Quais são os crimes que dependem de representação?

Perguntado por: Martinho Francisco Moreira Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (71 avaliações)

São exemplos de crimes dos quais se requer Ação Penal Pública Condicionada por representação: Perigo de contágio venéreo (art. 130, CP), ameaça (art. 147, CP), violação de correspondência comercial (art. 152, CP), divulgação de segredo (art.

Quais os crimes que necessitam de Queixa-crime?

Segundo o Código Penal, existem diversos exemplos de crimes que se encaixam no perfil da ação penal privada, tais como: calúnia, difamação, injúria, violação de direito autoral, introdução ou abandono de animais em propriedade alheia, dentre outros.

Quais são os crimes de ação penal pública incondicionada?

No processo penal temos algumas espécies de ação penal, são elas: ação penal pública incondicionada à representação.
...
Isso ocorre nos casos de crimes de ação penal pública incondicionada, considerados graves como, por exemplo:
  • Homicídio;
  • violência doméstica;
  • estupro;
  • roubo;
  • furto;
  • estelionato;
  • entre outros.

Quem pode representar o ofendido?

Representação do ofendido ou de seu representante legal. ... 39 do CPP: O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.

O que é a representação no direito penal?

A representação criminal é o meio cabível, para que seja instaurado o devido inquérito policial ou denúncia pelo Ministério Público, nos casos de crimes de ação penal pública condicionada à representação.

Denúncia, queixa, representação e ação penal!

41 questões relacionadas encontradas

O que é a representação?

A representação é a manifestação de vontade do ofendido ou do seu representante legal no sentido de autorizar o desencadeamento da persecução penal em juízo. Desta feita, deve ser tratada como direito penal material e portanto sujeito aos postulados clássicos da anterioridade e da reserva legal.

Qual a diferença entre queixa e representação?

Em resumo, a representação criminal é uma condição para que o Ministério Público exerça a ação penal, enquanto a queixa-crime é o exercício direto do direito de ação penal pela vítima.

Quem pode oferecer a representação?

A pessoa jurídica pode oferecer representação. Nesse caso, ela deve ser feita por meio da pessoa indicada no respectivo contrato social ou por seus diretores e sócios-gerentes. A representação poderá ser dirigida ao juiz, ao representante do Ministério Público e à autoridade policial.

Como se dá a representação da vítima?

Ilustremos como geralmente isso ocorre na prática: a vítima se dirige até a delegacia, registra o boletim de ocorrência e já nesse ato manifesta sua vontade de representar contra o suposto autor do delito. Aquele que é apontado como autor do fato é chamado para que dê a sua versão na delegacia.

Quem pode representar menor?

A representação e assistência dos filhos menores será preferencialmente realizada pelos pais, nos termos do artigo 1.690 do Código Civil.

O que é um crime de ação pública incondicionada?

1. Incondicionada é a iniciada mediante denúncia do Ministério Público nas infrações penais que interferem diretamente no interesse público. É a regra no processo penal. Portanto, independe de representação ou requisição.

Como saber se ação penal é pública incondicionada?

100 do Código Penal. Fala-se em ação penal pública incondicionada quando o seu exercício não se subordina a qualquer requisito, ou seja, não está sujeita manifestação de vontade de qualquer pessoa, nem mesmo da vítima.

Quem tem legitimidade para propor ação penal pública incondicionada?

É bem verdade que a ação penal de iniciativa pública incondicionada deve ser proposta por um órgão oficial do Estado, que, nesse caso, é o Ministério Público, pois cabe ao Estado o jus puniendi e o jus persequendi. Tal é o princípio da oficialidade.

Quem apresenta Queixa-crime?

Queixa-crime é o equivalente à denúncia oferecida pelo Ministério Público, só que utilizada apenas por particular, nos casos em que o interesse da vítima prepondera sobre o interesse público.

Qual a natureza da Queixa-crime?

Natureza jurídica: é causa extintiva da punibilidade (CP, art. 107, V). A renúncia não depende do consentimento da outra parte, é unilateral. Momento: só cabe renúncia antes da queixa ou antes da representação.

Quais são os tipos de ação penal?

Processo Penal: Classificação das Ações Penais
  • Ação Penal Pública Incondicionada. ...
  • Ação Penal Pública Condicionada. ...
  • Ação Penal Pública “subsidiária da Pública” ...
  • Ação Penal Privada Personalíssima. ...
  • Ação penal privada exclusivamente privada. ...
  • Ação penal privada subsidiária da pública. ...
  • Injúria real mediante vias de fato.

Como é feita a representação?

A representação é disciplinada no art. 39 do Código de Processo Penal, segundo o qual trata-se de um direito que “poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial”.

Como fazer uma representação?

Preferencialmente a representação deve descrever um único fato, ou fatos que tenham relação direta entre si. Fraude na compra de pneus e a existência de funcionários fantasmas, por exemplo, são fatos distintos, que devem ser investigados separadamente e não devem ser expostos na mesma representação.

Como representar lesão corporal?

O crime de lesão corporal não faz nenhuma menção em seu texto, logo, trata-se de ação penal pública incondicionada. A lei 9.099/95 com seu artigo 88 explica que em ações de lesão corporal leve e lesão corporal culposa a ação penal será pública condicionada à representação.

O que significa representar alguém?

Significado de Representar

Demonstrar numa conversa ou por escrito: representar uma teoria, religião. Ser procurador ou representante de: os deputados representam o povo. Ser embaixador, diplomata de: o senhor representa bem seu país.

O que significa representar na delegacia?

A representação se trata de uma condição para que o Ministério Público possa exercer o intento da ação penal. Assim, é necessário que haja a manifestação de vontade da vítima no sentido de ver o suposto autor do fato processado criminalmente.

O que acontece depois de representar um BO?

25 do Código de Processo Penal determina que a representação é irretratável, depois de oferecida a denúncia. Assim, após o oferecimento da denúncia, ainda que antes de seu recebimento pelo Juiz, não é possível a retratação.

O que acontece quando uma pessoa faz um BO para outra pessoa?

É o Auto de Prisão em Flagrante ou o Inquérito policial, iniciados pelo boletim de ocorrência, que vai para a apreciação do Ministério Público, que formará a sua “opinio delict” sobre os fatos e decidirá se o “comunicado” do B.O será denunciado ou não pela prática de crime.

O que é representação no Código Civil?

Constitui verdadeira legitimação para agir por conta de outrem, que nasce da lei ou do contrato. Os direitos podem ser adquiridos por ato do próprio interessado ou por intermédio de outrem.

O que quer dizer representado?

substantivo masculino Aquele que recebeu de outra pessoa uma autorização para a representar legalmente. Etimologia (origem da palavra representado).

Artigo anterior
Quais são os instrumentos de controle judicial?
Artigo seguinte
Como ouvir a gravação de uma ligação?