Quais são os determinantes em epidemiologia?

Perguntado por: Cátia Miriam Garcia Figueiredo Jesus  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (37 avaliações)

Exemplo: idade, temperatura, peso, estatura, circunferência da cintura, índice de massa corporal (IMC).

Quais os fatores determinantes da epidemiologia?

Geralmente a epidemiologia se debruça na história natural da doença, o nome dado ao conjunto de processos interativos de uma tríade de fatores: hospedeiro, o agente e ambiente. Para muitas doenças é importante adicionar um quarto fator.

O que são determinantes Epidemiologicos?

Determinantes são todos os fatores físicos, biológicos, sociais, culturais e comportamentais que influenciam a saúde. Condições relacionadas à saúde incluem doenças, causas de mortalidade, hábitos de vida (como tabagismo, dieta, atividades físicas, etc.), provisão e uso de serviços de saúde e de medicamentos.

Quais são os determinantes da saúde?

De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.

Quais são os conceitos da epidemiologia?

EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.

Determinantes Sociais De Saúde - Epidemiologia

44 questões relacionadas encontradas

Qual o conceito de epidemiologia e como se aplica?

O que é Epidemiologia:

Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde. É a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva.

Quais são os três principais objetivos da epidemiologia?

estabelecer medidas preventivas; auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.

Qual a importância dos determinantes sociais da saúde?

Os determinantes sociais da saúde permitem que se identifique os fatores externos que influenciam de maneira negativa na qualidade de vida das pessoas. Eles ajudam na criação de medidas globais para redução da desigualdade.

Quais os indicadores de saúde você analisou?

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

São considerados determinantes sociais de saúde exceto?

São considerados Determinantes Sociais da Saúde-DSS, EXCETO:

ambiente de trabalho. educação. desemprego.

O que são os determinantes sociais?

Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

O que é determinante é condicionante?

os determinantes e os condicionantes de saúde, conceituados como as condições em que as pessoas vivem e trabalham, ou como as características dentro das quais a vida transcorre, são o foco de atuação da Vigilância” (Minas Gerais, 2013. Secretaria Estadual de Saúde.

Quais são os três eixos da epidemiologia?

Avançando no tempo, as bases históricas para a formação da epidemiologia moderna são basicamente três eixos: a clínica, a estatística e a medicina social.

Quais os princípios básicos da epidemiologia?

A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde (como doenças, seus determinantes e o uso de serviços de saúde) não se distribuem ao acaso entre as pessoas.

Quais são os princípios básicos da epidemiologia?

São as ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, devendo-se constituir em espaço de articulação de conhecimentos e técnicas.

O que são indicadores de saúde e qual sua importância?

Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Através deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências.

Qual pode ser considerado o principal indicador na área da saúde?

Indicadores de mortalidade

Um dos mais conhecidos, o indicador de mortalidade, possibilita acompanhar o número de óbitos em determinada região, acompanhando também seus perfis, e descobrindo as principais causas de morte.

Quais são os indicadores mais utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população?

Mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenças transmissíveis são os mais utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população.

Quais as intervenções sobre os determinantes sociais da saúde?

As intervenções sobre os determinantes sociais da saúde

O modelo de Dahlgren e Whitehead e o de Diderichsen permitem identificar pontos para intervenções de políticas, no sentido de minimizar os diferenciais de DSS originados pela posição social dos indivíduos e grupos.

Qual a importância dos determinantes e do perfil epidemiológico para as autoridades sanitárias quais são as suas contribuições?

No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população. ... É assim que se constrói um ramo epidemiológico denominado por alguns estudiosos como epidemiologia social.

Quanto as determinantes sociais da saúde assinale a alternativa incorreta?

A alternativa correta é a letra E. A letra A apresenta incoerências pois os Determinantes não estão somente ligados ao setor de saúde, englobam também setores diversos como sociais, educacionais e até mesmo conceitos dos setores culturais.

Quais são os três tipos de medidas de prevalência?

Existem três tipos de medidas de prevalência:
  • Prevalência pontual ou instantânea: Frequência de casos existentes em um dado instante no tempo (ex.: em determinado dia, como primeiro dia ou último dia do ano).
  • Prevalência de período: Frequência de casos existentes em um período de tempo (ex.: durante um ano).

Qual o objetivo dos estudos epidemiológicos?

Uma definição singela da Epidemiologia (entre as inúmeras existentes) apresentada por Rouquayrol (1993) - "ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas ...

Quais são os objetivos da vigilância epidemiológica?

O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores ...

Quais são as aplicações da epidemiologia?

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Artigo anterior
Como saber se sua mãe é tóxica?
Artigo seguinte
Como faço para o despertador tocar quando meu celular ficar no silencioso?