Quais são os dois tipos de fundações existentes?

Perguntado por: Matheus Fernando Machado Ferreira Almeida  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

Em casas com até dois pavimentos é comum utilizarmos as fundações diretas ou rasas devido ao seu custo benefício. As fundações rasas transmitem as cargas diretamente para o solo por suas bases. Possuem profundidade igual ou inferior a 3 metros. Geralmente as escavações deste tipo de fundação são feitas manualmente.

Quais são os tipos de fundações?

As fundações são classificadas em DIRETAS e INDIRETAS de acordo com a forma de distribuição das cargas da estrutura para o solo. As DIRETAS são aquelas que distribuem as cargas da edificação para as camadas de solo capazes de suportar sem grandes deformações.

Quais os tipos de fundações empregadas nas construções em geral?

Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010.

Quais os tipos de fundações profundas existentes?

Entre os principais tipos de fundações profunda, destacamos:
  • Estacas de fundação;
  • Estacas de deslocamento;
  • Estacas pré-moldadas de concreto;
  • Estacas metálicas;
  • Estacas de madeira;
  • Tubulões.

O que são fundações superficiais e fundações profundas?

Diferenças entre fundações rasas e profundas

As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.

QUAIS OS TIPOS DE FUNDAÇÕES

26 questões relacionadas encontradas

Quais são as fundações superficiais?

Fundações rasas ou superficiais são aquelas em que a carga da estrutura da edificação é transmitida ao solo pelas pressões distribuídas pela base da fundação. Este tipo de fundação deve ser assentada em profundidade inferior ao dobro de sua menor dimensão em planta.

Qual a definição de fundações profundas?

As fundações profundas são aquelas que transmitem as cargas por meio do atrito lateral resultante do contato de seu comprimento com o solo — ou da combinação entre a resistência da base com o atrito lateral. As dimensões da fundação são definidas a partir do carregamento que ela receberá dos pilares.

O que são fundações profundas Cite 5 tipos e descreva os?

As fundações profundas ou fundações indiretas são aquelas executadas nas camadas mais profundas do solo e, em sua grande maioria, são realizadas com o auxílio de um equipamento de escavação ou cravação. São exemplos de tipos de fundações profundas as estacas, tubulões (a céu aberto ou a ar comprimido) e os caixões.

Quais os tipos de estacas profundas?

Podem ser estacas do tipo Strauss, trado rotativo, hélice contínua e estacas raiz. As vantagens das estacas escavadas são: Ausência de vibração no terreno pois a escavação se faz por rotação, podendo ser executadas próximos a divisas sem causar problemas ao vizinho.

Como são classificadas as fundações com relação a profundidade?

As fundações são classificadas em fundações diretas /rasas e indiretas/profundas. Como já vimos, a escolha do tipo de fundação a ser empregado em um edifício será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo.

O que são as fundações de uma edificação?

A fundação é a estrutura que permite a distribuição de carregamentos (como o peso dos materiais) para o solo na construção de casas, prédios, viadutos ou qualquer grande edificação. Por esse motivo, é também uma das primeiras etapas a ser realizada no momento de levantar uma obra.

Quais os tipos de alicerce na construção civil?

Tipos de alicerce

No dia a dia de profissionais da construção civil, existem quatro tipos de fundações: direta, com estacas cravadas, de tubulações e de barretes.

O que é uma fundação na construção civil?

As fundações, nada mais é que um processo de transmissão de cargas da construção ao solo e se dá pelo uso de elementos que permita esta distribuição através das vigas, pilares paredes, sapatas e estacas afim de garantir a estabilidade da estrutura.

Quais são as fundações diretas e indiretas?

*Fundações diretas profundas são aquelas que ultrapassam 2 metros de profundidade onde a camada de resistência do solo é mais profunda, são os tubulões e os caixões. · FUNDAÇÕES INDIRETAS: As fundações indiretas são sempre profundas devido à forma de transmissão de carga para o solo.

Qual a diferença de fundação direta e indireta?

Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.

O que são fundações diretas superficiais ou rasas?

De acordo com a NBR 6122/2010, fundações rasas, diretas ou superficiais, são aquelas onde a carga da edificação é predominantemente transmitida ao terreno através da base da fundação. Além disso, a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

Qual a profundidade da estaca?

A profundidade deve ser maior que pelo menos duas vezes o diâmetro da estaca. As estacas mais comumente utilizadas para construções residenciais são escavadas e moldadas no local da obra e feitas com concreto armado. As estacas são perfuradas através de um equipamento chamado trado.

Quais são os tipos de estacas com maior produtividade?

Estacas a trado rotativo ou mecanizado

Também denominadas de estacas escavadas, apresentam processo produtivo mais barato e podem ser utilizadas em vários tipos de solos, inclusive com presença de lençol freático, desde que utilizadas camisas metálicas antes da escavação.

Qual a diferença entre estaca escavada e hélice contínua?

As estacas hélice contínua são monitoradas por equipamentos eletrônicos garantindo maior controle na execução e na segurança dos elementos da fundação. Por ser uma estaca escavada, não causa vibrações nos terrenos adjacentes evitando problemas que possam incomodar a vizinhança.

Quais os tipos de fundações existentes Cite exemplos de cada um dos tipos?

Os tipos de fundações diretas mais comuns são:
  • Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ...
  • Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ...
  • Radier. ...
  • Sapata Corrida. ...
  • Estacas.

O que é uma fundação?

Uma Fundação é, em síntese, um patrimônio destinado a um fim de interesse público ou social que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil. É, segundo o Código Civil, uma pessoa jurídica, assim como as sociedades civis e associações.

É característica das fundações profundas?

A norma determina ainda que a principal característica das fundações profundas é que elas transmitem as cargas ao solo, através da ponta (base) e da superfície lateral (resistência de fuste).

Qual a definição da fundação do tipo estaca?

As estacas são elementos de fundação que tem como objetivo transmitir as cargas da edificação atuantes na superfície para o solo. A transmissão das cargas para o solo é feita de duas formas, pelo atrito lateral entre a estaca e o solo e pela resistência de ponta da estaca.

O que determina o tipo de fundação?

Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação:
  1. Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.
  2. Natureza e características do subsolo no local da obra.
  3. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
  4. Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.

Quando utilizar fundações superficiais?

Quando as fundações rasas são utilizadas? As fundações rasas são empregadas sempre que a resistência para assentamento pode ser obtida no solo superficial do terreno. Geralmente, a profundidade em que as fundações superficiais são executadas varia de 1 a 3 metros.

Artigo anterior
Como garantir a integridade do banco de dados?
Artigo seguinte
Quanto rende 21 milhões na poupança 2021?