Quais são os dois padrões de código de barras reconhecidos oficialmente?

Perguntado por: Erica Iara Gomes  |  Última atualização: 17. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (13 avaliações)

Para a codificação de bens de consumo, desde a década de 70, existem dois padrões reconhecidos oficialmente: o Sistema UPC (Universal Product Code), adotado somente nos Estados Unidos e Canadá e administrado pelo UCC (Uniform Code Council), e o Sistema EAN, da International Article Numbering Association, entidade de ...

Quais os dois tipos de código de barras?

Tipos de códigos de barras utilizados de acordo com a simbologia Standard GS1
  • Omnidirectional DataBar: É um código de barras pequeno e de alta densidade, bem como o mais comum de todos. ...
  • Databar expandido omnidimensional: Divida as informações em dois níveis para diminuir o tamanho do código de barras.

Qual o padrão do código de barras?

O primeiro dígito representa o tipo de produto sendo identificado. Os 5 dígitos seguintes são o código do fabricante e os 5 dígitos logo após identificam um produto específico. O último dígito é o de verificação.

Qual a diferença entre EAN e GTIN?

O GTIN (Global Trade Item Number), também conhecido como EAN (nome antigo), ou simplesmente código de barras, é um código normalmente utilizado para identificar produtos. Ele costuma ser exibido na embalagem dos produtos no formato de código de barras.

Qual a diferença entre EAN-13 e DUN-14?

EAN (European Article Number) e UPC (Universal Product Code) são sistemas de códigos de barras utilizados para identificar produtos de forma única. Já o DUN-14 (Data Universal Numbering System 14) é um código utilizado para identificar e verificar lotes de produtos em unidades maiores, como contêineres e paletes.

QUAL É O MELHOR CÓDIGO DE BARRAS PARA USAR NA LOGÍSTICA?

45 questões relacionadas encontradas

O que é o código DUN-14?

DUN-14 em inglês "Distribution Unit Number" é o código de barras de 14 dígitos utilizados em container, caixas de transporte, paletes, etc e permite comerciantes, varejistas e atacadistas a verificação e baixa de múltiplas unidades de produto de uma só vez.

O que é GTIN-13 e 14?

Código de barras GTIN (antigo código EAN) do produto tributável, ou seja, a unidade que é utilizada para calcular o ICMS de Substituição Tributária, como por exemplo a unidade de venda no varejo. GTIN poderá ser GTIN-8 (antigo EAN-8), GTIN-12 (antigo UPC), GTIN-13 (antigo EAN), GTIN-14 (antigo DUN-14).

O que é o código GTIN?

GTIN significa Número Global do Item Comercial. Se trata de um padrão criado e administrado pela GS1. É ele que aparece abaixo dos códigos de barras, amplamente utilizados no varejo físico para identificação de produtos. Sua forma mais comum é de 13 dígitos, podendo também ser formado por 8, 12 ou 14 dígitos.

O que significa a sigla GS1?

A GS1 é conhecida pelo famoso código de barras, que impulsionou a economia criando uma linguagem única e global entre indústria e varejo. Hoje, os códigos de barras GS1 são lidos mais de 6 bilhões de vezes por dia em todo mundo.

O que é o código EAN?

O que é EAN e para que serve esse código? Criado na Europa pelo Sistema GS1, o EAN é um código de barras composto por 13 dígitos para identificar individualmente um objeto ou produto. Ele contém todas as informações relevantes, como fabricante, país de origem, modelo do produto e dígito verificador.

Quantos tipos de código de barras existem?

Existem vários tipos de códigos de barras como EAN-13 (GTIN-13), DUN-14 (ITF-14), UPC, QR Code e Databar.

Qual o código de barras mais utilizado no Brasil?

Para os códigos de barras no Brasil utilizamos o padrão EAN-13, com 13 dígitos, seguindo o mesmo padrão Europeu. Este modelo é o mais comum é o aceito em todos os comércios do território brasileiro.

Quais são os tipos de códigos?

Quando se fala em códigos, geralmente, nos vêm em mente algo que seja secreto, ou que seja do conhecimento de poucas pessoas. Existem vários tipos de códigos: - Código Comercial; - Código Penal; - Código Civil; - Código de Barras; - Código Genético; - Código Morse.

Como saber se o código de barras é válido?

No site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) dá para consultar a lista completa. Depois, confirme se o código do banco bate com o nome e o logo da instituição que aparecem no boleto. Se não for o mesmo, é provável que o documento não seja verdadeiro.

Qual o melhor tipo de código de barras?

Para a maior parte dos cenários o código 1D é melhor:
  • Reconhecido pelo público como um código de barras.
  • Os equipamentos de leitura são mais baratos.
  • A leitura dos códigos é mais rápida.
  • Com apenas um número de série e um banco de dados online é possível inserir e acompanhar qualquer quantidade de dados.

O que é padrão GS1?

O Padrão GS1 de Rastreabilidade Global é um processo padrão de negócios que descreve o processo de rastreabilidade independentemente das tecnologias facilitadoras.

Pode ser um EAN UPC ou outro GTIN?

Composto por 12 dígitos, o GTIN-12 é frequentemente chamado de UPC-A, o código utilizado nos Estados Unidos e no Canadá para identificar produtos de consumo. No entanto, ele também pode ser associado ao EAN-12.

Como saber se o GTIN é válido?

A forma mais fácil de validar o seu GTIN é olhar para o código no seu produto e conferir duas vezes o número de dígitos que ele tem: 8, 12, 13 e 14. Ainda assim, a fim de equiparar todos os números, todos os GTINs são colocados em um código de 14 dígitos, adicionando-se para isso 0s à esquerda.

Quem fornece o código GTIN?

A utilização do código GTIN, um código de 13 dígitos fornecido pela GS1 (antiga EAN/UCC), nas NF-e destina-se a fornecer mais informações sobre os produtos e as respetivas classificações fiscais, uma vez que se trata de um código unívoco a nível mundial.

Quais produtos têm GTIN?

Todas as marcas que possuem produtos em circulação no mercado com código de barras necessitam ter o GTIN para registro das informações. Ele é também item obrigatório para faturamento e emissão de notas fiscais.

Quem deve fazer o código GTIN?

GTIN significa Código Global de Item Comercial, é o código numérico que fica no código de barras (o antigo código EAN) e serve para identificar produtos no mundo todo. Todo GTIN deve ser criado e gerenciado pela GS1, uma organização internacional que desenvolve padrões para a cadeia de suprimentos.

Qual a diferença entre EAN e dun?

O DUN-14 é um código EAN-13 precedido de uma variante, que indica a quantidade do produto na embalagem. O código DUN-14 pode ter apenas um tipo de item, não pode ter itens diferentes em um mesmo volume.

Como consultar o GTIN EAN?

Como localizar um GTIN

Consulte o código de barras na embalagem do produto ou na capa do livro. Veja um exemplo de código de barras abaixo para saber como o GTIN pode ser exibido em seu produto. Se você não encontrar o GTIN, entre em contato com o fabricante do produto para solicitar o número.

Quando o produto não tem GTIN?

Sem a inserção do código correto do GTIN, a nota fiscal será rejeitada pela SEFAZ. É importante esclarecer que os números de GTIN são gerados pela GS1 (antiga EAN/UCC), organização que desenvolve padrões globais para identificação de itens comerciais, facilitando, por exemplo, a automação dos processos logísticos.

Artigo anterior
Como fazer transferência Itaú para conta poupança?
Artigo seguinte
Porque a carne de porco é considerada impura?