Quais são os dados que constam em um prontuário?

Perguntado por: Hugo Abreu Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

É obrigatório ao médico o registro de todos os atos assistenciais em prontuário, constando os dados de identificação do paciente, anamnese, exame físico, resultados de exames, hipóteses diagnósticas, diagnóstico(s) definitivo(s), tratamento realizado, evolução diária, procedimentos realizados.

O que deve conter no prontuário?

O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...

Como preencher um prontuário de um paciente?

São eles: identificação do paciente: nome completo, data de nascimento (dia, mês e ano com quatro dígitos), gênero, naturalidade, endereço completo (nome da via pública, número, complemento, bairro/distrito/município, estado e CEP) e nome da mãe.

O que não pode ter no prontuário do paciente?

O que não deve ser feito no Prontuário
  • Escrever à lápis.
  • Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
  • Deixar folhas em branco.
  • Fazer anotações que não se referem à paciente.

Quais são os tipos de prontuários?

Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.

PRONTUÁRIO DO PACIENTE - Tudo que você profissional de saúde precisa saber!

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de prontuário eletrônico?

Existem 3 tipos de prontuários eletrônicos disponíveis para uso em serviços de saúde e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
  • 1 – Prontuário eletrônico com base de dados local. ...
  • 2 – Prontuário eletrônico híbrido. ...
  • 3 – Prontuário eletrônico em nuvem.

Quais os tipos de prontuários encontrados nas unidades hospitalares?

Quais os tipos de prontuário do paciente
  • Prontuário físico. O prontuário físico é o modelo tradicional, também conhecido como prontuário de papel. ...
  • Prontuário Eletrônico de Paciente. ...
  • 2.1 Prontuário Eletrônico do Cidadão.

Quais os critérios para se ter acesso ao prontuário do paciente?

Nos casos de solicitações judicial, policial ou de convênios médicos e companhias de seguro, o prontuário só pode ser fornecido mediante autorização do paciente ou responsável legal. Porém, em casos judiciais, convoca-se uma equipe de perícia médica que pode ter livre acesso aos documentos.

Pode rasurar prontuário?

O prontuário pertence ao médico e ao paciente, a utilização deste meio marcador pode rasurar o documento levando a risco de perda de histórico do paciente.

O que deve fazer P ter acesso ao prontuário do paciente?

Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.

Como preencher o prontuário do paciente?

Como fazer um prontuário corretamente
  1. Crie um prontuário para cada paciente. O prontuário consiste em um documento individual. ...
  2. Preencha os dados de identificação com o máximo de informações. ...
  3. Tenha esmero na realização da anamnese. ...
  4. Faça notas de evoluções diárias. ...
  5. Elabore o sumário de transferência.

Como escrever em um prontuário?

Seguem os tópicos:
  1. Deve-se encarar o prontuário como uma narrativa, ou seja, isso significa que ela deve ter início, meio e fim. ...
  2. Ao escrever as notas, na medida do possível, elas não devem ser sobrescritas, evite a rasura. ...
  3. Fique sempre atento às ambiguidades.

Como preencher a ficha de um paciente?

Na ficha de cadastro de pacientes é essencial ter preenchido as informações básicas como nome, telefone, endereço, e-mail, RG, CPF e planos de saúde. Isso facilitará os processos burocráticos, administrativos e financeiros da sua clínica ou hospital.

Qual o valor legal do prontuário do paciente?

O prontuário do paciente é um documento individualizado e sigiloso, amparado pelos preceitos éticos e legais, e os registros ali contidos são extremamente relevantes ao paciente e aos profissionais envolvidos nessa assistência.

Por que o prontuário não deve conter rasuras?

O documento, para ser admitido em juízo como elemento de prova, necessita de ter sua autenticidade reconhecida, estar datado e assinado. A ausência desses elementos demonstra má qualidade da assistência prestada ao paciente. Rasuras comprometem o valor legal.

Qual a importância do preenchimento correto do prontuário?

O prontuário é um suporte essencial para a prestação de cuidados de saúde, sendo protegido pelo sigilo médico. Quando preenchido de maneira completa e correta, esse documento simplifica a identificação de doenças, riscos no tratamento e a escolha da abordagem mais adequada a cada paciente.

Quem preenche o prontuário?

O preenchimento correto do documento pode ser um aliado do médico, seja na área administrativa (Conselho Regional de Medicina, Conselho Federal de Medicina e Comissão de Ética Médica) ou judicial (Tribunais).

Quem tem direito a ver o prontuário do paciente?

O médico ou a instituição de saúde não podem restringir o acesso do paciente (ou do representante legal) à cópia do seu prontuário médico. Essa norma está descrita no artigo 88 do Código de Ética Médica.

Quem pode ter acesso ao prontuário médico?

Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.

Quais os profissionais que deverão ter acesso a esse prontuário conforme legislação vigente?

Somente o paciente pode ter acesso a essa informação, ou em raras exceções de saúde pública e coletiva. No prontuário estão informações do paciente, mas também de terceiros, familiares e contactantes, que também estão sob a proteção do sigilo. médico: Art.

O que deve constar no prontuário do paciente CFM?

§ 1º O prontuário deve conter os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina.

O que é o prontuário eletrônico do paciente?

O prontuário eletrônico do paciente (conhecido como PEP) é uma ferramenta que moderniza o acesso às informações e histórico de saúde de um paciente. Ele tem como base a definição do Conselho Federal de Medicina sobre prontuário, que o define como um documento com todos os dados clínicos de uma pessoa.

O que é prontuário manual?

O prontuário de papel fica armazenado em um arquivo físico, segmentado e categorizado de forma manual. No dia do atendimento ao paciente, é preciso que alguém se dirija até o arquivo, resgate o documento, disponibilize-o para o médico e, após a consulta, devolva-o ao local correto.

Qual prontuário eletrônico escolher?

Essas opções são os módulos. Logo, o melhor prontuário eletrônico é aquele modular e em tela única. Dessa forma, você garante que os profissionais médicos de sua clínica terão todas as informações em apenas uma tela. A seleção de módulos por especialidade facilita a utilização do prontuário.

Qual a diferença entre o prontuário de papel e o eletrônico?

Validade Jurídica – O uso prontuário de papel apresenta valor documental e pode ser utilizado como prova jurídica. Vale ressaltar, no entanto, que o prontuário eletrônico, ao contrário do que muitos possam pensar, possui características muito similares ao convencional no que diz respeito aos aspectos legais.

Artigo anterior
Qual foi o primeiro estado brasileiro a ser descoberto?
Artigo seguinte
Como medir resistência tensão e corrente em um circuito elétrico?