Quais são os cuidados de enfermagem no puerpério?

Perguntado por: Afonso Simão Andrade Mota Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (63 avaliações)

ATENÇÃO NO PUERPÉRIO
Orientar e apoiar a família para a amamentação; Orientar os cuidados básicos com recém-nascido; • Avaliar interação da mãe e do bebê; • Identificar situações de risco ou intercorrências; • Orientar o planejamento familiar.

Quais são os cuidados com a puérpera?

Durante todo o período de puerpério é fundamental beber bastante água, manter a dieta balanceada e tomar o polivitamínico recomendado pelo médico (normalmente o mesmo da gravidez), pois além de ajudar na recuperação do parto, é importante para adequada produção de leite e evitar problemas na amamentação, uma vez que ...

Quais os cuidados de enfermagem na amamentação?

É importante que o profissional de enfermagem estabeleça uma “parceria de confiança” com a mãe, isto é, aumentar sua auto-estima e assim a confiança no ato de amamentar, levando-a, finalmente, a se tornar independente no cuidado do bebê. Cabe a equipe de Saúde incentivar e promover a amamentação ainda na sala de parto.

Quais são as técnicas de amamentação?

A técnica de amamentação é composta pela pega e a posição:
  • Pega adequada: Queixo do RN deve tocar a mama. Boca bem aberta. Lábio inferior evertido. Aréola mais visível acima da boca do RN.
  • Posição adequada: O corpo do RN deve estar próximo ao da mãe. RN bem apoiado. Tronco e cabeça do RN alinhados.

O que devo saber sobre amamentação?

A orientação do Ministério da Saúde é que o bebê mame exclusivamente no peito até os seis meses de idade e continue sendo amamentado após a introdução de novos alimentos até dois anos ou mais. Portanto, não existe limite para o tempo de amamentação.

Cuidados no puerpério

31 questões relacionadas encontradas

O que uma puérpera não pode fazer?

Parto normal - Exercícios pesados, como corridas, são proibidos nos primeiros 45 dias, porque o esforço pode atrapalhar o processo de recuperação. Caminhadas leves, de 20 a 30 minutos, podem ser feitas após o primeiro mês. Esse tempo é variável e depende do condicionamento físico da mulher antes de engravidar.

O que não dizer à uma puérpera?

11) “E quanto a mim?” Quando for visitar uma puérpera, concentre-se em como pode ajudá-la a se recuperar do parto ou mesmo com os cuidados com o bebê. Não transmita a ela suas necessidades pessoais ou angústias – neste momento. 12) “Quando você vai ter outro bebê?”

O que não se deve fazer no resguardo?

– Evite ao máximo levantar ou carregar peso. Este lembrete vai principalmente se você, como eu, já tem um filho mais velho quando o novo chegou. – Dirigir: é preciso esperar 30 dias para voltar a dirigir, pois é possível que prejudique a cicatriz da cesárea ou do períneo em caso de laceração ou episiotomia.

Quais são os sintomas de quebra de resguardo?

A quebra do resguardo pode causar uma infecção vaginal, causando intensa dor, corrimento e sangramento vaginal, que é uma situação que precisa de atendimento médico e uso de medicamentos apropriados.

Como namorar no resguardo?

É comum o sangramento pós-parto durar algumas semanas e nem sempre, com isso, o casal se anima a ter relações. Se a mulher estiver bem fisicamente, com vontade, nada a impede de iniciar as tentativas, lembrando que sexo não é só penetração. Beijos, carinhos e masturbação também fazem parte.

Pode agachar no resguardo?

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

O que dizer à uma mãe no Puerperio?

5 dicas para ajudar uma mãe no puerpério
  • 1 – Não force a visita. ...
  • 2 – Ajude com a alimentação da puérpera. ...
  • 3 – Se faça presente, mesmo que virtualmente. ...
  • 4 – Evite dar palpites ou fazer comentários que podem ser negativos. ...
  • 5 – Se ofereça para lavar e passar roupas ou limpar a casa.

O que não se pode dizer a uma mãe?

10 coisas que você não deve falar para uma mãe de primeira viagem
  1. Se pegar muito no colo o bebê vai ficar mal acostumado! ...
  2. Oferece só um pouquinho “disso”, para a criança não passar vontade! ...
  3. O meu bebê já fazia várias coisas com essa idade… ...
  4. Cuidado!

O que dizer para um recém-nascido?

Frases para recém-nascido que vão encher o seu coração de amor e carinho
  1. Meu bebê, eu te amo muito. ...
  2. Bebê, você é um pedacinho do papai e da mamãe que nasceu para iluminar o mundo e completar a nossa família. ...
  3. Meu doce bebê, tão pequenino e delicado, a sua chegada me encheu de ternura e amor incondicional.

Porque não pode cozinhar no resguardo?

Evite frituras, refrigerantes, doces e alimentos muito condimentados, pois eles podem causar gases no bebê, trazendo cólicas fortíssimas e muito choro.

Como acolher uma mãe?

Como acolher uma mãe
  1. Menos julgamento e mais solidariedade.
  2. Chame-a para um programa que seja possível dentro da realidade dela.
  3. Escute.
  4. Demonstre empatia e valorize o papel dela enquanto mãe , reconhecendo as dificuldades mas valorizando as conquistas dela e seu próprio crescimento pessoal .

Quem está de resguardo pode passar roupa?

– limpar a casa: vale considerar até contratar alguém uma vez por semana pra fazer uma boa limpeza na casa (se você já não tem quem faça) durante as primeiras semanas de vida do seu bebê. – lavar roupa: bebê recém-nascido e começo de amamentação podem gerar muita roupa pra lavar. Mas esta função não tem que ser sua.

É possível engravidar com 20 dias de resguardo?

É possível engravidar durante o resguardo, embora seja raro. O resguardo é o período que compreende os 40 dias após o parto.

O que acontece se eu ter relação no resguardo?

Após o nascimento do bebê, a mulher passa por um período chamado resguardo, de 40 a 60 dias, em que a relação sexual não é recomendada. O principal motivo é para que o útero possa se recuperar completamente. Após esse intervalo importante para a saúde da mulher, o casal pode começar a pensar em retomar à vida sexual.

Quais são as chances de engravidar no resguardo?

De acordo com os médicos, mulheres que amamentam somente no peito durante os 40 dias têm chance quase nula de engravidar. Isso porque o útero ainda não está preparado para uma gestação, e os hormônios estão desregulados, o que impede a ovulação. Mas se a chance é "quase" nula, o risco ainda existe.

Quanto tempo depois do resguardo posso engravidar?

As possibilidades de ovulação durante as primeiras 6 semanas depois do parto geralmente são muito baixas, mas não são impossíveis. Pouco depois da hemorragia pós-parto cessar e se a mãe não está amamentando exclusivamente, ela pode retomar a ovulação por volta das 10 semanas após a parto.

O que acontece quando se quebra o resguardo?

A quantidade e o equilíbrio das hormonas pode provocar secura vaginal o que pode causar dor e desconforto na penetração; Pode precisar de mais tempo para se sentir confortável com o seu corpo; Pode sentir-se assoberbada com os cuidados ao bebé e o sexo não estar no topo da sua lista de prioridades.

Quantos dias tem que esperar para fazer sexo depois de uma cesária?

Em caso de cesárea, é preciso esperar ela cicatrizar para voltar a fazer sexo? Sim. E esse tempo gira em torno de 30 a 40 dias. A restrição é necessária porque existe o risco, apesar de raro, de o corte infeccionar.

Como apoiar uma mãe?

Apoiar uma mãe é, antes de tudo, saber ouvir

Apoio é, antes de mais nada, ouvir. Observar. Entender. E depois, só depois, se manifestar adequadamente.

Como ajudar uma recém mãe?

Confira quais são elas a seguir e mostre para seus amigos e parentes:
  1. Traga comida. ...
  2. Cuide do bebê para que a mãe possa tomar banho. ...
  3. Traga leite, pão ou outras compras. ...
  4. Ouça sem julgar. ...
  5. Lave a louça. ...
  6. Ajude a mãe se ela tiver outros filhos. ...
  7. Traga fraldas. ...
  8. Não fique muito tempo.

Artigo anterior
Como limpar moedas antigas com bicarbonato?
Artigo seguinte
Onde está a Calculadora no Windows?