Quais são os efeitos colaterais do diclofenaco?

Perguntado por: Francisca Lorena Araújo Moreira Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

O diclofenaco sódico é geralmente bem tolerado; porém, ocasionalmente, podem ocorrer algumas reações desagradáveis tais como: dor de estômago, náusea, vômito, diarreia, má digestão, prisão de ventre, falta de apetite, dor de cabeça, tontura e vermelhidão da pele.

Quais os males que o diclofenaco pode causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com diclofenaco são dor de cabeça, tontura, vertigem, dor na boca do estômago, náusea, vômito, diarreia, dispepsia, cólicas abdominais, excesso de gases intestinais, diminuição do apetite, formação de bolhas na pele.

Quem não pode tomar diclofenaco?

Você não pode tomar este medicamento se: - for alérgico (hipersensibilidade) ao diclofenaco ou a qualquer outro componente da formulação descrito no início desta bula; - já teve reação alérgica após tomar medicamentos para tratar inflamação ou dor (ex.: ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno).

Para que é indicado o medicamento diclofenaco?

Diclofenaco Potássico é um anti-inflamatório para o tratamento de curto prazo nos distúrbios relacionados a entorses, distensões e lesões. Ainda é eficiente no alívio das dores e inflamação no pós-operatório, condições ginecológicas dolorosas, incluindo períodos menstruais, e diferentes tipos de reumatismos.

Qual a diferença entre ibuprofeno e diclofenaco?

Neste contexto, a literatura sugere que a escolha dos medicamentos deve estar baseada na dose, segurança e custo. Comparações diretas entre 50 mg de diclofenaco e 400 mg de ibuprofeno não demonstraram diferença significante em relação ao alívio da dor.

VOLTAREM (Diclofenaco Sódico): Para que serve, como tomar e efeitos colaterais

17 questões relacionadas encontradas

Qual diclofenaco é bom para dor na coluna?

Anti-inflamatórios não esteroides

Em alternativa aos analgésicos, o médico pode recomendar anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno (Alivium, Advil), diclofenaco (Cataflam, Voltaren) ou naproxeno (Flanax), que podem ajudar a aliviar a dor lombar aguda.

Quem tem pressão alta pode tomar diclofenaco de potássio?

Considerando a literatura científica consultada, o diclofenaco, tanto sódico como potássico, pode interferir na pressão arterial do paciente. Entretanto, essa interferência não se deve ao fato de um ser sódico e outro potássico, mas sim, por ser um AINE. 1.

Quem tem problemas cardíacos pode tomar diclofenaco?

Na bula, também consta que o diclofenaco não é recomendado a pessoas que tenham doença cardiovascular estabelecida (insuficiência cardíaca congestiva, doença cardíaca isquêmica, doença arterial periférica) ou hipertensão não controlada.

Quem tem câncer pode tomar diclofenaco?

Embora tenha havido um longo interesse no uso de AINEs em quimioprevenção, não estão emergindo no momento evidências clínicas de que tais medicações podem ter atividade em um tratamento padrão de câncer .

Pode tomar diclofenaco todo dia?

Adultos. A dose inicial diária é geralmente de 100 a 150 mg, ou seja, 1 comprimido de diclofenaco sódico de 100 mg uma vez ao dia ou 2 comprimidos de diclofenaco sódico de 75 mg tomados em dose única ou 2 vezes ao dia. Você não deve tomar mais que 150 mg por dia.

Quanto tempo o diclofenaco fica no organismo?

Quanto tempo demora para o diclofenaco sódico intramuscular sair do organismo? Pode chegar a 10 horas.

O que acontece se tomar muitos comprimidos de diclofenaco?

Famoso anti-inflamatório aumentaria muito o risco desses efeitos negativos. Pesquisadores do Hospital Universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram uma associação entre o consumo de diclofenaco, um dos anti-inflamatórios mais usados no mundo, ao aparecimento de problemas cardiovasculares.

O que fazer para aliviar a dor do câncer?

Opções de Tratamento para a Dor Crônica Causada pelo Câncer
  1. Opções de Tratamento para a Dor Crônica Causada pelo Câncer. ...
  2. Medicação oral não opioide (Pílulas) ...
  3. Opioides. ...
  4. Infusão externa de medicamentos. ...
  5. Bomba de Infusão de Fármacos (Sistema de Liberação do Medicamento Intratecal) ...
  6. Bloqueios neurolíticos. ...
  7. Neuroablação.

Quem tem câncer pode tomar nimesulida?

geralmente sim, mas por vezes não recomendamos, devido ao efeito gástrico que o mesmo pode proporcionar, com queimação e potencial sangramento. Vale a pena discutir com o seu oncologista antes de tomar!

Qual o remédio mais forte para dor de câncer?

Existem medicações mais potentes, como o fentanil, que é 100 vezes mais forte que a morfina. O remédio não vai viciar se for bem administrado pelo médico. E ele é forte porque a dor é forte”, explicou a dra.

Qual remédio faz mal para o coração?

6 remédios que afetam o coração
  1. Antidepressivos tricíclicos. ...
  2. Anti-inflamatórios. ...
  3. Anticoncepcionais. ...
  4. Antipsicóticos. ...
  5. Antineoplásicos. ...
  6. Levodopa.

Quem tem problema de coração pode tomar Voltaren?

Na bula do diclofenaco, a fabricante também aponta que o medicamento não é indicado para quem tem doenças cardiovasculares e que pacientes de risco devem ter acompanhamento médico.

Quais são os remédios que pode causar infarto?

A pesquisa apontou que o uso dos anti-inflamatórios não-esteroides, conhecidos pela sigla AINEs, como diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e celecoxibe está associado a um aumento de até 53% no risco de infarto.

Quem não pode tomar diclofenaco de potássio?

Você não pode tomar este medicamento se: - for alérgico ao diclofenaco ou a qualquer outro componente da formulação, descrito no início desta bula; - já teve reação alérgica após tomar medicamentos para tratar inflamação ou dor (ex.: ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno).

Qual diclofenaco que aumenta a pressão?

O diclofenaco de sódio e o diclofenaco de potássio, assim como outros medicamentos usados para o alívio da dor, febre e edema existentes no mercado são Anti-inflamatórios Não Esteróides, AINES. Um dos efeitos indesejados dos AINES é a elevação da pressão arterial causando a Hipertensão.

Qual o diclofenaco que hipertenso não pode tomar?

Portanto, podemos dizer que ambos os medicamentos, o diclofenaco de sódio e o diclofenaco de potássio, podem interferir na pressão arterial.

Qual a diferença entre diclofenaco de potássio e Sodico?

Diclofenaco potássico e diclofenaco sódico não apresentam diferenças farmacodinâmicas (mecanismo de ação), nem farmacocinéticas significantes. Ambos são administrados sob a mesma dose e absorvidos na forma ácida (diclofenaco). Ademais, a porção ativa da molécula é o diclofenaco.

Para que serve o diclofenaco sódico 50 mg?

O diclofenaco sódico pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs), usados para tratar dor e inflamação. Este medicamento alivia os sintomas da inflamação, tais como inchaço e dor, bloqueando a síntese de moléculas (prostaglandinas) responsáveis pela inflamação, dor e febre.

Qual a diferença entre Bexai e diclofenaco?

Bexai® cápsulas duras é um novo produto que através do uso da tecnologia de fabricação SoluMatrix Fine Particle Technology™ (iCeutica Philadelphia, PA, USA) permite a redução de 20% da dose de diclofenaco comparado as doses atualmente aprovadas.

Como aliviar dor de câncer em casa?

O que o paciente com câncer pode fazer:
  1. Conversar com ser médico sobre a sua dor: falar sobre a localização da dor, quando começou, quanto tempo dura, a intensidade, o que a melhora, o que a piora e como isso afeta sua rotina.
  2. Informar o médico, se os analgésicos prescritos não fizerem o efeito esperado.

Artigo anterior
O que fazer para ser chique?
Artigo seguinte
Quais são os ritmos passíveis de desfibrilação?