Quais são os elementos básicos da lógica?

Perguntado por: Eduardo Fernando Soares Pinheiro  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)

É marcado por três características principais: é mediato, é demonstrativo (dedutivo ou indutivo), é necessário. Três proposições o constituem: premissa maior, a premissa menor e a conclusão.

Quais são os três princípios básicos da lógica?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Quais são os tipos de lógica?

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
...
Raciocínio Lógico
  • Dedução corresponde a determinar a conclusão. ...
  • Indução é determinar a regra. ...
  • Abdução significa determinar a premissa.

Qual é o objeto da lógica é quais são os elementos que a constituem?

O objeto da lógica é a proposição, uma proposição é constituída por elementos que são seus termos; substância; quantidade; qualidade; relação; cugar; tempo; posição; pose; ação; paixão ou passividade. São elas a extensão e a compreensão.

Quais são os princípios ou três leis básicas da lógica segundo Aristóteles?

Princípio de Identidade: A é A; Princípio de não contradição: é impossível A ser A e não -A ao mesmo tempo; Princípio do terceiro excluído: A é y ou não-y, não há terceira possibilidade.

Introdução à Lógica – Elementos da lógica

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais elementos da lógica Aristotelica?

É marcado por três características principais: é mediato, é demonstrativo (dedutivo ou indutivo), é necessário. Três proposições o constituem: premissa maior, a premissa menor e a conclusão.
...
Proposição e as categorias
  • Substância;
  • Quantidade;
  • Qualidade;
  • Relação;
  • Lugar;
  • Tempo;
  • Posição;
  • Posse;

Quais são os objetos da lógica?

De acordo com Aristóteles, a lógica tem como objeto de estudo o pensamento, assim como as leis e regras que o controlam, para que esse pensamento seja correto. Para o filósofo grego, os elementos constituintes da lógica são o conceito, juízo e raciocínio.

Qual o principal objeto da lógica?

A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.

Qual é o objeto de estudo da lógica?

"O estudo da lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto." "A lógica trata de argumentos e inferências.

Quais os diferentes tipos de lógica é a lógica formal?

A lógica silogística aristotélica tradicional e a lógica simbólica moderna são exemplos de lógicas formais. Lógica informal é o estudo da argumentação em língua natural. O estudo de falácias é um ramo particularmente importante da lógica informal.

Como a lógica pode ser caracterizada?

A lógica, como estudo e identificação das formas válidas e corretas na linguagem, também se dedica a identificar e qualificar aquilo que não possui uma validade formal coesa e correta. A palavra que nomeia essas situações de não correção da forma daquilo que foi enunciado pela linguagem é falácia.

O que a lógica?

A palavra lógica pode denotar tanto um conjunto de regras racionais para a obtenção de um conhecimento quanto a área da filosofia que estuda a validade formal das proposições linguísticas e matemáticas.

Quais são as três partes da lógica formal?

A lógica formal ou menor compreende três partes, que tratam da apreensão e do termo, do juízo e da proposição, e do raciocínio e da argumentação.

Por que estudar lógica filosofia?

O estudo da lógica pode ser bastante útil para nos ajudar a fundamentar nossas próprias conclusões ou mesmo para analisar a validade dos argumentos de outros. Desta forma ela serve não somente ao mundo acadêmico mas também é bastante útil como uma ferramenta para o exercício do raciocínio crítico no dia-a-dia.

Qual o objetivo da lógica aristotélica?

Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo. Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.

Qual é o sinônimo de lógico?

1 coerente, racional, congruente, fundado, fundamentado, procedente, objetivo, consistente, coeso, consentâneo, legítimo. Em que há bom senso: 2 sensato, acertado, correto. justo, razoável, arrazoado, judicioso.

Pode-se afirmar que a lógica aristotélica?

Pode-se afirmar que a lógica aristotélica:

Ocupa-se com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento. II. Estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações. III.

Quais são as duas subdivisões da lógica aristotélica?

Os filósofos costumam dividir essa lógica em dois princípios básicos: o silogismo e a não-contradição. O primeiro é o processo de argumentação exemplificado acima: a partir de duas verdades chega-se a uma terceira, a conclusão.

O que diz a teoria de Aristóteles?

A teoria aristotélica da gravidade afirmava que todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural. Para alguns objetos, Aristóteles afirmou que o lugar natural tinha de ser o centro da Terra, e, portanto, eles cairiam em direção a ela.

Quais são os tipos de lógica não formal?

Lógica informal ou lógica não-formal é o estudo dos argumentos apresentados na linguagem comum, em contraste com as apresentações de argumentos numa linguagem artificial, formal ou técnica (ver lógica formal).

O que é a lógica formal filosofia?

Neste artigo, a lógica formal é definida como a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-los corretamente na procura e demonstração da verdade.

O que é TERCEIRO EXCLUÍDO exemplos?

Exemplos. é verdade simplesmente por sua forma. Ou seja, o valor "intermediário", que Sócrates não é nem mortal, nem não-mortal, é excluído pela lógica, e portanto, ou a primeira possibilidade (Sócrates é mortal) ou a negação (não é o caso de Sócrates ser mortal) tem que ser verdade.

Qual a importância da lógica para nossa vida?

Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta. Para que isso aconteça, as pessoas ordenam seus pensamentos, de forma que estão utilizando a lógica e o raciocínio lógico para as atividades tão básicas no cotidiano.

Qual é a origem da palavra lógica?

A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido). Seus escritos foram reunidos na obra denominada Organon ou Instrumento da Ciência.

Como a lógica pode ajudar uma pessoa a viver uma vida melhor?

O raciocínio lógico influencia diretamente no desempenho profissional. Logo, desenvolvê-lo proporciona um melhor desempenho e fortalece a saúde mental. Muitas vezes as pessoas associam o raciocínio lógico apenas à matemática e não dão a devida importância a essa que é mais uma das habilidades do futuro.

Artigo anterior
Quantos dias pro nome ir pro Serasa?
Artigo seguinte
Como saber se um suplemento e aprovado pela Anvisa?