Quais são os elementos básicos de um relé de proteção?

Perguntado por: Lisandro Ferreira Ramos  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (29 avaliações)

Funcionamento do relé:
Para facilitar o entendimento de como funciona o relé é importante saber as partes básicas que o compõe, sendo elas: Eletroímã, também chamado de bobina, que é constituído por um fio de cobre que envolve um núcleo de ferro, oferecendo um caminho de baixa relutância para o fluxo magnético.

Quais são os elementos básicos de um relé?

As partes que compõem um relé eletromecânico são:
  • eletroímã (bobina) - constituído por fio de cobre em torno de um núcleo de ferro maciço que fornece um caminho de baixa relutância para o fluxo magnético;
  • Armadura de ferro móvel;
  • Conjuntos de contatos;
  • Mola de rearme;

Quais são os requisitos básicos que um relé oferece dentro de um sistema de proteção?

Requisitos básicos do sistema de proteção

Sensibilidade. Seletividade. Velocidade. Confiabilidade.

O que é um relé de proteção?

Os relés de proteção ou IEDs (Intelligent Eletronic Devices) são dispositivos cujo objetivo é monitorar as condições do sistema elétrico onde ele está inserido e, ao identificar condições anormais, dar ordem de acionamento para um ou mais disjuntores, retirando de operação os equipamentos ou dispositivos envolvidos com ...

Quais os tipos de relé de proteção?

Tipos de Relés de Proteção
  • Relé Térmicos de Proteção ou Relés de Proteção Térmica. ...
  • Relé de Proteção de Tensão. ...
  • Relé de Proteção de Fase – (Falta de Fase, sequência de fase) ...
  • Relé de Proteção de Isolamento – Relés de Isolamento.

Quais os tipos de relés de proteção?

15 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de relés?

Existem três principais tipos de relés, que são: temporizadores, térmicos e de proteção. Os relés podem ser definidos como componentes elétricos destinados a gerar mudanças repentinas e predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída, cada vez que são atingidas certas condições no circuito de entrada.

O que é um relé eletromecânico?

O Rele eletromecânico é usado como um módulo de interface entre periféricos de processo e equipamentos de controle, sinalização e regulagem para adequação de nível e de potência. Basicamente, o rele eletromagnético se divide em dois grupos principais, rele monoestável e biestáveis.

Qual é a função do relé?

O relé é um interruptor eletromecânico, cuja a movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo eletromagnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.

O que é um relé e para que serve?

O que são e para que servem os relês? O relê é um equipamento eletrônico que permite a abertura e fechamento de um circuito elétrico, ou seja, pode bloquear ou não o fluxo de corrente elétrica.

Qual é a função do relé auxiliar?

Relés auxiliares

Também conhecidos como relés eletromecânicos, eles têm a função de auxiliar na ligação de diversos componentes automotivos como bomba de combustível, vidros e travas elétricas, farol baixo e alto. Sua estrutura é formada por bobina, contatos, terminais e o núcleo.

Quais os principais fabricantes de relés de proteção?

  • Relés de proteção de sobrecorrente GE.
  • Relés de proteção de sobrecorrente SIEMENS.
  • Relés de proteção GE.
  • Relés de proteção SIEMENS.
  • Relés de proteção GE Grid Solutions.
  • Relés de proteção ABB.
  • Relés de proteção CIRCUTOR.
  • Relés de proteção Eaton.

São equipamentos de proteção do sistema elétrico?

Um dos equipamentos de proteção elétrica mais conhecidos, que você com certeza já ouviu falar, é o disjuntor, ou minidisjuntores, tipicamente utilizados em instalações elétricas residenciais, prediais e comerciais. Sua função é proteger fios/cabos e equipamentos elétricos contra sobrecorrentes.

Quais são as principais proteções de uma UG?

As principais funções de proteção de unidades geradoras que podem ter desempenho incorreto, durante a ocorrência de oscilação de potência, e que foram analisadas nesse trabalho são as seguintes: proteção de potência reversa (32), proteção de distância (21), proteção de sobrecorrente com restrição de tensão (51V), ...

Como funciona o relé de partida?

O relé de partida tem como função dar a partida no compressor, ligando e desligando o enrolamento auxiliar. Agora que o enrolamento auxiliar está energizado, o compressor começa a funcionar e a intensidade de corrente (amperagem) volta ao normal, desligando o enrolamento auxiliar (A).

Como funciona o relé de tempo?

Esse temporizador trabalha com duas programações de tempo, porque ele funciona assim: Quando é alimentado e a sua bobina é energizada, os contatos do relé se comutam na hora e depois de um determinado tempo, voltam para as suas posições originais.

Como funciona o relé de estado sólido?

O relé de estado sólido não possui partes mecânicas, operando por meio de tiristores que comutam quando uma determinada corrente passa por eles, esse é um processo físico que ocorre no tiristor, transistores ou triacs isso elimina a necessidade de contatos metálicos no interior do relé o que aumenta exponencialmente a ...

Quais as principais características de um relé?

Os relés são interruptores simples que são operados elétrica e mecanicamente. Os relés consistem em um eletroímã e também um conjunto de contatos. O mecanismo de comutação é realizado com a ajuda do eletroímã. Existem também outros princípios operacionais para o seu funcionamento.

São partes constituintes de um relé eletromecânico?

As partes que compõem um relé eletromecânico são:

Armadura de ferro móvel; Conjuntos de contatos; Mola de rearme; Terminais - estes podem variar dependendo da aplicação.

O que é um relé biestável?

O relé eletrônico biestável (ou impulso) é um interruptor com a função de alterar o estado ou posição dos contatos de saída quando recebe um pulso de tensão na entrada de pulso.

O que é usado para melhorar a vida útil dos relés eletromecânicos?

Para uma carga capacitiva a solução está no uso de um capacitor, resistor ou termistor em série com a carga de modo a reduzir a corrente inicial, conforme mostra a figura 8. Para cargas indutivas devem ser usadas outras técnicas para reduzir as correntes de surto.

O que é um relé inteligente?

Os relés inteligentes são sistemas de gerenciamento de motores que contam com alta tecnologia e incrível capacidade de comunicação em rede, campo e nuvem. Com o relé inteligente SIMOCODE é possível adquirir dados detalhados de operação, manutenção e diagnóstico - também para desligamento seguro dos motores.

Quais as diferenças entre disjuntor Termomagnético e disjuntor motor?

O relé térmico consegue desligar o circuito, mas não religar. Já o disjuntor motor desliga em caso de falha, mas a partir dele também é possível ligar o circuito de forma manual.

Quais são as principais proteções de uma linha de transmissão?

Na proteção de linhas de transmissão são utilizadas diversas classes de relés. Os mais freqüentemente empregados são os relés de distância que calculam a impedância aparente da linha entre a localização do relé e o ponto em que a falta ocorreu.

Quais as funções de proteção de sistemas elétricos de potência em geral são utilizadas como proteção de retaguarda?

Proteção de Retaguarda: Uma zona de Proteção de Retaguarda é utilizada porque a Proteção Primária pode falhar. Desta forma é necessário que algum sistema alternativo atue desenergizando a falta mesmo às custas de perda de uma parte maior do sistema.

O que é zona de proteção primária?

Zona de proteção primária: Trecho de rede situado a jusante de um dispositivo de proteção que será sensibilizado quando ocorrer uma falta (permanente ou temporária) neste. Proteção de retaguarda: É o dispositivo de proteção situado a montante daquele que está instalado na zona de proteção primária.

Artigo anterior
Como me curei da tireoidite de Hashimoto?
Artigo seguinte
Como usar essência no difusor?