Quais são os dispositivos de segurança?

Perguntado por: Camila Magalhães de Torres  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (67 avaliações)

São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).

Quais são dispositivos de segurança?

Dispositivos de segurança são aparelhos responsáveis pela interrupção da corrente elétrica, caso a intensidade dessa corrente seja maior que a suportada pelo aparelho. A consequência dessa intervenção preserva os outros elementos que constituem o circuito.

O que são os dispositivos de proteção elétrica?

É um aparelho projetado para desarmar o circuito em que está instalado ao detectar calor atípico indicando corrente excedente. Dessa forma ele evita as sobrecargas e curtos-circuitos em uma instalação elétrica.

Qual é a função dos dispositivos de segurança?

Na prática, eles possuem uma função muito específica e extremamente importante: proteger as pessoas. Dessa forma, são desenvolvidos para que, no caso de uma diferença de corrente na instalação, caracterizando uma fuga de corrente, eles possam desarmar-se automaticamente, conferindo segurança a seus clientes.

Como os dispositivos DR são classificados?

Os tipos de interruptores diferenciais residuais de alta e baixa sensibilidade (30mA – proteção de pessoas / 300mA – incêndios) existentes no mercado são o bipolar e o tetrapolar.

Steck Explica | Dispositivos de Proteção: Quais são?

29 questões relacionadas encontradas

O que a norma fala sobre DR?

De acordo com a Norma Brasileira NBR 5410, é obrigatório o uso de Dispositivo de Proteção a Corrente Diferencial-Residual (DR) nas instalações elétricas. Este dispositivo deve ser instalado nos seguintes circuitos: Que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira.

Como funciona o dr?

Dispositivo DR: Como Funciona? O dispositivo DR monitora a corrente elétrica de um circuito e quando há uma fuga dessa corrente, ele age rapidamente (em torno de 7ms ou 0,007s) para seccionar o circuito. Mas como ele monitora a corrente elétrica? Ele realiza esse monitoramento usando basicamente uma bobina elétrica!

Qual é a função dos dispositivos de proteção contra sobrecarga?

Sua função é proteger fios/cabos e equipamentos elétricos contra sobrecorrentes. ... O primeiro efeito indesejado é a sobrecarga, ou seja, a presença de uma corrente elétrica em parâmetros superiores ao ideal suportado pelos cabos e equipamentos.

Quais são os dispositivos de segurança no trabalho?

E assim os classifica:
  • Comandos elétricos.
  • Dispositivos de intertravamento.
  • Sensores de segurança.
  • Válvulas e blocos de segurança.
  • Dispositivos mecânicos.
  • Dispositivos de validação.

Qual a serventia de dispositivos de segurança em máquinas e equipamentos?

Os dispositivos de segurança, associados ou não às proteções (veja mais no próximo tópico) são encarregados de reduzir os riscos de acidentes e de outros agravos à saúde.

Para que servem os dispositivos de proteção elétrica Cite exemplos?

Os dispositivos de proteção têm como função essencial proteger os equipamentos contra curtos-circuitos e/ou sobrecargas. Nas situações de curto-circuito, os dispositivos de segurança deverão interromper a passagem de corrente elétrica, minimizando os efeitos térmicos e mecânicos que pode ocasionar nos equipamentos.

Quais são os dispositivos de proteção utilizados em comandos elétricos?

Dispositivos de proteção
  • Fusíveis.
  • Relés térmico.
  • Disjuntores motores.
  • Botoneiras.
  • Contator.
  • Sinalizadores.

O que é um dispositivo de controle?

Os dispositivos de controle são produtos feitos com tecnologia e controle de qualidade; São fabricados com materiais resistentes e com alta durabilidade; Apresentam custos acessíveis; Os dispositivos de controle mantêm a qualidade e controle de peças estampadas e injetadas durante sua fabricação e montagem.

Quais os principais dispositivos de proteção dos ocupantes dos veículos?

Dispositivos de segurança dos veículos
  • Cinto de segurança. Os cintos de segurança são obrigatórios, no Brasil, para veículos como automóveis, ônibus, aviões, vans, tratores, entre outros.
  • Airbags. ...
  • ABS. ...
  • Capacetes. ...
  • Encostos para cabeças. ...
  • Conheça outros dispositivos exigidos pelo CTB.

Quais os dispositivos presentes no circuito elétrico?

Elementos dos circuitos elétricos
  • Resistores.
  • Geradores.
  • Fusíveis.
  • Capacitores.
  • Exemplos de circuitos.
  • Receptores.
  • Ligação em série.
  • Ligação em paralelo.

Quais os tipos de circuito existentes?

Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto. No circuito em série existem trechos que funcionam de forma independente. No circuito em paralelo, os caminhos funcionam de forma dependente.

São considerados dispositivos de segurança conforme o disposto na nr-12?

12.5 Sistemas de segurança. 12.5.1 As zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados, que resguardem proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores.

Quais são as cores adotadas para os dispositivos nr-12?

b) amarelo: componentes mecânicos de retenção, gaiolas de escadas e sistemas de proteção contra quedas; c) azul: comunicação de paralisação e bloqueio de segurança para manutenção. e) peso da máquina ou equipamento. 12.124.

Qual a sequência de funcionamento dos sistemas de segurança?

O principio de funcionamento dos sistemas de segurança iniciam na detecção, utilizando-se os diversos tipos de sensores pela máquina, estes sensores são conectados a dispositivos de avaliação, que podem ser relés de segurança, PLC de segurança ou a própria rede industrial Safety bus com seus dispositivos e a atuação, ...

Qual é a função de um resistor?

Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. Os resistores são geralmente feitos a partir de materiais dielétricos, de grande resistência elétrica.

Qual a função de um disjuntor termomagnético?

O disjuntor termomagnético é um dispositivo responsável por monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo o fluxo de energia sempre que identificar um pico que ultrapasse o considerado adequado.

Quando o dr desarma?

Se o DR desarmar mesmo sem nenhum aparelho ligado na tomada, isso significa que a fuga de corrente é na instalação elétrica. Neste caso vai ser necessário inspecionar o circuito.

Onde deve usar o dr?

De acordo com o item 5.1.3.2.2 da norma NBR 5410, o dispositivo DR é obrigatório desde 1997 nos seguintes casos:
  1. Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira.
  2. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas externas à edificação.

Quando devo usar disjuntor DR?

Principais Aplicações do disjuntor DR
  1. Circuitos que possui pontos de utilização em locais que contenham chuveiros, banheiras, torneiras, etc;
  2. Circuitos que contemplem tomadas em áreas externas;
  3. Circuitos que tenham tomadas internas porém que possam alimentar aparelhos na área externa;

Qual a corrente do dr?

Portanto, o dispositivo serve para evitar que alguma pessoa sofra um choque elétrico, garantindo a segurança da instalação elétrica. Em vários casos o dispositivo DR é limitado a uma fuga de carga máxima de 30 miliamperes. Portanto, tal corrente pode ser suportada por um ser humano sem maiores danos ao corpo.

Artigo anterior
O que é tempo de duração?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre produtor e produtor executivo?