Quais são os direitos de pais e filhos em uma filiação socioafetiva?

Perguntado por: Vítor Enzo de Figueiredo  |  Última atualização: 23. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)

Quais são os direitos de pais e filhos em uma filiação socioafetiva? O reconhecimento do parentesco socioafetivo produz os mesmos efeitos, pessoais e patrimoniais, do parentesco biológico, tanto para os pais, quanto para os filhos.

Quais são os direitos de um filho socioafetivo?

Como assegurar os direitos na filiação socioafetiva?
  • Reconhecimento socioafetivo extrajudicial.
  • Reconhecimento socioafetivo judicial.
  • Como se comprova o vínculo socioafetivo?
  • Igualdade de tratamento no convívio familiar e social.
  • Direitos em caso de divórcio.
  • Direito a pensão alimentícia.
  • Direito à herança.

Como funciona a lei socioafetiva?

Afinal, o que é Filiação Socioafetiva? A Filiação Socioafetiva está entre os reconhecimentos jurídicos da maternidade ou paternidade através do afeto. Dessa forma, o direito permite que um pai ou mãe reconheça a criança como filho independente do seu vínculo de sangue.

Quais os deveres do pai socioafetivo?

O pai socioafetivo deve demonstrar amor, carinho e cuidado, ajudando o filho a se desenvolver emocionalmente e construir uma relação de confiança. Outro dever importante é participar ativamente da vida da criança.

Qual a lei da pensão socioafetiva?

1.593 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), para vedar a filiação socioafetiva em algumas hipóteses de “filhos de criação” e de “enteados” e para dispor sobre a sua impugnação pelo filho capaz. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art.

[DIREITO DE FAMÍLIA] Reconhecimento de filiação socioafetiva

35 questões relacionadas encontradas

Sou obrigado a pagar pensão socioafetiva?

Se o namorado estabeleceu uma conexão afetiva e assumiu um papel de pai na vida da criança, ele pode ser legalmente obrigado a contribuir financeiramente para seu sustento, independentemente da ausência de laços biológicos.

Pode cobrar pensão de pai socioafetivo?

Apesar de diversas discussões acerca do tema, há sim a possibilidade de que o pai socioafetivo precise pagar a pensão. Isso porque, como já falamos, o nosso sistema jurídico muito leva em consideração os laços de afeto construído entre os envolvidos.

Tem como tirar o nome do pai socioafetivo?

Sim, pode! O pai socioafetivo ingressa com pedido de adoção da criança e a destituição do poder familiar do pai biológico, com base no artigo 45, e § 1º, do Estatuto da Criança e Adolescente.

Quem paga pensão socioafetiva?

Se para isso for necessário pensão alimentícia, o pai socioafetivo deve pagar a pensão alimentícia. Portanto, sim, o pai socioafetivo paga pensão alimentícia.

Quanto tempo para pagar pensão socioafetiva?

Paternidade socioafetiva: homem terá que pagar pensão mesmo após teste de DNA negativo. A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP decidiu, em dezembro de 2020, manter o pagamento de pensão alimentícia mesmo após exame de DNA confirmar que o homem não é pai biológico da criança.

Como provar que sou filho socioafetivo?

13 – apresentar provas de que a existência do vínculo afetivo da paternidade ou maternidade socioafetiva é estável, tais como: apontamento escolar como responsável ou representante do aluno; inscrição do pretenso filho em plano de saúde ou em órgão de previdência; registro oficial de que residem na mesma unidade ...

Como evitar pensão socioafetiva?

  1. Não registre a criança antes de realizar um exame de DNA; ...
  2. Não assuma o sustento dessa criança; ...
  3. Não banque o Salvador; ...
  4. Não chame seu enteado de filho, nem permita que ele te chame de pai; ...
  5. Incentive que a criança conviva e reconheça o pai biológico como único pai; ...
  6. Mantenha relações amigáveis com o pai dos seus enteados;

Como comprovar pensão socioafetiva?

Para iniciar a solicitação do reconhecimento, os interessados devem procurar o Cartório de Registro Civil mais próximo, munido com o documento de identidade com foto e certidão de nascimento da pessoa a ser reconhecida. Vale ressaltar que o pai socioafetivo precisa, obrigatoriamente, ser maior de 18 anos.

Como fica a certidão de nascimento após o reconhecimento de paternidade socioafetiva?

Uma vez averbada a inclusão do pai socioafetivo, poderá ser expedida nova certidão de nascimento, já com o novo sobrenome do reconhecido, bem como a presença do nome do novo pai no campo "FILIAÇÃO".

O que é pensão afetiva?

Indo direto ao ponto: pensão socioafetiva é como se chama a obrigação de fornecer sustento a alguém com quem você tem uma relação de afeto e convivência, mas que não é seu filho biológico ou adotivo.

Qual a diferença entre adoção e filiação socioafetiva?

Diferença entre Paternidade Socioafetiva e Adoção

A adoção rompe os laços biológicos que o filho possui com a família biológica, restando apenas os novos laços da filiação adotiva. Enquanto na paternidade socioafetiva não há rompimento desses vínculos, ou seja, os pais biológicos continuam sendo pais perante à justiça.

Quais os requisitos para filiação socioafetiva?

Desta maneira, após a edição do referido provimento, é possível que a filiação socioafetiva seja reconhecida diretamente no cartório, sem que seja afastada a filiação biológica, desde que haja anuência dos pais biológicos e do filho maior de 12 anos, quando for o caso.

Como registrar filho socioafetivo?

Para fazer o reconhecimento da paternidade/maternidade socioafetiva no cartório, é necessário que o filho tenha mais de 12 anos (impedir à adoção fraudulenta) e o pretenso pai/mãe seja pelo menos dezesseis anos mais velho. Caso a diferença seja menor que 16 anos, o pedido deverá ocorrer por via judicial.

Quem tem direito a paternidade socioafetiva?

Caso a criança tenha pai biológico, inclusive presente e participativo, não há impedimento para o reconhecimento da paternidade socioafetiva. Nestes casos, o filho terá dois pais na certidão. Importante ressaltar os direitos e deveres conquistados nesta relação.

Como fica o sobrenome do filho socioafetivo?

2) Posso acrescentar o sobrenome do meu pai/mãe socioafetivo? Sim, é possível incluir o sobrenome, mas não é possível excluir o sobrenome biológico, esse ato somente por via judicial.

Quantos pais socioafetivos uma criança pode ter?

Quando tiver um pai afetivo e outro biológico, é possível pedir o registro dos dois na identidade ou registro civil da criança. Isto porque a paternidade não é definida somente pelo ponto de vista biológico como mencionei, mas é necessário levar em conta também o seu aspecto social e afetivo.

Quanto custa para trocar o nome do pai na certidão?

Agora, basta apresentar o pedido diretamente a qualquer um dos 7.800 cartórios de registro civil do Brasil. É preciso ter pelo menos 18 anos e pagar uma taxa que, a depender do estado, varia de R$ 100 a R$ 400.

Pode acumular pensão socioafetiva?

É possível, sim a acumulação de duas ou mais pensões por morte em decorrência do falecimento do pai ou mãe biológicos e socioafetivos, diante da ausência de vedação legal expressa.

Qual o valor da pensão para duas crianças?

De acordo com a lei brasileira, a pensão é fixada em um percentual do salário do pai ou mãe responsável pelo pagamento, podendo variar de 30% a 50% do salário líquido. Ou seja, quem ganha 3 mil reais líquidos deverá pagar de 900 a 1500 reais aos seus filhos, dependendo do juiz e das necessidades das crianças.

É possível reconhecer a filiação socioafetiva em cartório?

63, editado em 14 de novembro de 2017, sobre Paternidade Socioafetiva. De acordo com a nova redação, regulamentada no Provimento n. 83/2019, será autorizado perante os cartórios o reconhecimento voluntário da paternidade ou da maternidade socioafetiva de pessoas acima de 12 anos.

Artigo anterior
Quanto tempo demora o resultado de uma biopsia?
Artigo seguinte
Como tirar o privado do instagram?