Quais são os documentos de um imóvel?
Perguntado por: Catarina Reis Paiva | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (67 avaliações)
- 1 – Matrícula Atualizada. ...
- 2 – Escritura. ...
- 3 – Habite-se. ...
- 4 – Declaração de Inexistência de Débitos Condominiais. ...
- 5 – Certidão de ônus reais. ...
- 6 – Outros documentos.
Qual o documento mais importante de um imóvel?
A matrícula da casa é o item mais importante da documentação de imóvel. É ela que diz se o edifício carrega algum ônus como caução, penhora ou hipoteca. Além disso, também revela se o vendedor em questão é realmente o dono do imóvel ou alguém que o representa.
Quais documentos verificar na compra de um imóvel?
- Certidão de protesto, obtida em cartório;
- Certidão sobre ações cíveis e criminais, disponível no site da Justiça Federal;
- Certidão de quitação dos tributos federais, que pode ser solicitada no site da Receita Federal;
- Certidões de ações trabalhistas, obtidas no site do Tribunal Superior do Trabalho;
Qual o nome do documento do imóvel?
A escritura do imóvel é um documento público oficial que valida o acordo entre as partes e é elaborada no cartório de notas. Já a matrícula é o documento que individualiza o imóvel: a grosso modo, ela seria a sua certidão de nascimento, onde constam informações essenciais para identificação jurídica.
Qual o valor da documentação de um imóvel?
Qual valor é necessário para os custos com documentação, taxas e despesas do cartório? Geralmente de 4 a 5% de custos de documentação. Mas depende, se for o primeiro imóvel, tem um pequeno desconto de 50% cartório e no ITBI, os custos também podem mudar entre uma compra financiada ou uma compra à vista.
Cuidados na Compra e Venda de Imóveis Certidões, Documentos
Quanto custa a documentação de um imóvel 2021?
Os custos de documentação do imóvel correspondem aos impostos e custos de cartório exigidos para oficializar publicamente a compra do imóvel. Essas despesas costumam ficar entre 3 e 5% do valor final do imóvel, por isso você deve conhecer e se preparar para cada uma delas!
Quais taxas são pagas na compra de um imóvel?
- Escritura pública. Para alterar o proprietário de um imóvel, será necessário fazer uma escritura pública, exceto se a casa ou apartamento for financiado. ...
- Registro do imóvel. ...
- ITBI. ...
- IPTU. ...
- Taxas cartoriais. ...
- Avaliação bancária. ...
- Taxa de interveniência. ...
- Taxa da corretora.
Qual a diferença entre escritura e certidão?
Diferentemente do registro, a escritura é feita em um Cartório de Notas. Já o registro é realizado pelo Cartório de Registro de Imóveis que abranja a área da cidade de localização do bem. Perceba, então, que é importante se informar a respeito de qual desses órgãos responde pelo imóvel desejado para economizar tempo.
O que é a certidão vintenária?
Certidão Vintenária e Trintenária
A certidão vintenária ou trintenária tem por objetivo o acompanhamento da trajetória de um determinado imóvel ao longo dos anos. Para a certidão Vintenária, o período abrangido refere-se aos últimos vinte anos ininterruptos do histórico do imóvel.
Como faço para tirar o RGI de um imóvel?
Para dar entrada no processo de solicitação de um RGI imóvel, é preciso ter em mãos a escritura do bem e os documentos pessoais, como RG, CPF e Certidão de Casamento (caso haja). O pedido deve ser feito em um Cartório de Registro de Imóveis, localizado na mesma cidade da propriedade.
Quais são as certidões negativas para compra de imóvel?
- Certidão da Justiça Federal.
- Certidão de Ações Trabalhistas.
- Certidão de Ações Cíveis e Executivos Fiscais.
- Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais.
- Certidão dos Cartórios de Protestos.
- Certidão Atualizada da Matrícula do Imóvel.
O que pesquisar antes de comprar um imóvel?
Estado geral do imóvel
Um dos principais pontos a serem observados na compra de um imóvel usado é o estado geral dele, ou seja, como estão as estruturas internas e externas da casa ou apartamento. Essa análise é essencial, por exemplo, para você avaliar se há necessidade de uma reforma e orçar o valor dela.
Como saber se um imóvel está regular?
Regularização Imobiliária Como saber se meu imóvel está regular ? Através de uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) é possível emitir o histórico da Edificação. É este documento que comprova a situação da edificação e diz se ele está regular ou irregular.
Para que serve a certidão vintenária do imóvel?
A certidão vintenária da matrícula do imóvel serve para checar todos os registros relativos ao imóvel ao longo de vinte anos.
Qual o valor de uma certidão vintenária?
Fazer a certidão vintenária tem valor que pode variar de acordo com a cidade em que você deseja solicitar. Nos cartórios de São Paulo, por exemplo, o preço fica em torno de R$ 54,33.
Qual a diferença entre Certidão Vintenária e inteiro teor?
A Certidão Quinzenária (15 anos)/Vintenária (20 anos)/ Trintenária (30 anos) ? Certidão inteiro teor com todos os atos praticados (registros, averbações etc) no período solicitado.
O que é Certidão de escritura de imóvel?
A certidão de escritura nada mais é do que a cópia fiel de um documento emitido pelo cartório, contendo as informações anotadas no livro do cartório em que a escritura foi registrada.
Quais certidões para escritura?
Certidões negativas de ônus e ações; Certidão do cadastro no Município, valor venal e certidão negativa de débitos municipais do imóvel; no caso de condomínios, é necessário apresentar uma declaração, assinada pelo síndico e autenticada, afirmando não haver débitos pendentes e também a ata de eleição do síndico.
O que é registrar a escritura?
A escritura do imóvel é uma declaração pública que registra a transferência do bem, ou seja, é um documento fundamental para assegurar a compra de uma casa, de um apartamento ou terreno. O cartório de notas é o responsável por emitir e por validar as firmas dos signatários do acordo.
Qual o valor gasto com documentação na compra de um imóvel financiado?
Em média 5% do valor da operação.
Qual o valor da documentação de um imóvel novo?
Os custos com a documentação do imóvel normalmente variam entre 4% e 8% do valor do imóvel. Veja os custos adicionais. Na compra de um imóvel o comprador precisa desembolsar uma boa quantia com custos adicionais em despesas com impostos, documentos e serviços que oficializam a compra.
Qual o valor da taxa de escritura?
Escritura e registro do imóvel
O registro propriamente dito costuma apresentar o valor mais alto entre as taxas do cartório. Em média, o documento custa 1% do valor venal do imóvel, portanto, se a propriedade valer R$ 200 mil, por exemplo, você pagará em torno de R$ 2 mil para a taxa de registro.
Qual o valor da taxa de registro de imóvel no cartório?
Registro: A taxa de registro é cobrada diretamente pelo Cartório de Registro de Imóveis e também pode variar de acordo com as leis de cada estado. Em média, custa aproximadamente 1% do valor venal do imóvel. Portanto, para um imóvel com valor de R$ 300 mil, você deverá pagar em média 3 mil reais pela taxa de registro.
Como consultar matrícula de imóvel pela internet grátis?
acesse o site da Central das Certidões; clique em “pedir certidão”; preencha os dados solicitados, informando o tipo de documento desejado (neste caso, a matrícula de imóvel atualizada);
O que torna um imóvel irregular?
Ou seja, se você possui um imóvel com área total construída diferente do que consta na matrícula do seu imóvel, então ele está irregular. Se for um valor menor, você poderá ter problemas com o seu futuro comprador. Afinal, esse fato pode desvalorizar o negócio, ou até mesmo fazê-lo desistir da compra.
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