Quais são os efeitos do ultrassom no corpo humano?

Perguntado por: Irina Verónica Gomes Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (4 avaliações)

Quando o ultra-som penetra no corpo, pode exercer um efeito sobre as células e tecidos mediante dois mecanismos físicos: térmico e atérmico. As ondas ultra-sônicas, ao penetrarem no tecido, provocam uma vibração a nível celular (micromassagem), acelerando a velocidade de difusão de íons através da membrana celular.

São efeitos biológicos esperados devido ao uso do ultrassom?

São efeitos biológicos obtidos na aplicação do ultrassom: I. Reações devidas ao aquecimento: aumento do fluxo sanguíneo arterial, do metabolismo celular e da permeabilidade das membranas biológicas e alterações nos potenciais de membrana.

Pode usar ultrassom todo dia?

A quantidade de sessões de fisioterapia variam de acordo com o tipo e grau da lesão, por isso deve ser sempre avaliada pelo próprio fisioterapeuta antes de iniciar o procedimento. No entanto não é recomendado usar o ultrassom diariamente por mais de 20 dias.

Como o ser humano utiliza o ultrassom no dia a dia?

Por ser inofensivo, o exame é usado principalmente em crianças e gestantes, seja como parte do pré-natal ou no rastreamento de males em recém-nascidos. Mas não só isso. O teste também é empregado para traçar uma primeira avaliação do estado de órgãos internos, como o fígado e os rins.

Qual a energia do ultrassom?

Ultrassom é o nome dado a todas as ondas sonoras cujas frequências ultrapassam 20 mil Hz, limite superior à capacidade da audição humana. Ultrassom são ondas sonoras cujas frequências são maiores que o limite audível pelo ser humano.

Efeitos térmicos e atérmicos do Ultrassom Terapêutico na Fisioterapia

41 questões relacionadas encontradas

Qual o fenômeno que ocorre na ultrassonografia?

Ondas de ultrassom se propagam da mesma maneira que as ondas sonoras audíveis. Elas sofrem todos os fenômenos de reflexão, refração, difração e interferência, como todas as ondas.

Qual é a onda do ultrassom?

São ondas mecânicas que possuem frequência superior a 20 000 Hz. Nesse caso, o som também não pode ser ouvido pelo ser humano. O ultrassom é muito utilizado para exames clínicos, em navios, etc.

O que é ultrassom exemplos?

O ultrassom é o tipo de onda sonora utilizada no exame de ultrassonografia. Infrassom e ultrassom são qualidades das ondas sonoras relacionadas à sua altura ou frequência. Os seres humanos são capazes de ouvir sons tão somente que se estendam entre as frequências de 20 Hz e 20.000 Hz.

Para que serve a ultrassom?

Ultrassonografia, ultrassom ou ecografia – tem vários nomes – é um exame de imagem que tem como objetivo visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo em tempo real e auxiliar a prevenção e o diagnóstico de doenças.

Para que serve uma ultrassonografia?

Ecografia, popularmente mais conhecido como ultrassonografia ou ultrassom, é um exame de imagem capaz de fornecer informações detalhadas de diversos órgãos, tais como fígado, rins, pelve feminina, bexiga, pâncreas e entre outros.

Quanto tempo usar o ultrassom?

Como se trata de ondas vibracionais de alta intensidade, a duração do procedimento não deve exceder 15 minutos, sendo recomendado entre 3 a 5 minutos. Adicionalmente, para se determinar o tempo de tratamento deve-se considerar a área efetiva de radiação, também conhecida como ERA.

Quando usar ultrassom contínuo?

O ultrassom contínuo tem efeito térmico dominante, enquanto o efeito mecânico predomina no pulsado.
...
As principais incluem:
  1. processos inflamatórios agudos e crônicos;
  2. distensões e luxações;
  3. fraturas e contraturas;
  4. espasmos musculares;
  5. traumatismos de articulações e músculos;
  6. reparo de lesões;
  7. cicatrização de feridas.

São contra indicações ao uso do ultrassom?

Como em qualquer tratamento, o ultrassom também tem contraindicações, não sendo recomendado para:
  • áreas com sensação de temperatura diminuída e com circulação diminuída;
  • pacientes com insuficiência vascular ou com tromboflebite;
  • regiões dos olhos, dos órgãos reprodutores e da pelve imediatamente após a menstruação;

Quais os efeitos do ultrassom na estética?

Ultrassom na estética é uma tecnologia para tratamento da gordura localizada e modelação corporal. O aparelho emite ondas de som acima da frequência audível que produzem microvibrações capazes de romper os adipócitos. Outras aplicações da técnica na estética incluem estímulo de colágeno e tratamento da celulite.

Quais os efeitos terapêuticos ao aplicar o ultrassom no modo de emissão pulsado?

Os principais efeitos térmicos do ultrassom terapêutico são: aumento da permeabilidade das membranas, vasodilatação e aumento da taxa metabólica local, liberação de histamina e agentes quimiotáticos, analgesia, ação tixotrópica (propriedade de "amolecer" estruturas com consistência física mais rígida), aumento da ...

Para que serve ultrassom na gravidez?

O ultrassom obstétrico é um exame extremamente importante para acompanhar o desenvolvimento do bebê durante o período gestacional. Utilizando a emissão de ondas sonoras, ele permite a formação de imagens para analisar embrião e feto.

Para que serve a ultrassonografia na gestação?

O ultrassom obstétrico é um exame de acompanhamento do desenvolvimento do bebê durante a gestação. Ele serve para identificar a idade gestacional, avaliar crescimento e vitalidade do bebê, além de detectar gestações múltiplas e auxiliar no diagnóstico de eventuais malformações fetais.

O que é detectado no ultrassom de abdome total?

Esse procedimento permite ao médico radiologista a avaliação dos órgãos internos do abdome e suas estruturas – fígado, vesícula biliar, baço, veia cava inferior, rins, pâncreas, bexiga e vasos do abdome – auxiliando na detecção de patologias como cálculos biliares, esteatose hepática (gordura no fígado) e tumores.

Quais os tipos de exames de ultrassonografia?

Os tipos de ultrassom, são:
  • Ultrassom das mamas. ...
  • Ultrassom pélvico e o transvaginal. ...
  • Ultrassom do abdome superior. ...
  • Ultrassom da tireoide. ...
  • Ultrassonografia obstétrica e ultrassom obstétrica com doppler colorido. ...
  • Ultrassom em 3D e 4D.

Quais os tipos de reflexão dos ultrassons?

- O ultra-som sofre reflexão e refração nas interfaces onde ocorre uma mudança na densidade (Figuras 1 e 2). - O ultra-som ao se propagar em um meio e ao passar de um meio para outro, sempre sofre atenuação da intensidade do sinal, devido aos efeitos de absorção, reflexão e espalhamento (Figura 3).

Como é um ultrassom?

A ultrassonografia deve ser feita com o paciente deitado numa maca e em seguida deve-se colocar uma fina camada de gel na pele e posicionar o transdutor em cima deste gel, deslizando o aparelho pela pele. Este aparelho irá gerar imagens que podem ser vistas num computador e deverão ser analisadas pelo médico.

Quantos comprimentos de onda de uma onda de ultrassom?

Uma onda sonora com comprimento de onda de 10 mm é classificada como ultrassom.

Porque o ultrassom não é uma onda eletromagnética?

Mas antes de falar do ultrassom, preciso dar algumas pinceladas sobre a natureza do som. O som é uma onda mecânica e dessa forma precisa de um meio para se locomover, diferentemente das ondas eletromagnéticas, que sempre menciono no blog. A luz (ondas eletromagnéticas), não precisam de um meio para se propagar.

O que é uma onda longitudinal e transversal?

As ondas nas quais a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação são ondas transversais. As ondas nas quais a direção de vibração coincide com a direção de propagação são ondas longitudinais.

O que é o fenômeno de difração?

Esse fenômeno acontece quando parte da frente de onda encontra um obstáculo ou barreira. Podemos definir esse fenômeno da seguinte forma: A difração é a propriedade que as ondas têm de contornar obstáculos ou passar por um orifício quando são parcialmente interrompidas por ele.

Artigo anterior
Como se configura crime de corrupção?
Artigo seguinte
O que significa rentabilidade AA?