Quais são os drenos?

Perguntado por: Salomé Raquel Machado  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

- Dreno aberto, ex.: penrose; - Dreno de sucção fechada; - Dreno de reservatório; - Cateteres para drenagem de abscesso.

Quais os tipos de drenos e os cuidados de enfermagem?

Cuidados Gerais com Dreno de Tórax
  1. Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70%. ...
  2. Manter o selo d'água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. ...
  3. Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora.

Quais são os tipos de drenos mais utilizados?

Os tipos mais comuns de drenos são: dreno torácico selo d`água sendo sistema fechado de dreno, indicado na presença de colapso pulmonar, Portovac sistema de drenagem fechado, estilo sanfona que utiliza uma leve sucção (vácuo) utilizado para cirurgias que esperam um sangramento pós-operatório ( secreção sanguinolenta), ...

O que são drenos e quais os tipos?

O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.

Como os drenos podem ser classificados?

Outros tipos de drenos/cateteres: cateter de malecot e cateter de pezzer (gastrostomias), dreno de pigtail (nefrostomias e drenagens em geral), cateter duplo J, dreno de Abramsom, cateter de nelaton etc.

Conhecendo um pouco sobre o Dreno Portovac

25 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de drenos e sondas?

- sonda nasogástrica (Levin) - sonda orotraqueal (ou portex) - sonda gastrostomia (Malecot) - sonda vesical (Foley) - sonda uretral - sonda retal Page 17 III - MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.

O que são os principais tipos de drenos utilizados na drenagem subterrânea?

Drenagem Subterrânea ou profunda

Os drenos mais utilizados são dos seguintes tipos: • Dreno profundos contínuos e descontínuo • Dreno cego • Colchão drenante • Dreno a céu aberto (valetão) • Dreno em “espinha de peixe” • Dreno subhorizontal.

Quais os tipos de drenos que existem?

Drenos
  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr.

Quais são os drenos abdominais?

Drenos tipo Pezzer, Malecot e outros fazem parte, hoje, da história da cirurgia, com uso restrito a situações pontuais. Silicone: material praticamente inerte, radiopaco e menos rígido que polietileno (a quem substituíram com vantagens), induzindo resposta tecidual mínima.

Para que é usado o dreno de Penrose?

O dreno de penrose é um dreno feito de material emborrachado, como látex ou silicone, e é largamente utilizado em cirurgias que acarretam possível acúmulo de líquidos no pós-operatório, sejam infectados ou não.

Qual a diferença de drenos e sondas?

Sondas ou catéteres são tubos inseridos no organismo para a infusão ou retirada de fluidos. Drenos são materiais inseridos no interior de espaços ou cavidades para possibilitar a saída de conteúdos ali presentes (como ar ou fluidos).

São considerados tipos de drenos abdominais tubular e Penrose?

A troca do selo d'água deve ser feita de forma lenta e não esquecer de pinçá-lo com a mão. V. São considerados tipos de drenos abdominais tubular e Penrose. III, IV e V.

Quais os cuidados com drenos e cateteres?

Lavar as mãos, secá-las e usar álcool 70% sempre que manipular o dreno. Clampear o dreno para que não haja entrada de ar, ao término da manipulação soltar o clampe. Manter o selo-d'água e trocar a cada 12-24 horas. Posicioná-lo no piso, com suporte adequado, e nunca elevá-lo acima do tórax sem que esteja fechado.

Quais são os cuidados de enfermagem com o dreno de KERH?

Antes de iniciar o exame deve ser realizada a assepsia do dreno e a retirada do ar, com o intuito de evitar uma possível pseudo-imagem ou imagem falsa, se possível observar o refluxo da bile, assim que o refluxo da bile atravessar todo o cateter, conecta-se uma seringa com contraste iodado.

Quais os cuidados de enfermagem com cateter venoso central?

Durante qualquer cuidado ao cateter venoso central, é importante sempre lavar as mãos antes e utilizar uma técnica estéril, ou seja, deve-se manipular o CVC utilizado-se um campo estéril, assim como luvas esterilizadas, mesmo que seja apenas para administrar algum tipo de medicação.

Quais os tipos de drenos tubulares?

Os cateteres (drenos tubulares) são apresentados na forma de tubos, menos flexíveis que os laminares. Os principais usados são: Nelaton, Foley, Malecot e Pezzer.

O que é sistema de drenagem fechado?

Consiste em manter a pressão dentro para facilitar a drenagem, é usada em cirurgias que se espera sangramento no pós-operatório, ou seja, secreção sanguinolenta. Pode ser usado em cirurgias ortopédicas, neurológicas e oncológicas.

Para que serve o dreno após abdominoplastia?

Na Abdominoplastia utilizamos um dreno que geralmente é retirado quando iniciamos a drenagem linfática. O objetivo do dreno na Abdominoplastia é evitar o acúmulo excessivo de líquidos nos primeiros dias de pós-operatório.

Qual a finalidade de um dreno?

Principais finalidades dos drenos

A principal finalidade destes aparelhos consiste em criar ou determinar um percurso artificial (de menor resistência) entre uma ferida ou cavidade e o meio externo, de forma que as secreções possam ser eliminadas percorrendo um trajeto mais curto.

Qual é a cor do seroma?

Para identificar se é realmente um seroma, você precisa ficar atenta as seguintes características: Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa. Não é purulento, em que há pus, exceto quando a região está inflamada.

O que é drenagem subterrânea?

Os drenos subterrâneos são dispositivos de drenagem destinados à interceptação, captação e condução das águas do subleito e de infiltração no pavimento de forma a preservar a integridade do corpo estradal. Compreende os drenos sub-superficiais e os drenos profundos.

Como é feita a drenagem subterrânea?

A drenagem subterrânea tem o objetivo principal de rebaixar o lençol freático através da remoção da água de uma região e condução para outra região diferente. Normalmente utiliza-se a gravidade, mas também podem ser utilizadas as bombas de sucção.

O que são drenos coletores?

Drenos coletores: Recebem a água dos drenos primários e a conduzem até o dreno principal. Dreno principal: Transporta a água coletada para fora da área de drenagem, em direção a um dreno natural.

Quais são os tipos de sondas gástricas?

Existem diferentes tipos de sonda gástrica: sonda Levine, simples, Nutriflex, MOSS e sonda S-B. Elas são introduzidas na cavidade nasal e segue até o estomago.

Artigo anterior
Como por letra de musica no instagram?
Artigo seguinte
Qual a idade para usar flúor?