Quais são os dois tipos de ambiguidade?

Perguntado por: Laura Liliana Silva de Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (48 avaliações)

Conheça os tipos de ambiguidade
  • Ambiguidade pelo uso indevido de pronomes possessivos.
  • Ambiguidade pelo uso inadequado de palavras.
  • Ambiguidade devido ao uso de forma indistinta entre pronome relativo e conjunção integrante.
  • Ambiguidade pelo uso indevido de formas nominais.

Quais são os tipos de ambiguidade?

Tipos de ambiguidade
  • Uso indevido de pronomes possessivos.
  • Colocação inadequada de palavras.
  • Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.
  • Uso indevido de formas nominais.

O que é uma ambiguidade intencional?

Assim, quando surgem por descuido, as ambiguidades são consideradas vícios de linguagem. ... Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar. Há ironia nessa oração.

O que é ambiguidade estrutural e lexical?

A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural. É lexical quando a palavra usada tem mais de um significado e estrutural quando a forma como a palavra foi colocada na frase causa dúvidas.

O que é polissemia cite 2 exemplos?

O que é Polissemia:

Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

AMBIGUIDADE: CONCEITO E TIPOS || Semântica #6 || Profa. Adriany Leonardo

38 questões relacionadas encontradas

O que é polissemia resposta?

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

Quais são as palavras polissemia?

A polissemia ocorre na maior parte dos vocábulos. Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
...
Exemplos de palavras monossêmicas:
  • estetoscópio (instrumento médico);
  • eneágono (polígono com nove ângulos);
  • vulcanologista (especialista em vulcanologia).

O que é ambiguidade estrutural?

Uma expressão ou texto ambíguo pode se apresentar de duas formas: ambiguidade estrutural e ambiguidade lexical. A estrutural provoca ambiguidade por causa da posição das palavras em um enunciado, gerando uma má compreensão do seu significado.

Como identificar ambiguidade no texto?

Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto. Como recurso, é muito encontrada em textos publicitários e humorísticos.

Como entender ambiguidade?

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.

O que quer dizer ambiguidade lexical?

Diz-se que estamos perante um caso de ambiguidade lexical sempre que uma palavra autorize pelo menos duas interpretações num dado contexto. As palavras homónimas, por apresentarem o mesmo significante (a mesma forma escrita e fónica) constituem os casos em que se verifica a ambiguidade lexical.

O que é redundância exemplos?

O que é uma redundância:

A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é ambígua exemplo?

O que é Ambíguo:

Termos ambíguos, inclusive, podem ter significados totalmente distintos. Por exemplo, a palavra "banco", pode ser interpretada tanto como uma casa bancária, como um banco para sentar. "Companhia", também é outro exemplo de termo ambíguo, pois pode significa "companhia de pessoas" ou "uma empresa".

O que é ambiguidade expressiva?

Certamente, você já ouviu ou usou o termo ambiguidade. Isso significa que um enunciado pode ter mais de um sentido, mais de uma interpretação. Esse recurso pode provocar um efeito de humor ou destruir completamente um texto.

O que é gerundismo e exemplos?

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.

Como tirar a ambiguidade de uma frase?

Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.

Como evitar a ambiguidade no texto?

Como evitar a ambiguidade
  1. Preste atenção aos múltiplos significados das palavras. ...
  2. Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente. ...
  3. Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais. ...
  4. Observe o efeito das outras palavras sobre o sentido da frase.

Qual é a diferença entre duplo sentido e ambiguidade?

O duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.

O que é uma oração ambígua?

De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.

O que é ambiguidade pragmática?

Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase. Apesar de ser um recurso aceitável dentro da linguagem poética ou literária, deve ser na maioria das vezes, evitado em construções textuais de caráter técnico, informativo, ou pragmático.

Como podemos lidar com situações ambíguas?

Assim sendo, para aprender a lidar com ambiguidade, incerteza e riscos, primeiro é necessária a redução e/ou eliminação do medo de criar, agir e decidir. Compreender e internalizar a transitoriedade e a impermanência das situações, pode ajudar nesse processo.

O que são palavras homônimas?

Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação. Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.

São homônimos?

Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.

O que são palavras Monossemicas?

Significado de Monossêmico

adjetivo [Linguística] Relativo a monossemia, que apresenta somente um único significado, por oposição ao que é polissêmico (com múltiplos significados): vocábulo monossêmico, análise monossêmica. Etimologia (origem da palavra monossêmico). Monossemia + ico.

Artigo anterior
Qual a composição do sorbato de potássio?
Artigo seguinte
Como colocar um objeto em órbita?