Quais são os critérios para a concessão da gratuidade processual em favor de uma pessoa jurídica?

Perguntado por: António David de Lopes  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 5/5 (30 avaliações)

Tal entendimento foi sumulado pelo STJ, na Súmula 481, a qual dispõe que: "Faz jus ao benefício da justiça gratuita a pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos que demonstrar sua impossibilidade de arcar com os encargos processuais." Apesar do referido dispositivo, as custas processuais continuam sendo obrigatórias.

Quais são os requisitos para a concessão da gratuidade?

O deferimento da gratuidade de justiça exige que o interessado demonstre efetivamente a alegada condição de hipossuficiência financeira que o impede de arcar com as despesas do processo sem o comprometimento da manutenção de patrimônio mínimo.

Como comprovar justiça gratuita pessoa jurídica?

Assim, seria mais diligente e prudente não somente a juntada de extratos atuais, mas também a declaração de imposto de renda, documentos contábeis como balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício, demonstrativo de mutação do patrimônio líquido, comprovação de despesas habituais etc.

Como funciona a concessão dos benefícios da justiça gratuita no CPC?

98 do Novo CPC. Ainda que a pessoa seja beneficiária da gratuidade da justiça, ela será responsável pelas despesas processuais e pelos honorários advocatícios decorrentes de sua sucumbência. Ou seja, caso a parte beneficiada seja vencida, deverá arcar com as despesas e os honorários.

Quem tem direito à justiça gratuita 2021?

Portanto, em 2021, para receber a Justiça gratuita é necessário receber salário de até R$ 2.573,42. A Lei 13.467 também prevê que é necessário que o cidadão comprove que não possui recursos para o pagamento das custas do processo.

Teoria Geral do Processo: Gratuidade da justiça no novo CPC

15 questões relacionadas encontradas

Como funciona o pedido de justiça gratuita?

Gratuidade de Justiça: Benefício concedido, por decisão judicial, à parte que comprove não ter recursos financeiros para custear o processo; Isenta apenas o pagamento de custas e despesas processuais, descritos em lei; Não garante advogado gratuito; Previsão Legal: Artigos 98 a 102 do Código de processo Civil.

O que diz a lei 1.060 50?

Estabelece normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Os poderes públicos federal e estadual concederão assistência judiciária aos necessitados nos têrmos da presente Lei.

É incabível a concessão do benefício da justiça gratuita a pessoas jurídicas?

Nos termos da jurisprudência desta Corte, a concessão do benefício de gratuidade da justiça a pessoa jurídica somente é possível quando comprovada a precariedade de sua situação financeira, inexistindo, em seu favor, presunção de insuficiência de recursos (CPC/2015, art. 99, § 3º).

Que recebe o benefício da justiça gratuita?

A gratuidade da justiça isenta o beneficiário de diversas despesas processuais, todas elas relacionadas nos vários incisos do § 1°, do art. 98, incluindo custas iniciais, as despesas com citações (por cartas, oficial de justiça ou mesmo editalícia), as despesas e emolumentos cartorários e honorários periciais.

Como comprovar o pedido de justiça gratuita?

Como falamos anteriormente, a pessoa interessada em entrar com a declaração de hipossuficiência para ter acesso gratuito à justiça não precisa, necessariamente, estar na linha da pobreza. Basta comprovar que os gastos com a sua subsistência não permitem que a mesma possa arcar com os custos da disputa judicial.

Quem pode requerer gratuidade da justiça?

Hoje, o art. 98 do CPC/15 assim estatui: “a pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei”.

O que precisa para tirar atestado de pobreza?

Para obter este benefício, basta o interessado efetuar o pedido, sendo costume juntar-se a declaração no processo. A declaração pode ser feita por pessoa física ou jurídica. O benefício encontra respaldo no inciso LXXIV do art. 5º da Constituição Federal e nos artigos 98 a 102 do Código de Processo Civil.

Quando pode ser feito o pedido de justiça gratuita?

De acordo com a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, o pedido de concessão do benefício da justiça gratuita pode ser feito pela parte a qualquer momento ou grau de jurisdição.

Quem paga o processo na justiça gratuita?

O caput do artigo 790-B estabelece que "a responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita".

O que é concedida a assistência judiciária gratuita?

Indica que um juiz ou uma juíza concedeu Assistência Judiciária Gratuita a uma das partes do processo.

O que quer dizer defiro os benefícios da justiça gratuita?

Defiro em parte os pedidos.... JUSTIÇA GRATUITA Diante da declaração do autor de não estar em condições de arcar com as custas do processo sem prejuízo do próprio sustento e familiar (fl. ... Deferida a justiça gratuita ao reclamante.

Qual a orientação jurisprudencial do STJ sobre garantia de acesso à justiça e gratuidade da justiça?

Segundo a jurisprudência do STJ, o benefício da assistência judiciária gratuita depende de expresso pedido da parte, sendo vedada sua concessão de ofício pelo juiz.

É preciso pedir justiça gratuita no Juizado Especial?

Hoje não há custas para ações de primeira instância nos juizados especiais federais. Só existe cobrança em caso de recurso. Os juizados especiais estaduais têm um limite de valor mais baixo, de 40 salários mínimos (R$ 44 mil), e também são gratuitos para processos em primeira instância.

Como requerer justiça gratuita no novo CPC?

De acordo com o Artigo 99, “caput” do Novo CPC, o pedido de justiça gratuita deverá ser feito na primeira petição a ser interposta no feito, ou seja, na petição inicial, contestação e, em caso de terceiros, na petição de ingresso ou ainda em recurso.

É o que diz o artigo 2º da Lei 1.060 50?

Lei nº 1.060 de 05 de Fevereiro de 1950

Estabelece normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados. Art. 2º. Gozarão dos benefícios desta Lei os nacionais ou estrangeiros residentes no país, que necessitarem recorrer à Justiça penal, civil, militar ou do trabalho.

Deve o juiz indeferir a gratuidade de justiça daquele que seja assistido por advogado particular Justifique sua resposta?

ADVOGADO PARTICULAR - "A assistência do requerente por advogado particular não impede a concessão de gratuidade da justiça" (Art. 99, § 4º, do CPC/2015).

Será preferido para a defesa da causa o advogado que o interessado indicar e que declare aceitar o encargo?

Será preferido para a defesa da causa o advogado que o interessado indicar e que declare aceitar o encargo. Art. 8º. Ocorrendo as circunstâncias mencionadas no artigo anterior, poderá o juiz, ex-offício, decretar a revogação dos benefícios, ouvida a parte interessada dentro de quarenta e oito horas improrrogáveis.

Quando o juiz poderá deferir a gratuidade judiciária?

O juiz pode deferir ou conceder o pedido da gratuidade judiciária por ocasião da petição inicial do autor ou da contestação ou defesa do réu ou na petição para ingresso de terceiro no processo ou em recurso.

Como faço pra conseguir um atestado de pobreza?

O , cartório de Entrância localizado no bairro do da cidade de - realiza serviços cartorários com atestado de pobreza para certidao de nascimento.
  1. Saiba o que faz cada tipo de cartório e suas atribuições. ...
  2. Casamento no cartório civil: Veja quanto custa e os procedimentos.

Como fazer atestado de pobreza para tirar RG?

Eu, ________________________________________, portador do RG nº______________________, inscrito no Cadastro de Pessoa Física sob nº ______________________, residente e domiciliado na _______________________________________________________ _______________________________________________________, declaro, sob as penas da ...

Artigo anterior
Qual a diferença entre o Onix LT e Joy?
Artigo seguinte
Quanto o Brasil investe em energia solar?