Quais são os efeitos da radiação infravermelha?

Perguntado por: Eduardo Mauro Anjos Guerreiro  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

A radiação infravermelha possui maior comprimento de onda que a ultravioleta e, por isso, sua energia é menor, penetrando muito na pele. É evidente que apesar disso, se houver exposição em excesso a essas radiações, elas podem causar danos à pele, como queimaduras.

Qual é o efeito da radiação infravermelho?

Esse tipo de radiação vinda do Sol não causa grandes efeitos sobre o organismo humano, pois visto que sua energia é baixa, seu poder de penetração na pele também não é grande, atuando principalmente na parte superficial na forma de calor. Porém, em excesso, pode causar queimaduras.

Quais são os malefícios da radiação infravermelha?

QUAIS OS MALEFÍCIOS DA RADIAÇÃO INFRAVERMELHA? As ondas curtas do espectro são capazes de penetrar a uma profundidade de vários centímetros, causando o aquecimento dos órgãos internos. No local de exposição devido à expansão dos capilares, pode ocorrer vermelhidão da pele, até a formação de bolhas.

Quais são os tipos de infravermelhos?

A radiação IV está dividida segundo seus efeitos biológicos, de forma arbitrária, em três categorias: radiação infravermelha curta (0,8-1,5 µm), média (1,5-5,6 µm) e longa (5,6-1 000 µm).

Quais são os benefícios do infravermelho?

A luz infravermelha estimula o fluxo sanguíneo. Por isso, ajuda no tratamento de doenças como tendinite, artrose, artrite, bursite, entre outros. Ademais, os raios infravermelhos são emitidos em baixa frequência, abaixo do que o olho humano pode enxergar.

O que é e como funciona a radiação infravermelha?

23 questões relacionadas encontradas

Quantas vezes por dia posso usar o infravermelho?

Dependendo da gravidade da dor, podem ser aplicadas várias vezes/dia, de 20 minutos a algumas horas de estimulação. Em geral, os pacientes são ensinados a utilizar o equipamento de TENS e decidir se devem aplicar o tratamento.

Quanto tempo usar luz infravermelho?

O tempo de tratamento com a luz infravermelha varia entre 10-20 minutos, sendo que para alcançar os benefícios terapêuticos deve-se manter uma temperatura no local de tratamento entre 40 e 45 °C por pelo menos 5 minutos.

Quais são as radiações Corpusculares?

Eles incluem as radiações alfa, beta, gama, raios-X e de nêutrons.

O que são ondas infravermelho?

O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que possui frequência menor que a da luz vermelha, por isso, não está dentro do espectro de luz visível e não pode ser percebido pelo olho humano.

Qual é a função do infravermelho?

A radiação infravermelha é um agente térmico superficial usado para alívio da dor e rigidez, para aumentar a mobilidade articular e favorecer a regeneração de lesões de tecidos moles. O IV se enquadra na categoria de termoterapia superficial por conversão de energia elétrica ou sônica em calor.

Como se proteger dos raios infravermelho?

Como se proteger

Para proteger a pele contra a radiação infravermelha é preciso neutralizar os radicais livres com o uso diário de um antioxidante tópico, acompanhado de um filtro solar.

Como usar infravermelho para emagrecer?

As mantas são colocadas na barriga, nas coxas e no bumbum. “A luz infravermelha ativa algumas células do músculo, deixando esse músculo mais ativo e, por ele se tornar mais ativo, associado à atividade física, indiretamente vai ocorrer a quebra de gordura para suprir a necessidade desse músculo”, explicou Fernanda.

Qual o tipo de radiação do infravermelho?

A radiação infravermelha (IV) é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de ondas longos, ou final vermelho do espectro da luz visível.

Como uma onda infravermelho?

Esse tipo de onda eletromagnética apresenta frequência menor que a da luz vermelha e não faz parte do espectro visível ao olho humano. O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que apresenta frequência menor que a da luz vermelha e, por isso, não está dentro do espectro eletromagnético visível.

O que é radiação infravermelha e ultravioleta?

O infravermelho coincide com a faixa de energia necessária para fazer vibrar, ou seja, isto é, movimentar os átomos uns em relação a outros de uma substância sem provocar uma reação. Já a radiação ultravioleta é a radiação mais energética da luz solar, possuindo grande poder de penetração na pele.

O que é o infravermelho do celular?

O que é o infravermelho? Essa tecnologia nada mais é que uma forma de transmitir dados via radiação infravermelha. No entanto, a velocidade de transmissão desses dados é bem baixa, por isso em grande parte das vezes é melhor usar uma conexão mais rápida, como o Bluetooth, por exemplo.

Quais radiações são Corpusculares é quais são eletromagnéticas?

Essa radiação pode ser de natureza corpuscular, como as radiações alfa e beta, ou de natureza eletromagnética, como a radiação gama, os raios X e algumas frequências de ultravioleta.

São consideradas radiações ionizantes Corpusculares?

Radiação ionizante é toda forma de radiação que carrega energia suficiente para arrancar os elétrons dos átomos. Ela pode ser produzida de forma natural ou artificial, bem como pode ter natureza eletromagnética ou corpuscular, ou seja, ser formada por partículas como elétrons, núcleos atômicos etc.

Quais são as origens das radiações Corpusculares?

Radiação corpuscular

Quanto à origem destas partículas devemos relembrar que algumas têm origem em processos de desintegração nuclear (elétrons, pósitrons, partículas alfa, neutrinos) e outras são obtidas através de processos de fissão nuclear (nêutrons, múons, mésons).

Como usar o infravermelho do massageador?

Esse massageador possui um controle através do botão com três opções: somente massagem (posição 1), somente luz infravermelha ( posição 2) e massagem com luz infravermelha (posição 3). Para utilizar somente o infravermelho, mantenha o botão na posição 2.

O que o choquinho da fisioterapia faz?

O “choquinho” é um aparelho conhecido por neuro estimulação elétrica transcutânea, é um método eficaz, seguro e não invasivo para alívio de dores crônicas e agudas, e é um dos recursos mais utilizados na fisioterapia para o tratamento da dor, onde são aplicados impulsos elétricos na pele através de aparelhos ...

Como usar a luz vermelha?

A luz vermelha é absorvida na pele a uma profundidade de cerca de oito a dez milímetros, e defende ter efeitos positivos na energia celular, sistema nervoso múltiplo e nos processos metabólicos. O recomendado é que a terapia tenha duração entre 10 a 15 minutos, algumas vezes por semana.

Como usar o infravermelho para celulite?

De acordo com as esteticistas da Maison Payot, para a eficácia do tratamento são necessárias de 10 a 15 sessões, 2 a 3 vezes por semana, dependendo da avaliação corporal.

Como aumentar o alcance do infravermelho?

O mais importante é o equilíbrio entre a frequência e comprimento do fio. Melhore a funcionalidade ou substitua a fonte de alimentação. Utilizar uma fonte com menos de 5 V irá restringir o funcionamento do receptor, e portanto, reduzir o alcance e eficácia do controle remoto.

Qual é a radiação do microondas?

A radiação microondas é um tipo de energia eletromagnética com freqüência na faixa de 103 a 104 MHz. Essa radiação não-ionizante causa migração de íons e rotação de dipolos, mas não causa mudanças na estrutura molecular1.

Artigo anterior
Quanto o Brasil exportou em 2019?
Artigo seguinte
Como tirar o leite da madrugada?