Tem como elementos essenciais, o sujeito ativo, a coisa e a relação ou poder do sujeito ativo sobre a coisa, chamado domínio.

Quais são os elementos constitutivos da posse?

São elementos que constituem a posse: a) corpus, identificado com o exercício de atos materiais sobre a coisa, caracterizando assim a “exterioridade da propriedade”, no dizer de MARIA HELENA DINIZ[4]; b) animus visto como a intenção do possuidor de se comportar como titular do direito a que correspondem os atos ...

Como se constitui o direito de propriedade?

§ 1º O direito de propriedade deve ser exercido em consonância com as suas finalidades econômicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilíbrio ecológico e o patrimônio histórico e artístico, bem como evitada a poluição ...

Quais são as principais características do direito de propriedade?

A propriedade é um direito absoluto na medida em que o proprietário tem o mais amplo poder jurídico sobre aquilo que é seu. Nela estão insertos todos os atributos dos direitos reais. Se assim o é, a partir dela surgem todos os demais direitos reais, conforme dito alhures.

AULA 4 - ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA OBRIGAÇÃO

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de direito de propriedade?

Há três espécies: extraordinário, ordinário e o especial (ou constitucional), dividindo-se este em rural (pro labore) e urbano (pro moradia ou pro misero), sendo regulados pela CF.

O que se entende por direito de propriedade e quais suas três principais características?

Já o "Direito de Propriedade" é composto de três características, da forma como é disposto no Código Civil : ● É absoluto: porque assegura ao proprietário a liberdade de dispor do bem, legitimamente adquirido, do modo que lhe aprouver; ● É exclusivo: porque respeita ao proprietário e a mais ninguém, ou seja, é imputado ...

O que é direito de propriedade no Código Civil?

O que é propriedade para o Direito Civil

De acordo com o artigo 1.228 do Código Civil preceitua: Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.

Qual é o princípio da propriedade?

Segundo a jurista brasileira Maria Helena Diniz, o direito de propriedade pode ser entendido como “o direito que a pessoa física ou jurídica tem, dentro dos limites normativos, de usar, gozar e dispor de um bem, corpóreo ou incorpóreo, bem como de reivindicá-lo de quem injustamente o detenha”.

Em quais normas O direito de propriedade se respalda?

O direito de propriedade é garantido como direito fundamental desde a Constituição de 1.824, flagrantemente influenciada pela doutrina liberal, sendo assegurado em todas as Constituições vigentes no Brasil até os dias de hoje.

Quais são os atributos da propriedade?

Os atributos ou faculdades inerentes à propriedade, são quatro: usar, gozar, dispor dos bens e reaver se alguém possuir de maneira injusta. O chamado “GRUD”: Dentre esses, a propriedade pode ser: Plena ou alodial: quando os quatro atributos estão reunidos com o proprietário (plena in re potestas).

Quando a posse se torna propriedade?

Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação.

O que diz o artigo 1210 do Código Civil?

Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado.

Qual é a diferença entre posse e propriedade?

Em resumo, a posse é quando se tem apenas algum dos poderes inerentes à propriedade, enquanto a propriedade em sí é quando você pode usar, gozar, dispor e reivindicar.

São três os elementos da propriedade exceto?

São três os elementos da propriedade, EXCETO: Resposta Marcada : Posse.

O que garante o direito à propriedade?

A Constituição brasileira de 1988 assegura, no inciso XXIII do seu art. 5o, que a propriedade atenderá a sua função social. Inscreve, ainda, a função social da propriedade (art. 170, III, da Constituição) entre os princípios que infor- mam a ordem econômica.

Quem tem posse tem a propriedade?

A posse é o instrumento, o meio ou forma de se exercer o direito de propriedade e o direito real limitado, usando diretamente a coisa ou por meio de terceiro (fruindo), ou resgatando o seu valor pela transferência do direito real e da posse a ter- ceiro.

O que diz o artigo 1228 do Código Civil?

“O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.

Qual a diferença entre posse e propriedade Segundo o Código Civil?

Ou seja, a posse é a exteriorização da propriedade, é uma conduta de dono, sendo diferenciada da detenção quando a lei assim o estabelecer. Isso significa que aquele que é proprietário é também possuidor, mas nem todo possuidor é também proprietário.

O que comprova a posse de um imóvel?

Introdução
  • Registro Público de Imóveis. O registro público de imóveis é um dos principais documentos que comprova a posse e a propriedade. ...
  • Pagamento de IPTU. ...
  • Benfeitorias e Manutenção do Imóvel. ...
  • Comprovação de Residência. ...
  • Testemunhas e Declarações de Vizinhança. ...
  • Registro Fotográfico e Documental.

O que é o animus domini?

O animus domini corresponde a posse com a ideia ou convicção de proprietário, ou seja, a posse com a intenção de ser dono da coisa.

Qual é o conceito de propriedade?

Maria Helena Diniz (2010) complementa que a propriedade é o direito que a pessoa física ou jurídica tem de usar, gozar, dispor e reivindicar um bem corpóreo ou incorpóreo, dentro dos limites normativos.

Por que o direito de propriedade é cláusula pétrea?

A Constituição Federal delineia bem a salvaguarda do Direito de Propriedade, um direito individual, que assim por dizer, é considerado cláusula pétrea, ou seja, trata-se de um dispositivo legal que não pode ser alterado a pior, nem mesmo por meio de emenda constitucional.

Quais os dois tipos de propriedade e quais suas características?

Absoluto: o direito de propriedade é oponível “erga omnes”. II. Exclusivo: o proprietário tem o poder sobre a coisa, podendo excluir quaisquer terceiros que pretendam se opor ao seu direito.

Artigo anterior
O que é o DAE rescisório?
Artigo seguinte
São as três maldições imperdoáveis de Harry Potter?