Quais são os elementos constitutivos da gestão democrática?

Perguntado por: Iris Gaspar Ramos  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (17 avaliações)

Estes quatro elementos, participação, autonomia, transparência e pluralidade, são básicos da Gestão Democrática e devem ser focados na prática social da educação sempre na perspectiva de posturas e culturas efetivamente democráticas.

Quais são os elementos fundantes da gestão democrática da escola?

A participação das instâncias colegiadas é um dos elementos fundantes da Gestão Democrática e será tematizada na próxima unidade. Nesta unidade foram apresentados fundamentos e sugestões sobre o papel da direção como parte da equipe gestora e suas competências na Gestão Democrática.

Quais são os instrumentos de gestão democrática?

Discutindo conceitos e vivências em relação a três instrumentos da gestão democrática: conselhos escolares, provimento da função de diretor e descentralização financeira. As funções do Conselho Escolar e sua relação com a Direção da escola, com a Assembléia Escolar e com as políticas e normas do sistema de ensino.

Quais são os elementos indispensáveis na gestão democrática Segundo Araújo 2000 )?

Para tanto, e segundo Araújo (2000), são quatro os elementos indispensáveis a uma gestão democrática: participação, pluralismo, autonomia e transparência.

Quais as principais características de uma gestão democrática na escola?

Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.

Unidade 3 - Gestão Escolar: concepções e elementos constitutivos do Sistema de Organização

19 questões relacionadas encontradas

Quais os cinco princípios que norteiam a gestão escolar democrática?

206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e ...

O que é gestão democrática na escola?

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.

São princípios da gestão democrática?

A gestão democrática da educação é um direito da sociedade e um dever do Poder Público. ... Dentre estes princípios, estão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares ou equivalentes.

Quais os principais fundamentos da gestão escolar?

Os pilares da gestão escolar
  1. Gestão Pedagógica. A gestão escolar pedagógica é a área que cuida diretamente da atividade fim da escola, que é o setor educacional. ...
  2. Gestão Administrativa. ...
  3. Gestão Financeira. ...
  4. Gestão de Pessoas. ...
  5. Gestão da Comunicação. ...
  6. Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos.

Quais são os dispositivos legais que sustentam a gestão democrática da escola?

A gestão democrática nessa legislação é assegurada por meio do conselho escolar, da eleição de diretor e vice-diretor, do projeto político pedagógico e do grêmio estudantil.

Qual instrumento é utilizado para efetivar a gestão democrática do ensino público?

Quanto às medidas de democratização e descentralização da gestão da educação mesmo sendo garantidas pelas leis federais, sabe-se que há instrumentos e ferramentas para efetivar a gestão democrática, dentre elas a constituição de Conselhos Escolares e de Classe, eleição de diretores.

Quais são os instrumentos de gestão escolar?

Veja quais são eles:
  • Gestão pedagógica da escola. Esse é o pilar mais importante de todos. ...
  • Gestão administrativa da escola. ...
  • Gestão financeira da escola. ...
  • Gestão de recursos humanos da escola. ...
  • Gestão da comunicação da escola. ...
  • Gestão de tempo e qualidade do ensino.

O que é um instrumento de gestão?

Os instrumentos de gestão visam orientar a actividade da Inspeção-geral das Atividades Culturais, para a prossecução dos seus objectivos, desempenhando, igualmente, um papel fundamental na boa gestão dos recursos que lhe estão afectos.

Como é a estrutura de uma gestão escolar democrática?

Como é a estrutura de uma gestão escolar democrática? A gestão democrática é constituída a partir da participação de toda a comunidade escolar, que tem sua voz representada em instâncias colegiadas.

Quais as leis fundamentam a gestão escolar democrática no ensino público?

A Constituição Federal de 1988 aponta a gestão democrática como um dos princípios para a educação brasileira e ela é regulamentada por leis complementares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional da Educação, em sua meta 19. ...

Quais são os principais órgãos que contribuem com a gestão democrática das escolas?

Os órgãos colegiados, como Conselho escolar, a Associação de pais e mestres, o Grêmio estudantil, nas escolas são fundamentais para uma a gestão democrática, pois esses garantem, a prática da participação na escola, a descentralização do poder e da buscapor uma educação de qualidade.

São fundamentos da gestão escolar democrática?

A escola exerce um papel fundamental na Gestão Democrática no sentido de assegurar, a todos, igualdade de condições para a permanência e sucesso na escola, como previsto na Constituição de 1988 e na LDB (Lei n.º 9.394/96), que estabelecem como princípio básico a Gestão Democrática.

Quais os objetivos da gestão escolar?

Criada com o intuito de diferenciar e integralizar o contexto educacional, a Gestão Escolar tem como função otimizar processos diários, aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da instituição.

Quais são as principais diferenças entre gestão educacional e gestão escolar?

Com base nisso, podemos perceber que a gestão educacional é compreendida através das iniciativas desenvolvidas pelos sistemas de ensino. Já a gestão escolar, situa-se no âmbito da escola e trata das tarefas que estão sob sua responsabilidade, ou seja, procura promover o ensino e a aprendizagem para todos.

O que é gestão democrática segundo a LDB?

A gestão democrática aparece na LDB ligada à “participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola” e à “participação da comunidade escolar local em conselhos escolares ou equivalentes”.

Quais os princípios de uma gestão escolar participativa?

Na gestão participativa, a escola é vista como um espaço coletivo. Isso significa que todos devem se comprometer e ser responsáveis pelas decisões tomadas pela instituição sobre diversos setores do sistema escolar.

Quais são os benefícios da gestão escolar democrática?

Quais são os benefícios dessa gestão?
  • Descentralização das decisões. ...
  • Participação nas deliberações. ...
  • Transparência na gestão escolar. ...
  • Ganhos dentro das salas de aula. ...
  • Melhorias no dia a dia dos alunos. ...
  • Educação de qualidade. ...
  • Aproximação da comunidade no ambiente escolar. ...
  • Estudantes responsáveis.

Qual o papel do professor na gestão democrática da escola?

As formas com a qual o professor pode atuar na gestão democrática da educação são, propondo medidas, projetos, participando do conselho escolar. Neste sentido, para o professor, a realização de reuniões para discussão da prática pedagógica docente, objetivando a formação continuada.

Quais são os instrumentos de gestão pública?

Ele é composto por três instrumentos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). ... É a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que diz quais são as despesas prioritárias que o governo deve fazer a cada ano.

Quais os tipos de instrumentos de gestão ambiental?

Entende-se como instrumentos de Gestão Ambiental, o licenciamento ambiental, o estudo de impacto ambiental, o geoprocessamento, a educação ambiental, a mediação de conflitos e o planejamento ambiental, e a auditoria ambiental.

Artigo anterior
Como deixar a pele macia?
Artigo seguinte
Como se escreve 66 por extenso?