Quais são os distúrbios da fala?

Perguntado por: Margarida Miriam Abreu Machado Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (54 avaliações)

Classificação e tipos de distúrbios de linguagem
  • 1 – Disartria: ...
  • 2 – Disglossia: ...
  • 3 – Disfemia. ...
  • 4 – Afasias. ...
  • 5 – Dislexia. ...
  • 6 – Distúrbio Específico da Linguagem (DEL) ...
  • 7 – TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. ...
  • 8 – Discalculia.

O que são distúrbios da fala?

Distúrbio da Fala (ou Articulatórios)

Dificuldades relativas à aquisição dos sons ou fonemas da língua, caracterizada pela ocorrência de omissões, trocas ou distorções dos sons que compõem as palavras.

Que doença prejudica a fala?

Pode ocorrer por:
  • Medicamentos, como os sedativos e narcóticos;
  • Acidentes: uma lesão cerebral traumática pode causar disartria;
  • Tumores no cérebro;
  • Doenças neurodegenerativas, como por exemplo a doença de Parkinson, doença de Alzheimer, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, entre outras;

Quais os distúrbios mais comuns relacionados a linguagem?

Tratam-se de dificuldades que podem ser contornadas com acompanhamento adequado, direcionado às condições de cada caso. A dislexia, a disgrafia e disortografia são alguns dos distúrbios de linguagem mais freqüentes.

Quais são os principais distúrbios da linguagem e escrita?

São elas: compreensão, vocabulário, princípio alfabético e consciência fonológica.

DISTÚRBIOS DE FALA E LINGUAGEM (Afasias, Disartria, Dislexia, Disfonia)

23 questões relacionadas encontradas

O que é Distúrbio Específico de Linguagem?

Segundo a literatura, o distúrbio específico de linguagem (DEL) é caracterizado por importantes prejuízos, que se configuram como atrasos e alterações persistentes na aquisição da linguagem, na ausência de patologia que desencadeie tal atraso ou alteração1.

Qual parte do cérebro afeta a fala?

Pessoas podem ter graves problemas na articulação da fala sem ser afásicas. Para ser considerada afásica, a pessoa tem de apresentar um distúrbio no sistema nervoso central, mais especificamente na região do córtex, conhecida como centro cortical da palavra falada.

Qual o nome da doença que enrola a língua?

Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.

O que pode provocar a perda da fala?

A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras. Esse transtorno de linguagem pode alterar a fala, a compreensão, a leitura e a escrita e assim comprometer a comunicação do indivíduo em diversos graus.

Qual lado do AVC afeta a fala?

Quando uma pessoa é ferida no lado esquerdo do cérebro, onde o centro de línguas está localizado (que se refletirá no lado direito do corpo), pode sentir a sua fala afectada e as competências linguísticas diminuídas (afasia). Afasia é um distúrbio de linguagem com prejuízo para a comunicação e compreensão auditiva.

Como recuperar a fala?

Para pessoas com comprometimento mais grave, uma abordagem de estímulos (repetir palavras para a pessoa) e a abordagem de estímulo programado (falar palavras e apresentar objetos que podem ser tocados ou vistos) ajudam a recuperar a capacidade de usar a linguagem.

Qual a diferença entre disartria e afasia?

A afasia é diferente dos distúrbios de desenvolvimento da linguagem e da disfunção das vias motoras e músculos que produzem a fala (disartria).

O que acontece quando a pessoa enrola a língua?

O problema pode ser causado por má higiene, tabagismo, infecções e reação adversa a alguns medicamentos. Seu tratamento é simples, sendo necessário apenas focar na higiene bucal, suspender o uso de tabaco e consultar um médico para substituir medicamentos, caso essa seja a causa.

O que pode ser língua enrolando?

Ansiedade e estresse

Algumas pessoas que sofrem de estresse e ansiedade podem sentir um ligeiro formigamento na língua, que pode gerar mais ansiedade e pânico. Outros sintomas característicos são medo constante, dor de barriga, tontura, insônia, boca seca ou tensão muscular, por exemplo.

Quais são os primeiros sintomas do câncer na língua?

Equipe Oncoguia
  • Ferida na boca que não cicatriza.
  • Dor na boca que não desaparece.
  • Caroço ou inchaço na bochecha.
  • Mancha branca ou vermelha nas gengivas, língua, amígdalas ou mucosa da boca.
  • Ferida na garganta ou sensação de ter algo preso na garganta.
  • Dificuldade para mastigar ou engolir.

Qual lobo é responsável pela fala?

O lobo frontal está associado à atividade motora, articulação da fala, pensamento e planejamento – responsável por cognição e memória.

Qual parte do cérebro é responsável pela escrita?

Antes da pesquisa, havia consenso entre os pesquisadores sobre onde ficava a Área de Wernicke, local onde o discurso falado ou escrito é interpretadodentro do córtex cerebral. A região recebeu este nome em homenagem ao cientista alemão Karl Wernicke, responsável por desvendá-la no século 19.

Como funciona a fala no cérebro?

De acordo com alguns estudos, as palavras são percebidas através de um centro especializado de recepção de palavras (área de Wernicke) que está localizado na junção temporoparietal esquerda. Essa região junto com o córtex frontal também são responsáveis pelo compreensão das palavras e articulação de frases.

Como saber se meu filho tem TDL?

Crianças com TDL podem apresentar sinais como:
  • Atraso significativo da fala, em comparação com outros indivíduos do mesmo grupo;
  • Dificuldade em encontrar palavras para colocar em uma frase;
  • Fala imatura para a idade;
  • Dificuldade em compreender ou lembrar o que foi falado;

Como saber se meu filho tem del?

“Para diagnosticar o distúrbio é utilizado um critério de exclusão de outros quadros, como deficiência auditiva e intelectual e autismo. A criança com DEL tem um desempenho em comunicação abaixo do esperado para sua idade. Ela brinca e interage, mas a linguagem não acompanha essa evolução” diz a professora.

Como tratar o TDL?

O apoio pode fazer a diferença

O apoio dos pais e a assistência de profissionais, incluindo fonoaudiólogos e professores, pode fazer uma grande diferença na vida das crianças com TDL. É importante que o TDL seja identificado para que a criança possa receber o suporte adequado.

Quais os sinais de alerta do AVC?

Quais são os principais sintomas?
  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

Quais os sintomas de um AVC silencioso?

De acordo com Guardia, um dos sintomas típicos do começo de um AVC é a dificuldade do paciente em se comunicar, apresentando fala enrolada ou, às vezes, desconexa, sem compreensão. Há também a presença de fraqueza de um lado do corpo (braço e perna), alteração de visão e desvio da rima (boca torta).

Qual a diferença de afasia e disfasia?

Apesar do termo afasia significar estritamente uma completa ausência de linguagem, consagrou-se o seu uso no lugar da palavra mais correta, “disfasia”, para se designar qualquer transtorno, incluindo os discretos, do uso simbólico das palavras.

O que se entende sobre afasia?

A palavra afasia deriva do grego (A = não, ausência,) (FASIA = falar) apesar do radical de ausência, as afasias são disfunções dos componentes da linguagem e não ausência da fala.

Artigo anterior
Quais os tipos de processos existentes em uma empresa?
Artigo seguinte
O que é impacto ambiental positivo e negativo?