Quais são os efeitos dos embargos de declaração nos Juizados Cíveis qual o prazo para propor os embargos?

Perguntado por: Leonardo Araújo de Tavares  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (70 avaliações)

Art. 1.023. Os embargos serão opostos, no prazo de 5 (cinco) dias, em petição dirigida ao juiz, com indicação do erro, obscuridade, contradição ou omissão, e não se sujeitam a preparo.

Qual o efeito dos embargos de declaração nos Juizados Especiais?

Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso. Assim, caso a parte oponha embargos de declaração, o prazo para eventual recurso é interrompido, de modo que sua contagem é reiniciada após o julgamento dos embargos.

Qual o prazo para embargos de declaração no Juizado Especial Cível?

Dispõe o artigo 49, da Lei n° 9.099/1995 que os embargos de declaração serão interpostos por escrito ou oralmente, no prazo de cinco dias, contados da ciência da decisão.

Qual o prazo para interpor embargos de declaração em face das decisões proferidas no Juizado Especial Criminal referência 2721?

§ 1º Os embargos de declaração serão opostos por escrito ou oralmente, no prazo de cinco dias, contados da ciência da decisão.

Qual o prazo para interpor embargos de declaração em face das decisões proferidas no Juizado Especial Criminal Referência 2721 8 dias 10 Dias 5 dias 2 dias?

LJE - Lei nº 9.099 de 26 de Setembro de 1995

§ 1º Os embargos de declaração serão opostos por escrito ou oralmente, no prazo de cinco dias, contados da ciência da decisão.

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NOS JUIZADOS ESPECIAIS - PROFESSOR IVAL HECKERT

19 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para interpor embargos de declaração no Juizado Especial Criminal?

Qualquer que seja a decisão do juiz, cabe recurso contra a sentença. Embargos de declaração: este recurso é cabível quando na sentença houver obscuridade, contradição, omissão ou dúvida. O prazo para apresentar os embargos de declaração é de 5 (cinco) dias contados da data em que o recorrente tomou ciência da decisão.

Qual o prazo para entrar com embargos de declaração?

Os embargos serão opostos, no prazo de 5 (cinco) dias, em petição dirigida ao juiz, com indicação do erro, obscuridade, contradição ou omissão, e não se sujeitam a preparo. § 1o Aplica-se aos embargos de declaração o art.

Quem julga embargos de declaração no JEC?

§ 2º O juiz intimará o embargado para, querendo, manifestar-se, no prazo de 5 (cinco) dias, sobre os embargos opostos, caso seu eventual acolhimento implique a modificação da decisão embargada. Art. 1.024. O juiz julgará os embargos em 5 (cinco) dias.

Qual a diferença entre embargos de declaração e recurso inominado?

Na Lei dos Juizados os embargos de declaração suspendem o prazo do recurso inominado. Entretanto, a partir da entrada em vigência do Novo CPC, os embargos de declaração no juizado INTERROMPEM o prazo do recurso inominado e não mais suspendem.

Qual o efeito dos embargos de declaração?

Efeito devolutivo

O primeiro dos efeitos dos embargos de declaração é impedir o trânsito em julgado da decisão embargada. Por um lado, como se verá a seguir, eles interrompem o prazo para a interposição de outros recursos, eventualmente cabíveis.

Quais efeitos dos embargos de declaração?

Art. 1.026. Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso.

O que acontece após os embargos de declaração?

O que acontece após os embargos de declaração? Após a interposição dos embargos de declaração, o prazo para oferecimento do recurso cabível será interrompido. Somente após o julgamento dos embargos é que o prazo para oferecer o recurso será reiniciado.

O que é um recurso inominado?

De forma simples, o recurso inominado é uma apelação à sentença proferida pelo juízo de um Juizado Especial. O nome dado ao recurso sem nome, portanto, inominado, se dá pela falta de um nome específico dado pelo legislador, que não chamou o instrumento de apelação para diferenciar a peça.

O que pode ser alegado no recurso inominado?

I - os nomes e a qualificação das partes; II - a exposição do fato e do direito; III - as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade; IV - o pedido de nova decisão.

Qual o prazo para recursos inominados e embargos de declaração?

Ou seja, julgados os embargos, o prazo de 10 dias para interposição de recurso inominado conta-se integralmente a partir da intimação da decisão dos embargos.

Precisa de advogado para embargos de declaração no Juizado Especial?

A Lei que disciplina os Juizados Especiais Estaduais contém dispositivo expresso (artigo 41, §2º) que proíbe a interposição de recurso se a parte não constituir advogado, in verbis: "No recurso, as partes serão obrigatoriamente representadas por advogado".

O que é erro material embargos de declaração?

II – por meio de embargos de declaração.” Por isso, o erro material é aquele perceptível e sem maior exame, acarretando um desacordo entre a vontade do juiz e a que fora expressa na sentença.

Qual recurso cabível contra decisão que rejeitou embargos de declaração?

O que fazer se o juiz rejeitou os meus embargos de declaração? Em síntese, se o juiz rejeita os embargos de declaração a sua impugnação poderá se dar mediante a interposição de apelação para o tribunal.

Qual é o prazo para o procurador da Fazenda Pública Estadual apresentar embargos de declaração?

No novo CPC, todos os recursos têm prazo de 15 dias, tanto para interposição quanto para a resposta (arts. 1.002 e 1.003, prazo em dobro para Fazenda Pública, Ministério Público e Defensoria Pública – arts. 180, 183 e 186), com exceção dos embargos de declaração (art. 1.023), que tem 5 dias.

Qual o prazo para o recurso especial criminal?

O recurso especial deve ser interposto no prazo de quinze dias, conforme estabelecido no art. 994 , VI , c.c. os arts. 1.003 , § 5º , e 1.029 , todos do Código de Processo Civil , bem como o art. 798 do Código de Processo Penal , o que não ocorreu no caso.

Qual recurso cabível contra sentença no Jecrim?

b) Sentença condenatória ou absolutória: De modo igual ao CPP, o recurso cabível será a apelação (art. 82, Lei 9.099/95). c) Decisão que homologa a transação penal (art , 76,§ 5). Diferentemente do Código de Processo Penal, o prazo para interposição da apelação no Juizado Especial Criminal será de 10 (dez) dias.

Quando começa a contagem de prazo no Processo Penal?

No Processo Penal, continua-se contando os prazos processuais em dias corridos, excluindo-se o dia inicial e incluindo o de vencimento. “Art. 798. Todos os prazos correrão em cartório e serão contínuos e peremptórios, não se interrompendo por férias, domingo ou dia feriado.

Qual o prazo para interpor recurso inominado?

O recurso inominado contra as sentenças, previsto no art. 5º da Lei n. 10.259/2001, deve ser interposto no prazo de 10 dias, contados a partir da intimação.

Quais recursos são cabíveis no JEC?

Afinal quais são os recursos cabíveis nos Juizados Especiais Federais?
  • Recurso de medida cautelar, também chamado de recurso sumário ou recurso contra decisão de tutela de urgência.
  • Embargos de Declaração.
  • Recurso Inominado.
  • Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas.
  • Recurso Extraordinário.

Quem julga recurso do Juizado Especial?

O recurso contra a sentença proferida pelo juiz do juizado é julgado pela Turma Recursal. A Turma Recursal é um colegiado formado por três juízes (não é composta por Desembargadores), que tem a função de julgar os recursos contra as decisões proferidas pelo juiz do juizado.

Artigo anterior
Como usar o óleo de abacate na pele?
Artigo seguinte
Qual é o planeta que tem duas luas?