Quais são os dois tipos morfológicos dos cnidários e quais são as suas diferenças?

Perguntado por: Kevin Afonso de Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (9 avaliações)

No filo cnidária existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).

Quais são os dois tipos morfológicos de cnidários?

Os cnidários possuem aspectos bastante peculiares, mas uma das características mais marcantes do grupo é a presença dos cnidócitos, que são as ferramentas de defesa desses animais. Em se tratando de tipos morfológicos, são divididos em apenas dois: os pólipos e as medusas.

Quais são as principais características dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Qual é a diferença entre a forma de pólipo e medusa dos cnidários?

As medusas apresentam forma de movimentação ativa, diferentemente dos pólipos. A região onde a boca está localizada recebe o nome de superfície oral, enquanto a região oposta é chamada de aboral. Na superfície oral observamos, além da boca, vários tentáculos.

Quais são as 3 classes de cnidários?

As principais classes dos cnidários são:
  • Hydrozoa - hidras e caravelas;
  • Scyphozoa - águas -vivas.
  • Anthozoa - anêmonas e corais; e.
  • Cubozoa - cubozoárioa, como a vespa do pacífico.

CNIDÁRIOS - REINO ANIMALIA - ZOOLOGIA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais representantes dos cnidários?

Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas. Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos.

Como podemos classificar as classes hydrozoa scyphozoa Staurozoa Cubozoa e Anthozoa?

O Filo Cnidaria engloba cinco classes: Anthozoa, Cubozoa, Hydrozoa, Scyphozoa e Staurozoa. Anthozoa é a classe mais diversa (7500 espécies) e é subdividida em duas sub-classes, Hexacorallia (corais-pétreos e anêmonas) e Octocorallia (corais moles, gorgônias e canetas-do-mar).

Como é a forma de pólipo é a de medusa?

Hidras e anêmonas-do-mar são exemplos de pólipos. Medusa: forma de vida que se move ativamente. As medusas apresentam formato de sino e boca voltada para baixo bem como seus tentáculos. Apresentam uma mesogleia bem desenvolvida, diferentemente da forma polipoide.

O que é pólipos e medusas?

Pólipo é um tipo morfológico representante do filo cnidaria. Os membros deste filo são classificados em duas formas estruturais distintas: as medusas, que são de vida livre, e os pólipos, dos quais a grande maioria vive fixa em substratos (sésseis) como rochas e conchas.

O que são as medusas?

A medusa (Cyanea lamarchi), também chamada de mãe d'água e água-viva, alforrecas, são formas de vida livre dos cnidários adultos, pertencentes às classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas habitam os oceanos. ... Medusas da classe Scyphozoa, geralmente, não possuem picada fatal.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.

Quais são as principais características dos grupos dos poríferos e dos cnidários?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.

Quais as principais diferenças entre poríferos e cnidários?

Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.

O que são os Cnidoblastos?

Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos.

O que são e qual a função dos cnidócitos?

O cnidócito é uma importante célula tanto para defesa quanto a alimentação dos cnidários. O veneno presente no interior dessas células pode ser bastante perigoso para o homem.

Quais são as formas de reprodução dos cnidários?

Os cnidários, também conhecidos como celenterados, são animais aquáticos que se reproduzem de modo sexuado e assexuado. As larvas pelágicas, denominadas plânulas (ciliadas), saem dos ovos e ao encontrarem um substrato, se fixam virando pólipos. Em certos cnidários, como os corais, a fase de pólipo é a definitiva.

Quais são os animais pólipos?

Pólipos são animais que tem forma de tubo, com a abertura da boca no topo com tentáculos em volta e a cavidade gástrica logo em seguida. Eles se reproduzem assexuadamente podem formar uma colônia.

O que pode provocar os pólipo na vesícula?

Os pólipos na vesícula são pequenos nódulos que crescem na parede da vesícula biliar. Eles se originam, geralmente, por excesso de colesterol ou devido a processos inflamatórios crônicos. A maioria dos pólipos de vesícula é de pólipos de colesterol que, em 90 a 95% do casos, não causam nenhum sintoma.

Onde se encontram os pólipos?

Esse tipo de pólipo pode crescer na parede intestinal ou retal, projetando-se no interior dessas regiões, em qualquer parte do intestino grossos. Inicialmente, são pequenos e benignos (adenoma), podendo crescer até sofrerem transformação maligna (adenocarcinoma).

Quais são as características das medusas?

As medusas são representadas pelos organismos natantes, como as águas-vivas. Apresentam um corpo gelatinoso em forma de sino, com tentáculos em sua margem e a boca central. Os pólipos constituem os organismos sésseis, ou seja, fixos a um substrato. Apresentam formato tubular, como as anêmonas-do-mar.

O que é pólipos de corais?

O pólipo é uma estrutura oca que adere a uma superfície. Os pólipos dos grandes corais podem crescer até cerca de 25 centímetros. Outros corais têm pólipos que não passam de 1 milímetro. Na parte de cima do pólipo existe uma boca circundada de tentáculos.

Como ocorre a reprodução da classe Scyphozoa?

É uma reprodução assexuada, que ocorre nos pólipos através de brotamento. Neste processo são geradas as éfiras (pequenas medusas imaturas). As éfiras se diferenciarão em medusas adultas, que deverão ser responsáveis pela reprodução sexuada. Muitas espécies de medusas são de espécies de sexo separado.

Em qual grupo de cnidários as águas-vivas são classificadas?

As águas-vivas, ou medusas, são animais marinhos pertencentes ao filo Cnidaria, classe Scyphozoa. O corpo tem a forma de um sino margeado por tentáculos e apresenta uma organização simples, havendo uma cavidade gastrovascular central com uma única abertura que atua como boca e ânus.

Em qual grupo de cnidários os corais são classificados?

Os corais, organismos antozoários (Classe Anthozoa do Filo Cnidaria), são animais coloniais exclusivamente marinhos, típicos de regiões tropicais, cuja morfologia representada pelos pólipos (forma séssil) possui esqueleto externo constituído por carbonato de cálcio.

Artigo anterior
Qual a função da escala de Fugulin?
Artigo seguinte
Qual é o nome é o equipamento que Steve Jobs homenageou sua filha?