Quais são os dois tipos de iniciativas de governo eletrônico?

Perguntado por: Mauro Ivan Silva de Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
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A resposta correta é Programas de governo eletrônico que privilegiam os processos burocráticos internos; e programas que se concentram na relação do Estado com governos locais (i.e. estados e municípios).

Quais os tipos de E-gov?

Na análise das avaliações de e- gov pesquisadas na literatura sobre o tema, foi possível distinguir cinco tipos: classificação em estágios evolutivos; benchmarking5; comparação da realidade alcançada com seus objetivos estratégicos; prestação de contas ao governo central e avaliação de programas de governo.

Como podemos definir um governo eletrônico?

O governo eletrônico, ou e-governo, pode ser entendido como um conjunto de ações modernizadoras vinculadas à administração pública. Pode-se dizer que o e-governo refere-se também à transformação da maneira com que o governo, através do uso da TIC, atinge os seus objetivos para cumprimento do papel do Estado.

São princípios do governo eletrônico do Brasil?

O Governo Eletrônico tem privilegiado três frentes fundamentais: a interação com o cidadão, a melhoria da sua própria gestão interna e a integração com parceiros e fornecedores.

Qual é o principal propósito de um governo eletrônico?

O objetivo do Governo Eletrônico é prover informações e serviços as pessoas.

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O que caracterizou o desenvolvimento do governo eletrônico e-gov no Brasil?

O governo eletrônico surge no Brasil como a possibilidade de materializar várias tendências apontadas no Consenso de Washington2, como a redução de gastos públicos, a modernização do Estado e a melhoria na gestão, além de acompanhar uma tendência internacional de mudança institucional, proveniente de uma nova economia ...

O que é cidadania e controle social?

O controle social é a participação do cidadão na gestão pública. O termo inclui fiscalização, monitoramento e controle das ações da Administração Pública que a população realiza. É um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado.

O que é governança responsiva?

Um novo modelo de administração pública, denominado de “governança responsiva” (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2005), caracteriza-se pela relação de empoderamento entre os cidadãos e o Estado; seus princípios orientadores são a responsabilização, a transparência e a parti- cipação; e o atributo-chave é a responsi- ...

O que é transparência na administração pública?

A ideia de transparência na gestão pública é fruto da disseminação na sociedade da chamada cultura do acesso, que prega a necessidade de agentes públicos se conscientizarem de que toda informação pública é de propriedade do cidadão, cabendo ao Estado disponibilizá-la.

O que é governança na administração pública?

O Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017, (doravante, Decreto) trata a governança pública como um “conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da ...

O que quer dizer governança?

A raiz da palavra governança vem de uma vocá- bulo grego que significa direção1. Assim, logicamente, o significado fundamental da governança é dirigir a economia e a sociedade visando objetivos coletivos.

O que é a nova governança pública?

Em primeiro lugar a nova governança pública é um valor centrado, onde o objetivo do governo é promover o bem comum maior e não unicamente melhorias de eficiência e eficácia, (Stoker, 2006).

Quando surgiu o e-gov?

O Programa de Governo Eletrônico do Estado brasileiro surgiu no ano 2000, quando foi criado um Grupo de Trabalho Interministerial com a finalidade de examinar e propor políticas, diretrizes e normas relacionadas às novas formas eletrônicas de interação, através do Decreto Presidencial de 3 de abril de 2000.

Como o termo cidadão é descrito pelo governo federal brasileiro?

Ser cidadão compreende a submissão do indivíduo aos encargos comuns a todos, respeitando a política do governo, ainda que haja discordância.

Qual a importância da transparência na administração pública?

A transparência na gestão pública possibilita a fiscalização da sociedade, além de estender a participação popular na tomada de decisões. Além do aspecto ético e legal sobre compartilhar dados públicos com a sociedade, administrar o poder público de forma transparente se mostra também uma atitude estratégica.

Qual a finalidade da transparência pública?

Uma gestão pública transparente permite à sociedade, com informações, colaborar no controle das ações de seus governantes, com intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.

Para que serve a transparência?

Uma coisa que é transparente, afinal, permite que se enxergue através dela – portanto, indica que não há nada a esconder. Claro que o Portal da Transparência não expõe todos os casos de desvio de dinheiro público, mas é um passo importante no combate à corrupção.

Quais são os princípios da governança pública?

Esses princípios são os pilares norteadores da governança: Transparência (disclosure), Equidade (fairness), Accountability e Compliance. A governança para o setor público adequa os princípios da governança corporativa à área pública.

O que é a governança corporativa?

A governança corporativa é o sistema que dirige e controla uma companhia, é uma estrutura com práticas, regras e processos que regem a empresa para que ela alcance os seus objetivos e seus negócios sejam bem sucedidos.

O que é accountability e responsividade?

A accountability surge nesse contexto como importante ferramenta de controle, cobrança e responsabilização do agente público. Ela é um atributo do sistema que vai possibilitar controle, a obrigação da transparência, responsabilidade e responsividade, aqui, em especial no âmbito político e administrativo.

Qual a definição para controle social?

O controle social pressupõe a efetiva participação da sociedade, não só na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como também na formulação e no acompanhamento da implementação de políticas.

O que é o chamado controle social?

É a participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e resultados.

Qual o papel do controle social?

O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.

Quais estratégias para fomentar o acesso à informação por parte das comunidades em geral?

Participando de plebiscitos ou referendos; Iniciativa popular: sugerindo a elaboração de leis; Consultas e audiências públicas: dando sua opinião ao governo. suas obrigações e direitos, e reivindicar para que sejam colocados em prática, o convívio social e o funcionamento dos serviços públicos serão cada vez melhores.

O que visa a administração direta do Estado?

A administração direta do Estado reúne todos os órgãos, serviços e agentes do Estado que visam à satisfação das necessidades coletivas.

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